Jump to content
Arquitectura.pt


Isolamento acústico


SHNOVA

Recommended Posts

Olá. Habito numa vivenda em Lisboa perto de cafés. Tenho a porta de casa e a janela do quarto virados para esses cafés. O barulho é muito de pessoas a rirem, conversarem, cantarem, partirem garrafas, etc até muito tarde. Tanto a porta como a janela são de madeira e mal isoladas tanto termica como acusticamente. O meu pedido de ajuda vem no sentido de me informarem qual o melhor material isolante (aluminio ou PVC ou outro) para substituir a janela e porta. Com essa substituição consigo uma redução de 70% do barulho? A casa tem um sótão. Neste tanto o tecto como o chão estão parcialmente forrados com tábuas de madeira? Com que material posso isolar o mesmo para eliminar possível ruído oriundo do tecto? Agradeço resposta pois o desespero é muito. Há muito tempo que não sei o que é ter uma noite descansada. Obrigada.:p

Link to comment
Share on other sites

Olá boa noite. Material isolante para substituir uma janela e uma porta? Tem piada, eu não sou nenhum expert na matéria, só estou no primeiro ano de arquitectura. Repare numa coisa, ao vedar uma janela e uma porta com um material diferente, nunca vai vedar toda a area limitada da sua casa. Repare: as paredes podem não ser feitas de um material que faça com que o barulho exterior não passe para dentro. Ao vedar uma porta e uma janela certamente que o barulho vai sempre existir. Axo que é de conhecimento geral que onde há cafés, discotecas, bares, etc etc, que quizer ir morar lá perto vai certamente ouvir barulhos, do outro lado do rio tambem tenho uma discoteca, e não seria por mudar a porta ou a janela que o barulho ao fim de semana não iria entrar...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde. Muito obrigado pela sua resposta. Apreciei o facto de ter achado piada. Se não se considera expert na matéria por se encontrar no 1º ano de Arquitectura eu sou obrigado a “estudar” acústica para encontrar respostas e desta forma poder ter a liberdade de todos os dias descansar (não só ao fim de semana). O barulho surgiu depois de morar cá há muitos anos. Não foi propriamente uma escolha vir morar ao pé de cafés.
Tenho plena consciência que a mudança de uma janela e porta não me vão resolver a questão totalmente, são apenas parte da solução. E, neste momento, era de facto ajuda nessa matéria que procurava. Com certeza concorda comigo que um vidro simples isola muito menos do que um vidro duplo. Uma caixilharia em PVC isolará muito mais do que uma em madeira. Procura portanto, em termos de caixilharia e vidro as melhores opções no mercado.
A restante parte da solução poderá passar por revestir as paredes interiores e expostas ao barulho com lã de rocha e pladur.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

boa noite,
Muito provavelmente a principal contribuição para o seu mal estar deve-se ao deficitário isolamento da porta e janelas pelo que esta deverá ser a sua primeira intervenção. A segunda fase passará pelo reforço do isolamento do tecto e a 3ª e última se pretender ir um pouco mais à frente passará pelo isolamento das paredes. Em termos gerais, pelo que refere 70% da contribuição deverá surgir pelas janelas.
Poderá consultar o nosso site e esclarecer algumas dúvidas:
http://www.acustekpro.com/?link=55

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.