Jump to content
Arquitectura.pt


Obrigatoriedade de projecto para monta-pratos


Lichado

Recommended Posts

Tenho estado a tratar da instalação de um restaurante, que vai levar um monta-pratos. A câmara está a exigir projecto de instalações electro-mecânicas, de acordo com a alínea h) do nº 5 do artº 11 da Portaria 232/08. Ora, o cliente diz que o sr. dos elevadores lhe disse que os monta-cargas e monta-pratos não precisa. Alguém sabe qual a legislação que incide sobre isso? É que o DL 320/02 só se refere à obrigatoriedade de manutenção.

Link to comment
Share on other sites

Lichado, em vez de se procurar uma guerra perdida com a câmara, talvez seja melhor o cliente dizer ao forneceder do equipamento o seguinte:

"Você tem toda a razão, mas a câmara quer um projecto e se quiser que eu lhe compre o equipamento, resolva-me o problema. Se não, ficamos amigos, com sempre, mas eu vou procurar alguém que me desenrasque."

Talvez, assim, ele resolva o assunto mais depressa.

Quanto à questão desses equipamentos constarem do projecto eu entendo que a câmara municipal tem razão. Não está em causa o licenciamento da componente electromecânica (segurança face às acções estáticas e dinâmicas, resistência, potência dos motores, instalções electricas, etc, etc), pois isso, quase que aposto, já está salvaguardada à anteriori para ser possível a comercialização do equipamento, mas sim a compatibilização deste com a arquitectura.

Se eventualmente quiseres seguir a via do legalismo, talvez seja melhor contactares uma associação regional dos inspectores de elevadores, pode ser que te possam ajudar. Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta. Não é uma questão de ir contra a câmara. Eu alertei o cliente para a necessidade do projecto. O cliente disse-me que o instalador lhe referiu que isso não seria necessário, pelo que tentei pesquisar se isso teria algum fundamento. Também lhe pedi que questionasse o instalador sobre esse assunto, estou à espera.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.