Jump to content
Arquitectura.pt


Maquete a 1/50 - pormenores?


RM7

Recommended Posts

Boas, Tenho uma questão em relação às maquetes a 1/50. Estou no 1º ano é é-nos pedido uma maquete a 1/50, o problema é que esta não é igual a uma a 1/100, pois conseguimos ver coisas que a 1/100 não está visível. A minha dúvida é que pormenores são esses, pois o trabalho é abstracto, definido por conjuntos de planos e não tem nada que seja mais pormenorizado... Agradeço a quem me conseguir tirar essa dúvida.

Link to comment
Share on other sites

.. se é abstrato.. quais pormenores.!? O professor quer a mequete 1/50.. porque, permite outra manipulação e estudo do objecto/ espaços criados... é fazer planos, recortes, jogar com os volumes (espaço), a luz/ sombra, cheios/ vazios, etc...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

.. se é abstrato.. quais pormenores.!?
O professor quer a mequete 1/50.. porque, permite outra manipulação e estudo do objecto/ espaços criados...
é fazer planos, recortes, jogar com os volumes (espaço), a luz/ sombra, cheios/ vazios, etc...


São palavras do professor... O que disse foi que o objectivo de fazermos a 1/50 não é fazer igual a 1/100 em ponto maior, o problema é que não sei o que mais se pode fazer de diferente numa maquete deste estilo.:p
Link to comment
Share on other sites

... depende do objecto?!
Para já que me lembre á haver mais cuidado na apressentação geral da maquete ... Mas a maquete é de estudo.. ou é de apresentação?


É de apresentação final do primeiro semestre. Mas quanto ao cuidado eu tenho sempre, seja em que escala for. O problema se calhar passa na grossura das paredes, visto que um cartão com 2/3mm de espessura equivale a uma parede de 10/15cm na realidade...
Link to comment
Share on other sites

LOL, a lenga lenga ouve-se todos os anos, pelos profs. Não entres em stress, fácil, quando referem que não querem igual á 1/100 como é óbvio é para aprimorares a expressão corporal do objecto em causa. Não vais fazer uma escadas iguais ou com a mesma expressão alías, que a escala 1/100. As variações de espessuras de paredes como já o referis-te, tb devem obedecer a essa transição. O terreno em volta...vários elementos que bem expressos podem enriquecer o projecto. Este aviso anual, por parte deles, serve para determinadas tendências em "aldrabar" as maquetes...não é para meteres corrimão, nem nada disso...Mas se tiveres planos de vidro e diferença de material, á escala 1/50 costuma ser bem explicito.

Link to comment
Share on other sites

LOL, a lenga lenga ouve-se todos os anos, pelos profs. Não entres em stress, fácil, quando referem que não querem igual á 1/100 como é óbvio é para aprimorares a expressão corporal do objecto em causa. Não vais fazer uma escadas iguais ou com a mesma expressão alías, que a escala 1/100. As variações de espessuras de paredes como já o referis-te, tb devem obedecer a essa transição. O terreno em volta...vários elementos que bem expressos podem enriquecer o projecto.
Este aviso anual, por parte deles, serve para determinadas tendências em "aldrabar" as maquetes...não é para meteres corrimão, nem nada disso...Mas se tiveres planos de vidro e diferença de material, á escala 1/50 costuma ser bem explicito.


Pois é mesmo isso...:p

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela ajuda. :p

Para não estar a abrir novo tópico sobre uma pequena questão, vou colocar aqui se não for problema...

Imaginando que tenho uma planta assim:

Imagem colocada

Quero fazer os alçados da estrutura. A minha dúvida é: imaginando que estou a fazer o alçado a partir do traço cá em baixo no sentido da seta, ou seja, o que está virado para Norte... Esse alçado chama-se "Alçado Norte" ou "Alçado Sul"?

Sei que pode parecer um bocadinho parva a pergunta, mas não sei se é o ponto para onde estamos a ver ou o ponto onde estamos (neste caso, Sul).

Cumps.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Já venho um pouco tarde para opinar em relação à escala 1/50 ou 1/100, mas penso que será útil para futuras maquetes. Além da espessura das paredes existe também a expressão do material e a sua textura que à escala 1.50 já deve ser mais cuidada (ou mais pensada). Uma placa de esferovite à escala 1.100 tem um aspecto completamente diferente se for aplicada na escala 1.50. Outro aspecto que acho importante é, por exemplo, a forma como uma parede encontra outra, ou seja, o próprio exercício de montagem da maquete tem de refletir que uma parede é contínua e nunca "remendada" ou "acrescentada" porque entretanto houve uma perpendicular e deu mais jeito nas colagens. Nesta escala, por já serem peças muito maiores, o sistema de encaixe dá um aspecto mais "limpinho" e implica uma maior reflecção no corte de cada peça. E tudo isso faz parte do projectar.

Link to comment
Share on other sites

Só para dizer que os pontos cardeais estão errados. Este é onde está o Oeste e vice-versa. E sim, o alçado é sul. Normalmente maquetas 1/50 ou 1/20, faço para se ver algo diferente, como por exemplo um corte, ou seja, trata-se de uma maqueta de um pedaço do edifício/espaço que explica algum pormenor, como se tratasse de um corte construtivo tridimensional. Não sei se estando no 1º ano, com um projecto abstracto, se será esse o objectivo. Mas seguiria o que diz a kaz, basicamente na 1/50 consegues diferenciar uma série de coisas que não consegues a 1/100.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.