Jump to content
Arquitectura.pt


Honorários


Luis Fonseca

Recommended Posts

Olá a todos. Tenho ainda pouca experiência e não sei bem como hei-de lidar com a situação ou como se procede normalmente nestas situações. Vou tentar ser breve. Ainda quando era estudante comecei a colaborar numa empresa que não tinha nada a ver com arquitectura, no entanto, entrei para ajudar o arquitecto que também lá trabalhava na execução do projecto para as novas instalações da empresa, ganhava 4€/h. O projecto encontrava-se em fase final na CM mas devido a alguns problemas com o próprio projecto acabou por caducar, entretanto a administração da empresa achou por bem esperar até que tudo estabilizasse e o arquitecto responsável abandonou o projecto e foi trabalhar para o estrangeiro. Fui contactado recentemente pela administração que me convidou a regressar ao projecto e assumir a sua responsabilidade, proceder às alterações exigidas pela câmara e avançar com o projecto para obra. Se do ponto de vista legal já me informei junto da OA como deveria proceder legalmente e deontologicamente, as minhas dúvidas residem na questão dos honorários. Tendo em conta que os honorários na empresa são pagos à hora, sendo arquitecto junior é suposto receber mais por ter uma responsabilidade acrescida de estar à frente de um projecto? Quais são os honorários que se adequam mais? Pensei em 15/20 €/h já que o trabalho é feito na empresa e não tenho custos com telefone, impressões, software, etc. Não sei, peço-vos a vossa ajuda. Obrigado Luís

Link to comment
Share on other sites

Esse trabalho.. não pode ser feito à hora (recibos verdes).. se está a utilizar os meios da empresa.. terá de haver um contrato de trabalho. apesar de não ser trabalho subordinado... Faça umas contas às suas hora de trabalho previsiveis x preço que acha justo, e apresente uma proposta global para o trabalho. Talvez possa considerar o mínimo de 10€/hora + IVA, tendo em conta que é novato... não se esqueça que existe sempre a "bandeirada"(valor base mínimo para tomar o trabalho e a responsabilidade), também deve ser tido em conta qual a complexidade do Projecto. O que foi feito e o que falta fazer e/ ou compatibilizar com especialidades e por força da nova legislação... é que pagar a 15/20€/ hora.. voçê pode, bem estar uma semana, só a estudar o enquadramento da coisa... e anida tem os desenhos para fazer, as peças escritas, etc... acoordenação das especialidades... Boa sorte.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

As minhas duvidas eram sobre essa "bandeirada", em vez de pedir um grande montante logo ao inicio estava a pensar em diluído no meu valor/hora, daí os valores que falei. Considerei 10 €/h (trabalho efectivo) + 5 €/h (responsabilidade sobre o projecto), dadas a dificuldades óbvias que vou encontrar por não ter experiência tenho consciência de que os valores mensais poderiam passar o razoável. Mas considerando que pediria 10€/h e que recebesse a "bandeirada" quais são os valores que normalmente se pratica? É que são 2 pavilhões industriais com cerca de de 10.000 m2 de implantação, temo que não vai ser pêra doce. Muito obrigado pela ajuda

Link to comment
Share on other sites

É para fazer de raiz. Os projectos estão todos aprovados e só falta mesmo fazer pequenas alterações exigidas pela Câmara para a empresa ter a licença de construção. Penso que o meu trabalho seria essencialmente, corrigir esses erros e omissões, desenvolver um pouco mais o projecto de execução e algumas alterações ao projecto de arquitectura, fazer toda a preparação para obra (aqui já com a assistência de um director de obra contratado pela empresa) e os etc's todos que vão aparecer.

Link to comment
Share on other sites

estas situações são dificeis de contabilizar... não consigo, com sinceridade dar-lhe um valor. Terá de estimar o nº de horas envolvido. especificar o que está ou não está incluido nesses honorários. Fazer um plano de pagamentos, consoante a actividade realizada... Tem de se salvaguardar a si e ao dono de obra, evitar mal entendidos e / ou abusos...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá caros participantes: Foi-me entregue um projecto para um pavilhão industrial num terreno de 3.904,35m2, e com area de construçao de 1.952m2. Já analisei sobre todas as fases de projecto a cumprir incluido o que pede a Camara, já entendi as fases de pagamento e as percentagens. A minha questão é relativamente à estimativa de custo da obra, qual o valor de construção que uso, uma vez que as moradias andam nos 650/800€/m2. Falo dum pavilhao em estrutura metálica, tratamento de arruamentos e arranjos exteriores, etc.... 200€/m2 só para o edificio é pouco? e arruamentos, arranjos exteriores, muros de vedaçao? Que preço usar? Parece-me que nao querem proj. de execuçao, pois o dono de obra é uma construtora, e assumem logo que orçamentam e constroiem sem ajuda da execuçao, apenas necessitam do licenciamento que segundo a Portaria 232/2008, tambem nao obriga à execuçao, apenas arquitectura e especialidades (embora permita usar a escala 1:50 (ou mais, claro), etc...) A questão é, devo fazer um "desconto" de 30% nos honorarios, por nao incluir execuçao? E já agora, considero um edificio de categoria II = 6,23% (manual de honorarios da formaçao O.A.)? Obrigada

Link to comment
Share on other sites

Dependendo da complexidade e exigência de projecto, poderás equacionar os seguintes valores: - Edificio (2000m2), entre os 250 a 350€/m2 - Arranjos exteriores, entre os 50 a 100€/m2 Quanto aos honorários... para um pavlilhão industrial, (coisa simples) se vais para 6,23%...( mesmo com desconto de 30%) vais perder o Projecto para outrem... por milhares de €€€€. O orçamento é apenas para projecto de arquitectura, ou também restantes especialidades?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Então o que é aconselhavél para estes honorários? Se me diz que posso perder o projecto...devo usar que percentagem? Ou o desconto tem de ser maior? As contas que eu já tinha feito, assim por alto e pelo que ensina o manual da O.A. (lol): 1952m2 x 200€/m2 = 390.400,00 (estimativa só do edificio) x 6.23% (categoria II) = 24.321,92 ; com desconto de 30% = 17.29025,35€ Está-me então a dizer que este valor de 17mil euros é um valor muito alto, só para arquitectura???? Devo fazer desconto de 50% = 12.160,96€ O engenheiro dará os seus orçamentos, das respectivas especialidades.

Link to comment
Share on other sites

eu não conheço o progrma a instalar para o pavilhão industrial?!? Afinal qual o uso que irá ser dado? é armazém, tem zonas administrativas.. terá local de venda ao público, será para instalação de industria pesada ou ligeira? qual. Não se esqueça da coordenação de projectos, é feita por si? (como diz que é jovem, arranje alguem da equipe de projecto com experiência que faça a coordenação e aprenda) Quanto aos honorários da engenharia... relativamente ao Projecto de estruturas, deveria considerar propor uma solução de concepção/ construção com o seu cliente.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Na verdade, ainda nao obtive o programa preliminar...estou à espera de me poder reunir com o cliente e perceber todos os objectivos. Estava preocupada com a questão dos honorários, porque certamente o cliente vai-me questionar...entendo que os valores dependem muito da complexidade do projecto. No entanto o proprio cliente é engenheiro e tem por detrás a construtora, e é ele que vai fazer as especialidades, ou seja, estaremos sempre em contacto quanto á compatibilização dos projectos, e sim, terá de haver uma soluçao concepçao/construçao. No atelier onde trabalho, ja faço a coordenação de projectos de moradias (embora sempre com o aval do Arquitecto), e tenho seguido outros projectos maiores com pessoas mais experientes, que por aqui vão passando. Já realizei, projectos execuçao de moradias e como assim tem de ser, coordenei todos os projectos de especialidades com o de arquitectura...posso dizer que o meu estagio e que no tempo que permaneço aqui, aprendi muita coisa, que nao imaginava na faculdade...no entanto, terei uma colega a ajudar-me neste processo. Muita agradecida pela sua ajuda. Um bem haja e boa páscoa

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Bom dia! aproveito o topico para colocar um questão dentro do mesmo tema. Fui convidado para a realização de "um" trabalho 3D... a ideia que tenho quanto aos honorarios é algo do tipo... 50€ pelo 3D e 5 imagens e 10€ por cada imagem extra. É claro q em função da complexidade\grandeza do trabalho os "50€" se irao ajustar... mas a duvida é quanto valem esses "50€"... qual o valor "base" por um trabalho 3D. Obrigado Cump.

Link to comment
Share on other sites

50€ parece-me muito pouco, mas isso depende do tipo de trabalho. Tem texturas (fotorealista?)? Tem iluminação diferenciada? Precisas de bibliotecas (são pagas, és tu que as fazes ou "sacas da "net"?)? Quando tempo demoras a processar cada Render? Tem muitos reflexos? etc. Tudo isso pode ser decisivo, mas mesmo no mais básico parece-me ser muito pouco.

Link to comment
Share on other sites

... portante se demorares um dia de trabaslho, 8 horas, isso dá 6,25€/ hora, a somar falta ter em conta os custos de software, hardware, electricidade, formação contínua...etc.
Sem ser fotorealista, penso que a bitola mínima deverá andar nos 150€ por trabalho de modelação.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!
aproveito o topico para colocar um questão dentro do mesmo tema.
Fui convidado para a realização de "um" trabalho 3D... a ideia que tenho quanto aos honorarios é algo do tipo... 50€ pelo 3D e 5 imagens e 10€ por cada imagem extra.

É claro q em função da complexidade\grandeza do trabalho os "50€" se irao ajustar... mas a duvida é quanto valem esses "50€"... qual o valor "base" por um trabalho 3D.

Obrigado

Cump.


????
talvez me tenha expresso de forma pouco clara... os "50" era um exemplo nada realista, não quis influenciar com o valor ali definido. De qq forma vejo q o meu valor base 150€ não será descabido.

obrigados!
Abraço
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.