Jump to content
Arquitectura.pt

Questões sobre Isolamento Acústico

srpinho

Recommended Posts

Boa tarde a todos e parabéns por este espaço de esclarecimento de dúvidas e partilha de informações. Adquiri um apartamento há alguns meses (quando não vivia ninguém no prédio), e na altura a construção parecia muito boa, pela aparência e pela fama do construtor. O isolamento térmico é óptimo e as janelas utilizadas são muito boas. O que sucede é que à medida que os vizinhos se instalaram começaram-se a ouvir alguns ruídos que não parecem ser normais. Gostaria que me dessem o vosso parecer. É normal ouvir o vizinho de cima a caminhar de tacão alto, mas é normal ouvi-lo a caminhar descalço? É normal ouvir o vizinho debaixo (sim, debaixo) a caminhar descalço? Como não tenho noção dos limites legais dos ruídos de percussão, gostaria que me esclarecessem se, cumpridos que estejam esses limites, é possível ouvir este tipo de ruídos. Estarei a exagerar ou não é nada normal? Poderei recorrer a alguma empresa de análise acústica e valer-me disso para "obrigar" o construtor a fazer obras nos apartamentos? Obrigado pela atenção.

Infelizmente não te posso ajudar pois não percebo muito de legislação... eu cá não acho normal. mas pronto... mas tenho impressão que esta questão não está na secção certa. é melhor pedires para mover o tópico (para "Legislação e Direito") a um moderador. :)

Boas. Comprei um apartamento mesmo ao pé da linha de comboio. O prédio é de 1937 mas foi restaurado e melhorado tendo sido colocados, entre outras, caixilharia de vidros duplos. Apesar do apartamento não abanar o certo é que quando algum comboio passa o ruído, mesmo com as janelas fechadas, é bastante elevado, sobrepondo-se, por exemplo, ao nível normal da televisão. Gostava de saber se vale a pena eu pensar em colocar mais uma janela (depois da persiana), fazendo uma caixa de ar maior, ou mesmo de procurar alguém profissional que possa aferir da real amortização que as janelas fazem do ruído ou se, tendo em conta a idade do prédio e da proximidade da linha de comboio (não mais de 15 metros) não há mesmo nada a fazer? Se possível poderiam-me indicar algumas empresas que se dediquem a estudos acústicos e à execução de melhorias? Obrigado

• 2 months later...

Boa noite,
No primeiro caso aconselho vivamente a realização de medições de isolamento através das empresas da área tais como a inacoustics ou sonometria, porque muito provavelmente o seu isolamento a sons de percussão não cumpre a legislação. Poderá consultar a mesma em http://www.acustekpro.com/?link=55.
No segundo caso é difícil estar a dizer-lhe o que fazer sem ver o local e perceber qual a contribuição de cada uma das partições para o mal estar geral. Poderá contactar a Acustek para agendar uma visita.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.