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Lisboa | Remodelação e ampliação da Escola Artística António Arroio | Francisco Aires Mateus Arqtos


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Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa

Dados Gerais

Lisboa
Parque Escolar EPE
Francisco Aires Mateus Arquitectos, Lda


Descrição

A remodelação e ampliação da Escola Artística António Arroio insere-se no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, sob a coordenação do Parque Escolar EPE.

O edifício escolar localiza-se no centro de Lisboa, com acesso principal a partir da Rua Coronel Ferreira do Amaral. Pode ser descrito como um edifício compacto, desenvolvendo-se em vários corpos interligados entre si, de diferentes alturas, cada uma das quais integrando um determinado número de pisos.

A fundação da escola remonta a 1919 leccionando na área artística, especializando-se na sua génese no ensino das artes industriais. Ao longo da sua existência, acompanhando o desenvolvimento artístico do Pais, a escola desenvolveu novas valências na área das artes plásticas, design de produto, comunicação audiovisual, design de comunicação e design de produto. Este alargamento de valências e criação de novos cursos, associado ao aumento significativo do número alunos impôs uma reestruturação profunda da escola existente, com um aumento de área de construção e uma reorganização dos espaços existentes.

Respondendo ao Programa Escolar, o Projecto prevê uma intervenção profunda do conjunto edificado existente, correspondente a uma reestruturação geral e ampliação dos edifícios existentes, construindo-se um novo piso sobre o Corpo Principal. Complementarmente propõem-se ainda a construção de três novos edifícios.

A diversidade funcional resultante da multiplicidade de valências de ensino pretendida, associada à dificuldade inerente de uma intervenção num conjunto edificado existente, pretendo-se em funcionamento ininterrupto mesmo durante a fase de construção, representou um desafio para as diversas engenharias, tendo-se procurado a implementação de sistemas e soluções construtivas simples, que garantam as exigências de funcionamento de um edifício escolar, economicamente viáveis e de manutenção simples.

O Projecto desenvolveu um estudo do comportamento sísmo-resistente das construções existentes, respeitando as prescrições definidas na normativa europeia (EC8), tendo-se verificado a necessidade de implementação de reforços estruturais de alguns elementos “chave”.


in
http://www.afaconsultores.pt/
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eu sei que nao.. mas vou esperar para ver, sou ex-aluno, e vivo perto, estarei la quando abrir ! de qq modo, este projecto ja teve o merito de conseguir criar uma situaçao espacial deliciosa ! os pavilhoes temporarios que garantem o funcionamento da escola, desenvolvem-se num declive e constituem uma bela imagem ! claro que para os alunos nao dev ser mt agradavel, mas para nos que gostamos de espacialidades e atmosferas, ali esta um belo exemplo !

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