Jump to content
Arquitectura.pt

arquitectura escolar

Recommended Posts

Oh iliquela85 se não sabes como começar a fazer a escola para que queres livros ? É que livros específicos como projectar uma escola penso que não há muitos, ou quase nenhuns. Eles não te vão explicar como podes começar a projectar! Se calhar devias comprar livros que falem sobre o que é arquitectura e como fazer um projecto. Havia uns livros publicados pela Universidade Lusíada, penso eu, que falam exactamente isso ... mas não me lembro bem... Boa Sorte.

Bruno rosa... deixe lá as perseguições ao membro iliquela85...

Não sei quais os requisitos para Moçambique... também dependerá do tipo de ensino pretendido para a Escola?
Creche
Ensino pré-escolar
Ensino Básico
Ensino Secundário
Ensino universitário
Antes de projectar o q quer q seja tem de elaborar um Programa para o edificio ou conjunto de edificios.
O Programa terá em conta as necessidades de areas brutas e uteis consoante o tipo de progama escolhido, correlação entre espaços, previsão de custos.

iliquela85,Veja se arranja qq coisa por aqui:
http://www.google.pt/search?source=ig&hl=pt-PT&rlz=1G1GGLQ_PT-PTPT256&q=arquitectura+escolar&meta=lr%3D&aq=f&oq=

PS: O projecto é académico (no âmbito de alguma disciplina do ISPU) ou será para construir?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Muito obrigado pela ajuda sr. pedro é para um projecto da cadeira de Projecto II onde o enfoque são mais cálculos dai a minha dificuldade na projecção da escola . O complexo escolar tem que ser constituído por creche,ensino básico e secundário numa área de 3ha(150x200) uma das dificuldades que me deparo é como definir a correlacao entre os espaços, quanto ao programa não há problema já define. aceito sugestões e dicas

Esta projecto e para um semestre inteiro 1 a 2 meses para projectar e os restantes para calcular. ele quer uma concepção diferente para cada aluno e nos temos que começar do zero e sim os cálculos são estruturais. Na parte arquitectónica ele disse para nos investigarmos, parte estrutural não há problema já foi dada na cadeira de betão e estruturas

Sobre a concepção arquitectónica de estabelecimentos de educação e ensino, existem estes documentos:
- “Escola Básica Integrada – modelo de organização espacial”, ME -DGAE, Abril 1991;
- “Educação Pré-Escolar – programa preliminar de instalações”, ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Escolas para crianças dos 6 aos 10 anos – indicações para concepção e construção de instalações
para o ensino básico – 1º ciclo”, ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Ensino Secundário – edifício escolar – listagem e caracterização de espaços”, ME - DEGRE,
Outubro 1996;
- “Ensino Secundário. Curso Tecnológico de Animação Social – programa preliminar de instalações”,
ME - DEGRE, Agosto 1995;
- “Ensino Secundário. Curso Tecnológico de Administração – programa preliminar de instalações”,
ME - DEGRE, Julho 1996;
- “Centro de Recursos de Escola – referências de base para concepção, construção, apetrechamento”,
ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Bibliotecas Escolares – instalações e organização do espaço”, ME, Fevereiro 1998.
- “Programa de Referência para a Concepção e Projecto de Instalações Escolares para Educação Física e Desporto para os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário”,
de Fevereiro de 1996.

e este documento.. ver se ajuda:
http://www.cm-mirandela.pt/files/18/1830.pdf
e aqui:
http://www.sg.min-edu.pt/faq145.htm

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Esta projecto e para um semestre inteiro 1 a 2 meses para projectar e os restantes para calcular.
ele quer uma concepção diferente para cada aluno e nos temos que começar do zero e sim os cálculos são estruturais.
Na parte arquitectónica ele disse para nos investigarmos, parte estrutural não há problema já foi dada na cadeira de betão e estruturas

De facto qualquer coisa está mal no nosso reino da Dinamarca. Um curso de engenharia que obriga os alunos a perderem 2 meses a resolver problemas da área da arquitectura é bom, muito bom. Gostava era de saber qual o interesse disso...expliquem-me, pf.

Cada professor tem as suas exigências o que nos alunos temos que fazer é simplesmente cumprir com o programa, se venho aqui pedir ajuda é no meu interesse próprio porque não tenho preguiça em investigar, para o meu próprio beneficio porque quem sai a ganhar sou eu não o professor. e o meu muito obrigado ao Pedro barradas e todos que me tem ajudado acho que foi para este propósito que este site foi criado e não para prejudicar ou atrapalhar como alguns tem feito acho que é falta de coisa para fazer.

Cada professor tem as suas exigências o que nos alunos temos que fazer é simplesmente cumprir com o programa, se venho aqui pedir ajuda é no meu interesse próprio porque não tenho preguiça em investigar, para o meu próprio beneficio porque quem sai a ganhar sou eu não o professor. e o meu muito obrigado ao Pedro barradas e todos que me tem ajudado acho que foi para este propósito que este site foi criado e não para prejudicar ou atrapalhar como alguns tem feito acho que é falta de coisa para fazer.

1.- Isto é um espaço de entreajuda e ajuda quem quer, sabe e pode. Eu, relativamente à tua questão, porque não sou arquitecto, não o poderia fazer por muito que quisesse;

2.-Para além do espaço de ajuda também é um espaço de troca de opiniões e foi dentro deste quadro que se inseriu a minha anterior mensagem: dar a entender que é um perfeito disparate alunos de engenharia perderem o seu tempo a fazerem arquitectura, pois é algo de estranho ao núcleo da sua profissão (o que é muito diferente de conhecer e compreender arquitectura). Se isso seria uma absurdo no tempo de 73/73, mais absurdo o é agora que legalmente os engenheiros estão inabilitados a fazerem arquitectura.

3.- Obviamente que se te meteres a projectar a arquitectura dum espaço escolar te valorizarás pessoalmente - isso é certo. Mas também te valorizarás se te puseres a fazer crochet ou a bordar naperons. No ensino superior o que se pretende é a valorização profissional e fazer a arquitectura duma escola para uma disciplina de projecto no âmbito da Eng. Civil é profissionalmente tão valorativo como as práticas artistícas atrás referidas.

4.- Quando na tua futura prática profissional te confrontares com a execução dum projecto de estruturas dum edifício corrente, com 7/8 andares, bastante irregular em planta e em alçado, com poucos pilares e alguns deles descontinuados em altura, dotado de consolas de dimensões disparatadas e paredes de betão resistentes fortemente excêntricas, numa das zonas de maior sismicidade do país, então sim, hás-de amargurar o teres-te preocupado com "concepções arquitectónicas de escolas" ao invés de te terem ensinado coisas realmente importantes.
As escolas de engenharia fogem das paredes de betão como o Diabo da cruz e depois quando a ignorância se pendura nos softwares estruturais, o pessoal interroga-se porque aparecem sapatas com 7 m de largura por 3 m de altura.

5.- Mas se queres valorizares-te pessoalmente investe no aperfeiçoamento da tua expressão escrita, especialmente na pontuação, no emprego das conjugações e das proposições e ainda na apresentação estruturada das ideias. Felizmente que não dás erros ortográficos, coisa que hoje em dia parece ser coisa rara nos meios universitários (e não só). Servir-te-á mais do que as "concepções arquitectónicas de escolas" .
(Claro que isto é extensível a muito boa gente)

6.- Finalmente, se a presente te prejudica ou atrapalha, não respondas.

Pois, porque não faz sentido. Seria muito mais lógico pegar num projecto já feito e calcular as estruturas. Ia-se logo directo a questão essencial. Dá para fazer qualquer coisa em 2 meses ... mas se num projecto académico de media dimensão demora-se um semestre, e está-se a fazer formação para ser arquitecto, não sei que raio pode sair em 2 ou 3 meses que se possa aproveitar para tirar proveito para a profissão de Engenheiro Civil. Alias .. nada! Concordam ?

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.