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Arquitectura.pt


arquitectura escolar


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Oh iliquela85 se não sabes como começar a fazer a escola para que queres livros ? É que livros específicos como projectar uma escola penso que não há muitos, ou quase nenhuns. Eles não te vão explicar como podes começar a projectar! Se calhar devias comprar livros que falem sobre o que é arquitectura e como fazer um projecto. Havia uns livros publicados pela Universidade Lusíada, penso eu, que falam exactamente isso ... mas não me lembro bem... Boa Sorte.

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Bruno rosa... deixe lá as perseguições ao membro iliquela85...

Não sei quais os requisitos para Moçambique... também dependerá do tipo de ensino pretendido para a Escola?
Creche
Ensino pré-escolar
Ensino Básico
Ensino Secundário
Ensino universitário
Antes de projectar o q quer q seja tem de elaborar um Programa para o edificio ou conjunto de edificios.
O Programa terá em conta as necessidades de areas brutas e uteis consoante o tipo de progama escolhido, correlação entre espaços, previsão de custos.

iliquela85,Veja se arranja qq coisa por aqui:
http://www.google.pt/search?source=ig&hl=pt-PT&rlz=1G1GGLQ_PT-PTPT256&q=arquitectura+escolar&meta=lr%3D&aq=f&oq=

PS: O projecto é académico (no âmbito de alguma disciplina do ISPU) ou será para construir?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

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Muito obrigado pela ajuda sr. pedro é para um projecto da cadeira de Projecto II onde o enfoque são mais cálculos dai a minha dificuldade na projecção da escola . O complexo escolar tem que ser constituído por creche,ensino básico e secundário numa área de 3ha(150x200) uma das dificuldades que me deparo é como definir a correlacao entre os espaços, quanto ao programa não há problema já define. aceito sugestões e dicas

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Esta projecto e para um semestre inteiro 1 a 2 meses para projectar e os restantes para calcular. ele quer uma concepção diferente para cada aluno e nos temos que começar do zero e sim os cálculos são estruturais. Na parte arquitectónica ele disse para nos investigarmos, parte estrutural não há problema já foi dada na cadeira de betão e estruturas

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Sobre a concepção arquitectónica de estabelecimentos de educação e ensino, existem estes documentos:
- “Escola Básica Integrada – modelo de organização espacial”, ME -DGAE, Abril 1991;
- “Educação Pré-Escolar – programa preliminar de instalações”, ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Escolas para crianças dos 6 aos 10 anos – indicações para concepção e construção de instalações
para o ensino básico – 1º ciclo”, ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Ensino Secundário – edifício escolar – listagem e caracterização de espaços”, ME - DEGRE,
Outubro 1996;
- “Ensino Secundário. Curso Tecnológico de Animação Social – programa preliminar de instalações”,
ME - DEGRE, Agosto 1995;
- “Ensino Secundário. Curso Tecnológico de Administração – programa preliminar de instalações”,
ME - DEGRE, Julho 1996;
- “Centro de Recursos de Escola – referências de base para concepção, construção, apetrechamento”,
ME - DEGRE, Abril 1994;
- “Bibliotecas Escolares – instalações e organização do espaço”, ME, Fevereiro 1998.
- “Programa de Referência para a Concepção e Projecto de Instalações Escolares para Educação Física e Desporto para os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário”,
de Fevereiro de 1996.

e este documento.. ver se ajuda:
http://www.cm-mirandela.pt/files/18/1830.pdf
e aqui:
http://www.sg.min-edu.pt/faq145.htm

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
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Esta projecto e para um semestre inteiro 1 a 2 meses para projectar e os restantes para calcular.
ele quer uma concepção diferente para cada aluno e nos temos que começar do zero e sim os cálculos são estruturais.
Na parte arquitectónica ele disse para nos investigarmos, parte estrutural não há problema já foi dada na cadeira de betão e estruturas



De facto qualquer coisa está mal no nosso reino da Dinamarca. Um curso de engenharia que obriga os alunos a perderem 2 meses a resolver problemas da área da arquitectura é bom, muito bom. Gostava era de saber qual o interesse disso...expliquem-me, pf.
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Cada professor tem as suas exigências o que nos alunos temos que fazer é simplesmente cumprir com o programa, se venho aqui pedir ajuda é no meu interesse próprio porque não tenho preguiça em investigar, para o meu próprio beneficio porque quem sai a ganhar sou eu não o professor. e o meu muito obrigado ao Pedro barradas e todos que me tem ajudado acho que foi para este propósito que este site foi criado e não para prejudicar ou atrapalhar como alguns tem feito acho que é falta de coisa para fazer.

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Cada professor tem as suas exigências o que nos alunos temos que fazer é simplesmente cumprir com o programa, se venho aqui pedir ajuda é no meu interesse próprio porque não tenho preguiça em investigar, para o meu próprio beneficio porque quem sai a ganhar sou eu não o professor. e o meu muito obrigado ao Pedro barradas e todos que me tem ajudado acho que foi para este propósito que este site foi criado e não para prejudicar ou atrapalhar como alguns tem feito acho que é falta de coisa para fazer.



1.- Isto é um espaço de entreajuda e ajuda quem quer, sabe e pode. Eu, relativamente à tua questão, porque não sou arquitecto, não o poderia fazer por muito que quisesse;

2.-Para além do espaço de ajuda também é um espaço de troca de opiniões e foi dentro deste quadro que se inseriu a minha anterior mensagem: dar a entender que é um perfeito disparate alunos de engenharia perderem o seu tempo a fazerem arquitectura, pois é algo de estranho ao núcleo da sua profissão (o que é muito diferente de conhecer e compreender arquitectura). Se isso seria uma absurdo no tempo de 73/73, mais absurdo o é agora que legalmente os engenheiros estão inabilitados a fazerem arquitectura.

3.- Obviamente que se te meteres a projectar a arquitectura dum espaço escolar te valorizarás pessoalmente - isso é certo. Mas também te valorizarás se te puseres a fazer crochet ou a bordar naperons. No ensino superior o que se pretende é a valorização profissional e fazer a arquitectura duma escola para uma disciplina de projecto no âmbito da Eng. Civil é profissionalmente tão valorativo como as práticas artistícas atrás referidas.

4.- Quando na tua futura prática profissional te confrontares com a execução dum projecto de estruturas dum edifício corrente, com 7/8 andares, bastante irregular em planta e em alçado, com poucos pilares e alguns deles descontinuados em altura, dotado de consolas de dimensões disparatadas e paredes de betão resistentes fortemente excêntricas, numa das zonas de maior sismicidade do país, então sim, hás-de amargurar o teres-te preocupado com "concepções arquitectónicas de escolas" ao invés de te terem ensinado coisas realmente importantes.
As escolas de engenharia fogem das paredes de betão como o Diabo da cruz e depois quando a ignorância se pendura nos softwares estruturais, o pessoal interroga-se porque aparecem sapatas com 7 m de largura por 3 m de altura.

5.- Mas se queres valorizares-te pessoalmente investe no aperfeiçoamento da tua expressão escrita, especialmente na pontuação, no emprego das conjugações e das proposições e ainda na apresentação estruturada das ideias. Felizmente que não dás erros ortográficos, coisa que hoje em dia parece ser coisa rara nos meios universitários (e não só). Servir-te-á mais do que as "concepções arquitectónicas de escolas" .
(Claro que isto é extensível a muito boa gente)


6.- Finalmente, se a presente te prejudica ou atrapalha, não respondas.
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Pois, porque não faz sentido. Seria muito mais lógico pegar num projecto já feito e calcular as estruturas. Ia-se logo directo a questão essencial. Dá para fazer qualquer coisa em 2 meses ... mas se num projecto académico de media dimensão demora-se um semestre, e está-se a fazer formação para ser arquitecto, não sei que raio pode sair em 2 ou 3 meses que se possa aproveitar para tirar proveito para a profissão de Engenheiro Civil. Alias .. nada! Concordam ?

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