Jump to content
Arquitectura.pt


Habitação de qualidade de cobertura inclinada


Recommended Posts

Deparo me agora com uma situação porque todos os arquitectos fruto dos últimos 15 anos de faculdade se depararam. Um cliente que gosta da sua habitação com cobertura inclinada em telha, sem que eu tenha formação sobre isso. A questão é que por falta de prática prévia na faculdade não tenho quaisquer refências sobre o assunto, não sei à partida o que funcionará melhor ou o que por possibilidades económicas e/ou técnicas não é viável. Á excepção da Casa de Chá de Leça da Palmeira não possuo mais nenhum caso de referência para estudo e gostaria de saber nomes de arquitectos e/ou obras que tenham trabalhado com essa solução construtiva com qualidade, de forma a poder estudar o assunto e cumprir os desejos do cliente sem me apetecer :) de cada vez que olho para os alçados.

Link to comment
Share on other sites

.. Pois é !!!! é verdade sim senhor...André, vai ter de pesquisar, de repensar partes da maneira com vai projectar... Parta mim representou um periodo com alguma dificuladde na transição.. durou 3 anos... até conseguir digerir e integrar o assunto nos meus projectos... para já tenho sempre conseguido fugir ao caixote com 4 aguas... e aos palacetes com telhadinhos + telhadinhos... A cobertura inclinada, é uma solução interessante do ponto de vista formal, pode e deve ser explorada. Eu sou grande fan de uma grande AGUA-MESTRA... Outra coisa que não se deve forçar.. é colocar a cobertura inclinada.. numa concepção que à partida.. não foi criada para isso.. nota-se logo... Fiz isso em um Projecto, faz uns 7 anos... por imposição, mais tarde (depois de aceitar que seria cobertura plana), do dono de obra.. felizmente nunca avançou para a fase de obra. Boa sorte. Referências: Casa em OFIR do Arq.º Fernando Távora...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Andre, tens sempre os manuais de construcao do arq Mascarenhas que encontras nas livrarias. Ha um volume dedicado a coberturas inclinadas. Penso que sera a melhor fonte de informacao tecnica sobre o assunto. Depois, obviamente, nao te limites a fazer um caixote e a colocar-lhe o chapeu... Ha tanto que se pode fazer com uma cobertura inclinada. So pensaste ainda na casa de cha da boa nova? Entao e Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright, etc etc?

Link to comment
Share on other sites

Expressei-me mal. Eu fiz pesquisa online e bibliográfica (Francisco Keil do Amaral, Frank Lloyd Wright... não me lembrei do Aalto) mas estava a referir-me a casos que já tivesse visitado como a casa de chá ou que pudesse visitar (foi um lapso meu e peço desculpa). PS: Já tentei o esquema da caixa com o chapelinho e não resultou...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.