Jump to content
Arquitectura.pt

requalificação do interior de quarteirões

Recommended Posts

Precisava de ajuda para encontrar bibliografia de suporte ao meu projecto de 5º ano e tema de dissertação de mestrado que consiste na recuperação / requalificação dos interiores de quarteirões, dando-lhes novas formas, usos e funções, especialmente uso publico para criação de pontos de interesse, equipamentos, etc. Se alguém me poder ajudar com bibliografia ou obras feitas agradecia.

Olha, estou a fazer uma tese com um tema parecido, e digo-te que ajuda ler "tudo". Tenho estado a saltar de biblioteca em biblioteca com uma colega. Agora estamos na Biblioteca Nacional e o que fazemos é ler tudo sobre o tema, inclusive toda a palha e até o que não interessa. Já lemos tanta coisa que já criamos um filtro mental sobre as principais áreas por onde caminhar.

pois... so que eu não tenho acesso facil a biblioteca nacional, contudo se souberes algum livro particularmente interessante e se poderes partilhar a informação agradecia. Tenho noçao que vou ter de ler tudo e mais alguma coisa sobre o assunto para depois começar a selecionar a informação que interessa mas para ja gostava de ter pelo menos uma luzes para começar...

AGUIAR, José - "Cor e cidade histórica : estudos cromáticos e conservação do património". Porto: Fac. de Arquitectura da Univ. do Porto, 2002. Este senhor faz um enquadramento histórico dos conceitos de reabilitação, recuperação e restauro muito bom. Podes começar por ai. PORTAS,Nuno, Conservar Renovando ou Recuperar Revitalizando - Programa “Coimbra Antiga e a Vivificação dos Centros Históricos” - Coimbra: 1983 Bom este não sei se arranjas por ai, é um texto pequeno que fala do conceito de "centro histórico" e da problemática dessa conotação. PEREIRA, Maria da Luz Valente - "A Leitura da Imagem de uma Área Urbana com Preparação Para o Planeamento/Acção da sua Reabilitação": LNEC, 1994 Orienta, com exemplos práticos, um modelo de fazer análise de uma determinada zona. E há mais ...

Olá,

Não sei se ajuda, mas uma das propostas para a localização da Casa da Musica no Porto era precisamente no interior de um quarteirão (por detrás do Cinema Batalha), e apesar de ser uma situação interessante na altura levantou tantas questões que... não teve hipóteses face à localização actual.

Cumprimentos,

Na altura, o Arq. José Manuel Soares disse-nos que, apesar de haverem soluções para solucionar o problema da acústica (porque a ideia era que o interior do quarteirão servisse de "cenário"), houve algum receio, por parte das pessoas que analisavam a proposta, disso e também da interacção com os habitantes... o que acabou por ser escolhido tinha outras qualidades e outros problemas, seja como for foi algo que ficou na "gaveta", a requalificação desse espaço não aconteceu.
Mas despertou o meu interesse para estes espaços, quer no Porto, quer em Lisboa, estes espaços são um "mundos à parte", uma surpresa para quem os descobre.

Aconselho a aventura e a descoberta!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.