Jump to content
Arquitectura.pt


Prémio Ibérico


m a r g a r i d a

Recommended Posts

Prémio ibérico distingue seis arquitectos lusos

Projectos em Coimbra e no Alentejo galardoados. Troféu principal para espanhóis


Seis arquitectos nacionais repartem o "Prémio Portugal", da IV edição do Prémio de Arquitectura Ascensores Enor. O anúncio foi feito, ontem, segunda-feira, em Vigo, Espanha. O "Grande Prémio" foi atribuído aos espanhóis Víctor Cotelo e Juan Funes.


João Mendes Ribeiro, Carlos Antunes e Désirée Pedro, autores do projecto de remodelação do Laboratório Chimico, em Coimbra, e Telmo Cruz, Maximina Almeida e Pedro Soares, que projectaram o Mercado Público da Comenda, no Alentejo, ganharam ex-aequo.


Os autores destes dois projectos, distinguidos com um prémio no valor de quatro mil euros, foram seleccionados entre um total de 11 finalistas. Eduardo Souto Moura e Francisco Aires Mateus foram galardoados em edições anteriores.


Segundo António Balsinha, director da Enor Portugal, "as obras vencedoras vêm confirmar o excelente momento que a arquitectura nacional atravessa e a sua condição de referência a nível mundial".
Segundo revelou a organização, na base da escolha do projecto de remodelação do Laboratório Chimico, do Museu das Ciências, esteve, de acordo com o júri da iniciativa, "a sensibilidade na relação com a pre-existência, o que permite gerar uma arquitectura carregada de emoções e com um cuidado extraordinário".


Em relação à concepção do Mercado Público da Comenda, o prémio teve em conta "o cuidado na sua relação com o espaço urbano e a criação de um espaço público que vem qualificar este ambiente".
O júri decidiu entregar o prémio máximo, no valor de dez mil euros, aos arquitectos Víctor Cotelo e Juan Funes, responsáveis pelo projecto de uma vivenda unifamiliar, no conjunto da antiga fábrica de curtumes da Ribeira de San Lourenzo, em Ponte Sarela, Santigo de Compostela.


O júri desta edição foi composto por Andrés Fernandez-Albalat, Francisco Beloqui, David Cohn, Javier Revillo, José Rodríguez, Carlos Quintáns e pelo arquitecto português João Álvaro Rocha.


Todos os projectos vencedores, finalistas e seleccionados pelo júri serão incluídos num livro, editado em Português e em Castelhano, que será distribuído gratuitamente entre os profissionais do sector, bibliotecas, centros de arte contemporânea ibéricos e nas faculades de arquitectura. Instituídos em 2005, os prémios ibéricos Enor têm como principal objectivo "contribuir para a divulgação das melhores obras de arquitectura realizadas em Portugal e Espanha".





http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1422365


margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.