Jump to content
Arquitectura.pt


Construções Provisórias/Temporárias Vernaculares


fbeebruno

Recommended Posts

não sei a que te referes com vernacular mas acho que tens o termo errado. vernacular não tem nada a ver com provisório, mas sím com características próprias de um lugar ou cultura.


Eu sei o que quer dizer vernacular, mas tenho um trabalho em que o professor pede isto:


"No âmbito deste trabalho o aluno deve procurar e seleccionar 3 exemplos de construções temporárias que considere particularmente relevantes do ponto de vista de: articulação do conceito e sistema construtivo adoptado; relação com o espaço e ambiente envolvente. Pelo menos um destes exemplos deve ser de uma construção vernácula. O trabalho apresentado deve através de elementos desenhados comentados explicar o conceito e o sistema construtivo de cada exemplo e justificar a pertinência da escolha sob os 3 pontos de vista supracitados."

O trabalho é escolher três construções provisórias, uma delas que seja vernácula!

O trabalho final é fazer "Construções Modulares Provisórias em Frente de Mar", do trabalho final estou à vontade e também com os dois exemplos de construções provisórias, só falta mesmo é o vernacular!
Link to comment
Share on other sites

Consulta o livro: "Construções Primitivas em Portugal" do Dr. Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira, editado pela D. Quixote. Pode ser que te ajude. PS: Não confundas este livro com outro mais conhecido - "A arquitectura popular em Portugal" - também dos mesmos autores e da mesma editora.

Link to comment
Share on other sites

acho que o facto de ser vernacular nao quer dizer que tenha de ser em Portugal. As tendas dos povos das estepes (da Mongolia ao Azerbeijão), assemelhan-se a casas, e so sao levantadas duas ou tres vezes por ano (ainda que a sua contribuição para a Arquitectura seja limitada, nao deixam de ser construcoes). Em Portugal não me parece existir nenhuma forma de construcao provisoria/temporaria, no entanto existem exemplos de uso sazonal, caso da serra do Geres ou dos moinhos de agua na zona Raiana Portuguesa.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.