Jump to content
Arquitectura.pt


Guggenheim Design it: Shelter Competition - Cork Block Shelter - David Mares


Seraph

Recommended Posts

Design it: Shelter Competition

Participação num concurso promovido pela Fundação Guggenheim e Google SketchUp, na qual sou um dos 10 finalistas do "People´s Prize".



"Por ocasião das exposições Frank Lloyd Wright: De Dentro Para Fora e Aprender Fazendo, o Guggenheim e o Google SketchUp convidaram designers profissionais e amadores de todo o mundo a apresentar um 3D de um abrigo para qualquer lugar do mundo usando o Google SketchUp e Google Earth. Ao longo do Verão, cerca de 600 concorrentes de 68 países diferentes apresentaram projectos que atenderam aos requisitos da concurso. Os actuais estudantes da Frank Lloyd Wright School of Architecture, seleccionaram dez finalistas para o prémio People's Prize."

A par do People's Prize, existirá outro prémio, o "Juried Prize" que será seleccionado por um grupo de especialistas.

Concorri com o CBS - Cork Block Shelter, um abrigo em que o material de eleição seria a cortiça. Em termos de objecto formalizou-se uma peça algo "convencional", mas, com alguma preocupação nos materiais, no isolamento térmico e acústico (o que na minha óptica era essencial, visto que a finalidade do abrigo seria para descanso e estudo), ou seja, o conceito não se limitou a uma forma. Penso que será mais elucidativo ver o abrigo no site do concurso, onde está presente um pequeno texto de intenções, 4 imagens e um vídeo.









http://www.youtube.com/watch?v=er-J9TtW1VY


A votação decorre até ao dia 10 de Outubro, podem ver o meu projecto de abrigo e o dos outros finalistas, e votarem em:

http://www.guggenheim.org/new-york/education/sackler-center/design-it-shelter/vote-for-shelters


Cumprimentos.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 78
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 3 weeks later...

Muitos parabéns!
Um projecto original e com material "cá da terra" a cortiça.

Parabéns pela vitoria:

Over the course of the summer, Design It: Shelter Competition received submissions from people in 68 countries for a total of nearly 600 entries that met competition requirements. On the occasion of the Guggenheim Museum's 50th Anniversary, we are pleased to announce the two winning entries: David Mares's CBS – Cork Block Shelter, which won the People's Prize after receiving 64,875 votes out of more than 100,000 votes submitted online by voters around the world; and David Eltang's SeaShelter, which was selected by a jury of architecture and design experts for the Juried Prize. Prizes include airfare and two nights accommodation for two in New York City, behind-the-scenes tours of the Guggenheim Museum and Google offices, and Google SketchUp Pro licenses. Congratulations to both winners!


http://www.guggenheim.org/new-york/education/sackler-center/design-it-shelter/winners

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

David Mares ganhou o prémio apenas através da votação do público. O povo português resolveu mostrar a seu provincianismo e votar em bloco no seu único representante, não porque o seu projecto fosse o melhor projecto, mas sim porque era português! E nós aqui, tão pequeninos, temos esta necessidade urgente de nos pormos em bicos dos pés. Quantos emails eu não recebi a solicitar o voto neste colega!! Ganhou através da cunha e por mérito de ter conseguido mobilizar o nosso sentido execrável de corporativismo. Estão a ver como se viciam os dados?! É também assim que se consegue empregos, clientes... Apesar da minha forte crítica à forma indigna como este colega ganhou, leva nota positiva pela inteligente associação da cortiça a um projecto português, no entanto, e como se provou, foi insuficiente para ganhar o verdadeiro prémio, aquele atribuído pelo juri competente na matéria.

Link to comment
Share on other sites

Isto aqui que ninguem nos ouve: É curioso...eu por acaso não recebi nenhum desses mails mas acompanhei o concurso e votei naquela que a meu ver era a melhor proposta (provincianismo fora), realmente achei muito estranho o nosso colega ter conseguido 40mil votos de um dia para o outro saltando da 4ª posição para a 1ª posição destacada. Mas votações online ja se sabe, qualquer das propostas poderia ter ganho da mesma forma...o colega limitou-se a tirar proveito do sistema. Seja como for, alguns teriam vergonha deste prémio viciado e da forma como tem sido exponenciado e empolado. Mas com certeza que se trata de um jovem arquitecto muito promissor, dizem...pelo menos ja deu entrada no starsystem cá da terra com todo o mérito. Esquemas à parte, a proposta é simples e bastante interessante e merece estar entre as melhores.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo assim a meu ver foi é um bom projecto, não estava nada atrás dos outros nem do que ganhou pelo o júri. PS.: Qualquer votação feita pelo o publico, seja por que meio for, nunca é 100% credível, por isso tem o peso que tem esta vitoria, que de todo não é má. PS2: De qualquer das maneiras, entrou no 10 finalistas totalmente com o seu proprio mérito o que por si só já é de elogiar.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Foram os corticeiros que votaram todos para ver se a arroba sobe dos 15 euros. Eu não votei em ti, mas parabéns por teres "conseguido mobilizar o nosso sentido execrável de corporativismo". Um concurso porreiro pá, mas a porcaria do google... sketchup pro? QuÉ isso? Também foi preciso entregar desenhos a tinta da china? dass

Link to comment
Share on other sites

Não amigo, eu critico falando por mim é o seguinte facto: imagine-se q os chineses tavam presentes como o nosso daqui da terrinha, e só assim por acaso eles achavam q se devia de apoiar o arq. deles! hehehe onde é q ficava a votação daqui do da terrinha? secalhar as cortiçeiras nao lhe davam trabalho

Link to comment
Share on other sites

David Mares ganhou o prémio apenas através da votação do público. O povo português resolveu mostrar a seu provincianismo e votar em bloco no seu único representante, não porque o seu projecto fosse o melhor projecto, mas sim porque era português! E nós aqui, tão pequeninos, temos esta necessidade urgente de nos pormos em bicos dos pés.
Quantos emails eu não recebi a solicitar o voto neste colega!! Ganhou através da cunha e por mérito de ter conseguido mobilizar o nosso sentido execrável de corporativismo.
Estão a ver como se viciam os dados?! É também assim que se consegue empregos, clientes...

Apesar da minha forte crítica à forma indigna como este colega ganhou, leva nota positiva pela inteligente associação da cortiça a um projecto português, no entanto, e como se provou, foi insuficiente para ganhar o verdadeiro prémio, aquele atribuído pelo juri competente na matéria.

Esse discurso é meio "Kanye West"... Pequeno é, num momento de comemoração, fazer esse tipo de comentário. Também não sou a favor do corporativismo, enquanto grande vítima, pois sou arquitecta imigrante num país onde o mercado de trabalho está muito restrito. Entretanto acredito que a persistência e o talento vencem sempre, e este trabalho foi prova disso. Ninguém teria votado se fosse algo vergonhoso e humilhante para os arquitectos e para Portugal.
Parabéns ao David Mares! É impossível agradar a todos!
Link to comment
Share on other sites

Pensem: "O que faria se fosse eu a participar?" PS.: Se calhar alguns aqui participaram, mas nem a fase dos votos online chegaram... --- O projecto chegou ao TOP10, e por escolha do júri, isto por si só já é uma vitoria. Se não conseguem ver isso é pena. Muitos e muitos parabéns David! Ficamos a espera de novidades! :)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.