Jump to content
Arquitectura.pt


Faleceu António Portugal


Recommended Posts

Faleceu hoje o Arquitecto António Portugal

O Arquitectura.pt, a Connecty/Qeria, e respectivos membros da equipa lamentam com pesar esta perda com os nossos profundos sentimentos aos familiares.

A todos os que quiserem comparecer a cerimónia fúnebre decorrerá no dia 5 de Setembro pelas 15h00, na Capela Mortuária de Oliveira do Douro.

A OASRS descreve uma breve biografia do arquitecto:

Nascido em 1965, estudou na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, onde concluiu os estudos em 1990. Entre 1986 e 1990 colaborou com os Arquitectos Carlos Prata e José Carlos Portugal. Em 1990, fundou atelier no Porto em conjunto com Manuel Maria Reis. De 2001 a 2008, foi professor na Escola Superior de Artes e Design, ESAD, em Matosinhos.

António Portugal revelou-se desde cedo como um dos mais promissores arquitectos da sua geração.

Das suas obras, em conjunto com Manuel Maria Reis, destacam-se a transformação do Palacete em “Private Banking” do Banco Espírito Santo, Porto (2002-2006), Prémio João Almada – 11º, em 2006, a reabilitação parcial da Igreja Matriz de Caminha (1997-2007), e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPP, em Portalegre (1992-1999), obra nomeada em 1998 para o Prémio Secil de Arquitectura.

A qualidade do seu trabalho tem merecido diversos prémios, entre os quais o “Highly Commended” – AR Awards for Emerging Architecture, Inglaterra, em 2005, e convites para inúmeras conferências e exposições, nomeadamente na Bienal de Veneza – 10ª Exposição Internacional de Arquitectura, e na Bienal de Miami 2005, com a obra Restaurante na aldeia de Brufe, Terras de Bouro.

O seu desaparecimento dá-se em pleno percurso profissional, numa fase de realização de projectos públicos importantes, como o Centro de Arte Graça Morais, em Vila Flor, ou a remodelação do edifício da antiga Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para instalação da Reitoria da UP. António Portugal deixa entre os colegas de profissão e o público atento a memória de um homem com elevado sentido ético na prática da arquitectura e da vida.

[...]

Outras informações em http://www.aportugal-mreis.com


Fonte: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=1806
Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.