Jump to content
Arquitectura.pt


Motivação e Arquitectura


Guest Iago

Recommended Posts

Segundo o Siza "arquitectura sem prazer e um inferno" neste momento tou a trabalhar no estrangeiro pra uma grande empresa com bastante sucesso ao nivel do velume de negocios e concordo cada vez mais com o Siza. Infelizmente nesta firma (porque de facto n se trata de um atlier mas de uma maquina de fazer dinheiro), os projectos resumem-se a colagem de cliches e da ultima proposta q saiu na ultima revista. Vou quase todos os dias pra casa com um no na garganta, n porque os projectos sejam muito maus mas pk podiam ser muito melhores e todos os q trabalham aqui sabem disso mas os "poderes" superiores (os patroes, clientes e alguns colegas) assim nos condenam. Nao existe qualquer cultura de educar o cliente para que ele possa tomar as decisoes correctas, a estrategia passa antes por satisfazer os seus desejos de modo q ele assine o proximo cheque. A unica motivacao, pra alem de monetaria (sim o ordenado n e mau), e pensar q algum dos projectos q passam pelas minhas maos sejam um pouco menos mau, e passando os dias na ilusao de um dia trabalhar num atlier em q o q mais importa n seja o velume de negocios mas sim, que o mais pequeno detalhe tenha algum valor. Ate la vou trabalhando neste "inferno". Ja agora, se alguem quiser partilhar as suas experiencias, tou curiouso por saber como passam as coisas em Portugal, ou mesmo noutros paises. se puderem deixar o vosso testemunho agradeco. Obrigado

Link to comment
Share on other sites

E por Portugal, pelo que me contam ainda é pior, aqui nem colagens, é mesmo os preços de saldo de projectos sem a minima qualidade, o que conta é fazer! Já para não falar de arquitectos conhecidos, e que até são editores de revistas de arquitectura, e fazem projectos "baratos" com tudo incluido, não nos grandes centros urbanos porque dá muito nas vistas, mas sim na dita "provincia"! Há descarada, outro dia entrou no atelier um cliente todo indignado com os honorários (já com escandalosos descontos) que lhe estavamos a cobrar, e disse que o cunhado tinha encomendado a um conhecido arquitecto com tudo incluido (especialidades,...) e que ficava um terço???!!! O tal que escreve nas revistas e dá aulas em mais do que uma faculdade!:margarida_beer:

Link to comment
Share on other sites

estou a estudar arquitectura em coimbra, no 4ºano e so de pensar no mercado de trabalho da me um calafrio daqueles.. questiono-me: e se ninguem me aceitar? e se aceitarem e despedirem? e se trabalhar num sitio mesmo mau em que o final do dia parece nunca mais chegar? e se os meus clientes vao ser aqueles ricos que tem a mania que tem d pagar pouco por serem ricos e que tem de ser tudo a maneira deles contrariando assim os meus valores eticos e educacionais? bah.. ando deprimida.. =(

Link to comment
Share on other sites

....outro dia entrou no atelier um cliente todo indignado com os honorários (já com escandalosos descontos) que lhe estavamos a cobrar, e disse que o cunhado tinha encomendado a um conhecido arquitecto com tudo incluido (especialidades,...) e que ficava um terço???!!! O tal que escreve nas revistas e dá aulas em mais do que uma faculdade!:margarida_beer:


Por isso é que ele faz projectos por tuta e meia....com tanto ordenado a entrar todos os meses na conta, esse Arquitecto tambem tem que ter um lado fofinho no mundo do projecto....Preços Pro Buono...
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

estou a estudar arquitectura em coimbra, no 4ºano e so de pensar no mercado de trabalho da me um calafrio daqueles.. questiono-me: e se ninguem me aceitar? e se aceitarem e despedirem? e se trabalhar num sitio mesmo mau em que o final do dia parece nunca mais chegar? e se os meus clientes vao ser aqueles ricos que tem a mania que tem d pagar pouco por serem ricos e que tem de ser tudo a maneira deles contrariando assim os meus valores eticos e educacionais?

bah.. ando deprimida.. =(


Não é para ser mauzinho, mas as tuas dúvidas, são as mesmas que assolam, todo o pessoal que se aproxima a passos largos do mundo do trabalho.

As tuas dúvidas são partilhadas e não são exclusivas dos Arquitectos.....mas antes de todo o Universo Estudantil......

...feitas as contas e desde que "postaste" aqui a tua mensagem...

...cheers......e seja bem vinda ao mundo do Trabalho!:p
Link to comment
Share on other sites

Queres sucesso ? Vai trabalhar para a câmara, viras estrela de um dia p outro e tds te pedem projectos para fazer/aprovar :p



uuhhhh....Arkial, esqueceste de mencionar um pequeno pormenor....n basta apenas estar na camara, tens que estar integrado no partido que controla a camara, e se possivel ser director de departamento do urbanismo ou entao na melhor das hipoteses ser amigo do director do departamento de urbanismo ou amigo do presidente de camara.

Then you´ll be a rock star in the star system of architecture...
Link to comment
Share on other sites

uuhhhh....Arkial, esqueceste de mencionar um pequeno pormenor....n basta apenas estar na camara, tens que estar integrado no partido que controla a camara, e se possivel ser director de departamento do urbanismo ou entao na melhor das hipoteses ser amigo do director do departamento de urbanismo ou amigo do presidente de camara.

Then you´ll be a rock star in the star system of architecture...


Mas ele tem de começar assim, só depois é que poderá criar essas ambições :p
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.