Há pouco tempo atrás houve um seminário na OA sobre o processo de emigração e trabalho no Brasil, não sei se teve oportunidade de ir assistir de maneira que deixo aqui a informação. Espero que ainda lhe seja útil.
O que me ficou desse seminário é que se trata de um processo demorado visto que é necessário o reconhecimento das habilitações literárias por uma universidade brasileira seguido da inscrição na ordem dos arquitectos brasileira. Ao todo, o processo poderá demorar entre 3 e 4 anos até uma pessoa estar apta a trabalhar na total capacidade das suas funções e de acordo com a sua experiência e habilitações. Acredito no entanto que muita gente parte e ficam lá a trabalhar temporariamente noutras áreas enquanto espera que o processo termine. Além disto, ao que percebi, o governo brasileiro impõe às empresas a protecção da mão de obra nacional pelo que têm uma política de 2 para 1, ou seja, uma empresa só poderá contratar um português, por exemplo, se existirem dois brasileiros nessa empresa, 2 portugueses se existirem 4 brasileiros, etc. O problema que há no Brasil não é não haver mão de obra, por disso eles têm muita, mas sim de mão de obra especializada, daí que tanto se tem falado de procura de trabalho no Brasil.
Aconselho a se dirigir à embaixada Brasileira onde estou certo de serem capazes de lhe fornecer mais informações.