Jump to content
Arquitectura.pt


VGR

Membros
  • Content Count

    8
  • Joined

  • Last visited

About VGR

  • Rank
    Turista

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    Vitor Grenha Arq. Lda
  1. Penso que a arquitectura é um acto de cultura. E se é verdade que todo o acto de cultura é um fenómeno da comunicação, então podemos encontar metáforas comuns à expressão escrita e à arquitectónica. Quando lemos um livro, classificamo-lo como narrativa, ficção, poético ou outro. Na arquitectura também encontramos estas formas de expressão mas não costumamos distingui-las. Assim temos obras em que a funcionalidade é fundamental (uma fábrica), outras em que se pretende o aspecto teatral (um tribunal) este mais proximo da ficção e outras que pretendem tão somente ser obras de arte (a casa toló) porque foi feita com essa mesma intenção, motivar questões e paixões. Não se fica indiferente, por isso é uma obra de arq poética. Serve para viver (certamente), bem ou mal, mas penso que ela foi essencialmente feita para desfrute do espaço. Haja dinheiro! Querer analisar essa obra como obra legal ou obra funcional ou obra representativa ou outra, é como querer ler o "Código de Vinci" como um manual de história da religião.
  2. tenho andado a perguntar-me squal é a relação entre arquitectura e poesia. E se o poeta interioriza e planifica antes de criar.
  3. VGR

    Terceira Guerra Mundial

    Esta análise tem um problema. Esquece o fenómeno religioso. E por detrás dele a questão do papel da mulher na sociedade, das relações de trabalho quase feudais, das relações económicas e da distribuição dos lucros e da liberdade de comunicação fora da esfera do corão, incluindo a liberdade de imprensa. E se substituires o corão pela cartilha do Mao, a mesma questão se levantará na china.
  4. o que tem os autoclismos de dupla descarga a ver com a arqitectura das cidades? Ou será que a quercos está atentar retirar à cidade o estatuto de obra de arquitectura para passar a ser obra de poluição ambiental que é necessário combater? Eu gabo~lhes a agressividade e a compreensão de que este é o melhor momento para conquitar uma quota aos arquitectos. Com a revisão do 73 tornam-se influentes. O projecto RGEU que esteve em inquerito publico, na internet, tinha preocupações ambientais, mas era um regulamento técnico, em alguns aspectos muito contestáveis, por n´s, não por eles.
  5. o comando chamava-se hiden line projection, mas não o consigo encontrar
  6. Recebi do topografo um levantamento com linhas diagonais em ralação ao plano xy. Como posso projecta-las sobre o plano de trabalho em acad 2007? Alguem sabe? Obrigado
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.