Jump to content
Arquitectura.pt


JoaoMATFernandes

Membros
  • Posts

    3
  • Joined

  • Last visited

JoaoMATFernandes's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Desde ja agradeço a ajuda prestada pela "comunidade". Não existe uma percentagem minima de espaços verdes. o que existe é um projecto cuja obra está praticamente concluida. Nestas situações a posição de alguem como eu é um pouco ingrata, pois as condicionantes são tremendas. Uma das coisas que terei de propor numa primeira oportunidade é a criação de regras bem definidas que deverão ser seguidas ao longo da execução de um projecto. Desde que cheguei à Câmara muito foi já implantado e posso dizer, para minha satisfação, que algumas das minhas recomendações foram seguidas. Voltando ao assunto do tópico a dúvida continua. Que árvore devo propor? Mais uma vez enfatizo o meu pequeno conhecimento do mundo das árvores e os meus colegas (com mais experiência) não são, digamos, acessíveis, pois creio que vêm em mim uma ameaça. Já tentei mostrar que a importância de uma equipa pluri-disciplinar é vital na criação de projectos, mesmo assim creio que, por vezes sou mal interpretado. Aceito todas as sugestões e tendo em conta as condicionantes existentes acredito que a espécie proposta será a melhor para o caso. PS: Não estou a tentar "descalçar a bota" mas antes a procurar informações e conhecimentos onde me parece que eles existem. As minhas pesquisas não terminam e mais uma vez agradeço a vossa ajuda. Os vossos conselhos e opiniões têm em mim um receptor atento e "Critico".
  2. Verifico com agrado que a minha questão proporcionou uma discussão tão interessante. O livro "A árvore em Portugal" é realmente uma espécie de Cânone dos paisagistas, mas como já foi dito é um livro "geral", que analisa o paisagismo e a importância das espécies no nosso eco-sistema. O PDF que foi sugerido é uma ajuda valiosa, na realidade é um bom documento e sugiro a leitura por parte de todos. Alguns dos livros que tenho focam-se mais na identificação das espécies. O Deodendron é nesse campo um dos melhores que conheço (mais uma vez os meus conhecimentos em relação a livros não são extensos). Outras publicações a que tenho acesso centram-se mais na plantação de flores e na sua manutenção, não aprofundando o mesmo em relação ás árvores. Em relação à outra sugestão que foi dada (a de me relacionar com outros paisagistas) devo dizer que isso é bastante dificil no meu caso, pois não tenho conhecimento de outros na minha cidade, e apenas consigo manter contacto com uma engenheira florestal que trabalha também na Câmara (o seu conhecimento das espécies é bastante bom, mas limitado quanto á sua aplicação nos espaços). Pela pouca experiência que tenho, reparo que as caldeiras de 1mx1m são realmente suficientes desde que a árvore tenha bastante espaço para se desenvolver. quando tal não acontece o normal é as raízes subirem e destruirem o pavimento. A "regra" dos 4m da afastamento em relação aos edifícios parece-me também acertada e nos casos em que isso acontece as árvores desenvolveram-se melhor. Aproveitando o último post coloco uma questão mais específica: Num separador com 2m de largura a árvore a colocar não deverá ter uma copa de grandes dimensões (carros passam de ambos os lados) nem uma árvore cuja raiz se desenvolva a mais de 2m de profundidade, isto porque as redes de saneamento encontram-se a essa distância. Nesse caso a opção por arbustos (tipo Ilex) parece mais acertada, no entanto temos de ter em conta que o espaço terá um fluxo de tráfego elevado e praticamente constante ao longo de todo o dia. Uma das espécies que me foi indicada foi Quercus Robur Piramydalis, mas tenho receio de optar por uma árvore. Será que os colegas têm, através das respectivas experiências conhecimento de alguma situação idêntica e da sua solução?
  3. Sendo um novo membro deste forum (espero poder participar de forma regular) custa--me um pouco inaugurar a minha participação com perguntas que (para a maioria dos outros membros) poderão ser consideradas básicas. Eu trabalho no Departamento de Projectos de uma autarquia. recem-chegado do ensino superior esperam de mim a transmissão de conhecimentos que não tenho (talvez devido à má estruturação do curso) Ao projectar um espaço público é frequente perguntarem-me "Que árvore devo colocar aqui?" ou "Será que esta espécie é adequada junto daquela?". Se estas questões não me incomodam para os jardins (espaços normalmente com condições para o crescimento das espécies) já o mesmo não acontece quando me fazem esse tipo de questões quando o espaço em causa é uma rua, que obriga a utilização de caldeiras. Um dos problemas que advém da utilização de árvores nas ruas de uma cidade é o desenvolvimento das raízes (isto no ponto de vista da cidade e não da árvore, cujas limitações e condicionantes são diversas). Admito que o meu conhecimento de espécies é bastante limitado. Tenho, ao longo do tempo, adquirido alguns livros que descrevem espécies de todos os tipos, sendo que os poucos que tenho não passam de enciclopédias de árvores (ou arbustos, ou flores) nos quais não existe qualquer tipo de menção ao tipo de raiz que a árvore tem. A minha questão é a seguinte: Haverá algum livro (ou livros) que tenham este tipo de informação? A grande variedade de espécies existentes torna difícil a escolha da árvore certa para o local certo, o que obriga á observação de outros factores que possam ajudar a diminuir a escolha desta ou daquela espécie para este ou aquele local. No desenho de projectos de um arruamento (principalmente) o tipo de raiz de uma árvore é um dos pontos fundamentais. Assim peço que me indiquem (se conhecerem) alguma publicação ou livro, ou enciclopédia, ou até um website que me possa ajudar. Desde já agradecido, despeço-me: João Fernandes
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.