Jump to content
Arquitectura.pt


Uhanam

Membros
  • Content Count

    8
  • Joined

  • Last visited

About Uhanam

  • Rank
    Turista
  • Birthday 07/29/1988

Redes Sociais

  • Website
    http://afogoncalves.wix.com/home
  • Linkedin
    http://pt.linkedin.com/pub/afonso-gon%C3%A7alves/37/838/5ab/
  • Behance
    https://www.behance.net/afogoncalves_arch

Meio Pessoal

  • Country of Origin
    Portugal
  • Qual o software de desenho que utiliza?
    AutoCAD

Meio Académico

  • Ano académico
    Nenhum já sou Arquitecto
  • Universidade
    Instituto Superior Técnico - IST

Meio Profissional

  • Profissão
    Arquitectura
  1. Boa tarde a todos Sou arquitecto jovem e à luz da escassez de oferta de emprego tenho iniciado alguma actividade de freelancer como modelador 3D e renderização. Recentemente encomendaram-me um pequeno trabalho nesta área e pedira-me uma estimativa do preço que lhes irei pedir pela prestação deste serviço. Como é a primeira vez que me confronto com esta pergunta gostaria de aqui perguntar o que seria um preço justo (por hora) a apresentar a este cliente. Trata-se de um trabalho de renderização e fotomontagem para uma sitting area num centro comercial. O trabalho terá a duração de uma semana, trabalho em casa e não tenho nenhuma deslocação ao local a fazer pelo que não terei despesas a considerar além do meu tempo. 10/15€ por hora parece um bom preço? Mais? Menos? Obrigado pela ajuda :)
  2. Há pouco tempo atrás houve um seminário na OA sobre o processo de emigração e trabalho no Brasil, não sei se teve oportunidade de ir assistir de maneira que deixo aqui a informação. Espero que ainda lhe seja útil. O que me ficou desse seminário é que se trata de um processo demorado visto que é necessário o reconhecimento das habilitações literárias por uma universidade brasileira seguido da inscrição na ordem dos arquitectos brasileira. Ao todo, o processo poderá demorar entre 3 e 4 anos até uma pessoa estar apta a trabalhar na total capacidade das suas funções e de acordo com a sua experiência e habilitações. Acredito no entanto que muita gente parte e ficam lá a trabalhar temporariamente noutras áreas enquanto espera que o processo termine. Além disto, ao que percebi, o governo brasileiro impõe às empresas a protecção da mão de obra nacional pelo que têm uma política de 2 para 1, ou seja, uma empresa só poderá contratar um português, por exemplo, se existirem dois brasileiros nessa empresa, 2 portugueses se existirem 4 brasileiros, etc. O problema que há no Brasil não é não haver mão de obra, por disso eles têm muita, mas sim de mão de obra especializada, daí que tanto se tem falado de procura de trabalho no Brasil. Aconselho a se dirigir à embaixada Brasileira onde estou certo de serem capazes de lhe fornecer mais informações.
  3. Não sei se ainda vou a tempo de te dar conselhos mas aqui vai. Acabei o Mestrado em Arquitectura o ano passado pelo Instituto Superior Técnico e já estou há cerca de um ano à procura de emprego portanto não sei a onde foram buscar esses 90% de empregabilidade. A acrescentar a isso acabei com uma boa média, tenho um bom currículo e portfolio mas até hoje ainda nada. But enough about that :P O curso no técnico é realmente bastante "técnico" na medida em que recebes uma formação bastante forte em aspecto ligados à engenharia. Só a título de exemplo tens cadeiras como Concepção e Dimensionamento de Estruturas, Resistência de Materiais, Matemática, Física das Construções, etc. Agora, não acho que este tipo de formação seja um inconveniente. Aliás até acho que mais escolas de arquitectura deveriam apostar na engenharia civil como complemento à arquitectura. Mas isso terás de ser tu a decidir. A escola do Porto tem sem dúvida mais nome, a nível nacional, que o Técnico tendo em conta os arquitectos de nome que lá se formara e leccionaram. O curso do Técnico é ainda relativamente recente (deve ter à volta de 12 anos) de maneira que ainda apanho de vez em quando pessoas que desconheciam a existência de um curso de arquitectura no Técnico. Eu não quero de maneira nenhuma dissuadir-te em te tornares um arquitecto mas sinto a obrigação de me juntar a essas pessoas que te têm vindo a advertir quanto às dificuldades que este ramo de profissão sente nos tempos de hoje. O problema não é a crise, apesar de não ajudar claro, mas sim a situação insustentável de existirem demasiadas escolas de arquitectura em Portugal. Simplesmente não há procura no mercado de trabalho suficiente para a quantidade enorme de arquitectos que se formam todos os anos. O meu pessimismo dir-te-ia para não entrares no mundo da arquitectura mas se arquitectura é de facto a tua paixão então acho que deves seguir em frente. Muitas vezes o que distingue um bom profissional de um mau é que um faz as coisas por gosto e o outro não. Aconselho-te no entanto a olhares para outras áreas como complemento à arquitectura. Aconselho-te ainda a explorares ao máximo os teus hobbies, qualquer coisa que te ofereça uma alternativa no caso do futuro se avizinhar incerto para ti. E se surgir uma oportunidade de saires de Portugal não penses duas vezes :P
  4. Boa tarde a todos! Vinha aqui perguntar se alguém tem conhecimento de ateliers ou firmas de arquitectura em Melbourne (ou arredores) que estejam a contratar jovens recém formados em arquitectura para estágios ou mesmo emprego full time. Vou fazer uma visita ao outro lado do globo ;) entre 15 de Junho e 21 de Julho e, apesar de se tratar de uma viagem de lazer, não me faz mal nenhum explorar as oportunidades que lá existam para um jovem como eu cheio de vontade de começar a trabalhar. Assim, dava-me jeito ter de partida algumas referências para saber exactamente onde perguntar. Obrigado!
  5. Mestre em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (2006-2011) Procuro estágio profissional de acesso à Ordem dos Arquitectos Disponibilidade imediata Contactos afogoncalves@hotmail.com afogoncalves@gmail.com +351 936 391 775 Manuais Prática em desenho livre e técnico Prática em modelação em vários materiais Software Conhecimentos avançados: AutoCad | SketchUp | Photoshop | Office Conhecimentos básicos: Revit | Rhinoceros 3D | Blender | Grasshopper | AutoLisp Portfólio + CV http://issuu.com/uha.../portfolio__pt_ Site http://www.wix.com/a...calves/profile#!
  6. Cumprimentos a todos os presentes no arquitectura.pt! Já sou membro desta comunidade há alguns anos mas só agora é que estou a cumprir as formalidades de apresentação. Então aqui vai: Chamo-me Afonso, tenho 23 anos e terminei recentemente o mestrado em arquitectura pelo Instituto Superior Técnico. De momento encontro-me à procura de uma posição de estágio de forma a poder ingressar na Ordem. Confesso que não está fácil :s Estou seriamente em pensar em sair em busca de pastagens mais verdes! Oh well... Bom, julgo que a introdução está feita agora o resto será com o tempo e com a participação mais activa da minha parte que me conhecerão melhor. Bem haja!
  7. Fui lá de manhã, e sim, eles têm muita coisa sobre este arquitecto mas não sobre a casa Shapiro que é justamente aquilo que eu preciso. Obrigado na mesma pela sugestão.
  8. No âmbito de uma trabalho de projecto, preciso de realizar um estudo sobre a Casa Shapiro, Filadélfia, 1959-73 do arquitecto Louis Khan. Agradecia se alguém me pudesse dar sugestões sobre onde posso encontrar informações sobre a dita habitação, quer em livros quer na net. Já tenho andado à procura mas não consigo encontrar nada na net e está-se a revelar difícil encontrar livros que falem sobre as obras, digamos, menos importantes de Louis Khan. Na biblioteca da Gulbenkian não encontrei nada que podesse ser útil e amanhão estou a pensar em ir à FAL e à ordem dos arquitectos ver se tenho mais sorte. Agradeço desde já qualquer ajuda. cumps.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.