Jump to content
Arquitectura.pt


Seraph

Membros
  • Content Count

    44
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Seraph last won the day on January 16 2009

Seraph had the most liked content!

3 Followers

About Seraph

  • Rank
    Frequentador
  • Birthday 07/06/1983

Redes Sociais

  • Website
    http://www.davidmares.pt.vu
  1. Design it: Shelter Competition Participação num concurso promovido pela Fundação Guggenheim e Google SketchUp, na qual sou um dos 10 finalistas do "People´s Prize". "Por ocasião das exposições Frank Lloyd Wright: De Dentro Para Fora e Aprender Fazendo, o Guggenheim e o Google SketchUp convidaram designers profissionais e amadores de todo o mundo a apresentar um 3D de um abrigo para qualquer lugar do mundo usando o Google SketchUp e Google Earth. Ao longo do Verão, cerca de 600 concorrentes de 68 países diferentes apresentaram projectos que atenderam aos requisitos da concurso. Os actuais estudantes da Frank Lloyd Wright School of Architecture, seleccionaram dez finalistas para o prémio People's Prize." A par do People's Prize, existirá outro prémio, o "Juried Prize" que será seleccionado por um grupo de especialistas. Concorri com o CBS - Cork Block Shelter, um abrigo em que o material de eleição seria a cortiça. Em termos de objecto formalizou-se uma peça algo "convencional", mas, com alguma preocupação nos materiais, no isolamento térmico e acústico (o que na minha óptica era essencial, visto que a finalidade do abrigo seria para descanso e estudo), ou seja, o conceito não se limitou a uma forma. Penso que será mais elucidativo ver o abrigo no site do concurso, onde está presente um pequeno texto de intenções, 4 imagens e um vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=er-J9TtW1VY A votação decorre até ao dia 10 de Outubro, podem ver o meu projecto de abrigo e o dos outros finalistas, e votarem em: http://www.guggenheim.org/new-york/education/sackler-center/design-it-shelter/vote-for-shelters Cumprimentos.
  2. Caro Gupyna, basta ver o tópico Casa Augusta Miranda do mesmo mestre... :margarida_beer:
  3. Hum... quanto às fotos acho que alguém se enganou na casa...
  4. O que eu gosto mesmo é o napperon ... :margarida_beer:
  5. O objecto em si parece-me interessantissímo... mas também muito disonante:\ Cumps!
  6. Penso que primeiro que tudo devias pesquisar sobre os aspectos técnicos do material antes de decidires se conjuga realmente bem com alvenaria de pedra. Digo isto porque existem algumas reticências quanto à resina fenólica aplicada em exteriores no atelier onde trabalho, se formos ver um exemplo de aplicação no Parque das Nações (penso que foi a 1a aplicação deste material em Portugal), vemos que o seu comportamento não é o melhor, acho que não tem grande resistência aos UV's. Por outro lado, é uma aplicação que já tem alguns anos, provavelmente o material já evoluíu e actualmente terá maior resistência... não tenho grandes conhecimentos sobre a matéria:s Cumps!
  7. Além de topografo, arquitecto agora também és psicólogo? 1º - não foi preciso terminar estágio nenhum (sim porque fiz dois, um curricular e outro para entrar na oa), porque durante esse período fiz muitos, fiz muitos licenciamentos e alguns projectos de execução, alguns fiz em equipa outros individualmente, certo que sempre em nome da entidade patronal; 2º - sim vão 7anos, 5anos de faculdade, 9meses de estágio curricular, mais 9meses de estágio da OA, fazer em menos tempo era impossível, o qualquer atelier que me deu estágio não foi pelos meus lindos olhos nem por cunha e por alguma razão deu-me um segundo estágio e findo este um contrato; 3º - é certo que nunca me "caiu do céu" uma proposta de trabalho a nome individual (nem nunca procurei), e mesmo que tivesse calhado, não o aceitaria antes de estar inscrito na OA visto não poder fazê-lo do início ao fim; 4º - se o Cobra ou o Zé o quiserem fazê-lo, quem sou eu para criticar, desde o ínicio que a minha crítica é sobre o que vem a seguir ao EP: assinatura de favor?, dtos de autor não precavidos?, reconheço que precipitei-me e exagerei com "o não está apto"; 5º - o estágio não nos ilumina, mas aproxima-nos da realidade da profissão e se você não pensa assim, é porque ainda não passou pelo estágio; 6º - para finalizar, pensei que você fosse uma certa e determinada pessoa, lol, que ficou muito ofendido/chateado comigo no último ano, mas pesquisando melhor não deve ser... se foi meu colega de turma já sabe quem sou... Cumps!
  8. ESQUEÇAM!!! Já desisti!!! Fiquem lá com a bicicleta... Juras Narayan??? pois não sei, acho que nunca fiz... ou então... até fiz demais, de tal forma que terminei o curso no período do "pelo menos" (6anos), ao contrário de certas e determinadas pessoas...:foto:
  9. Excluindo o do Seraph porquê??? Não me sei expressar bem, só pode! Eu não queria dizer que o Cobra não pode fazer estudos prévios! Estava a dizer que não está apto (precipitei-me sem conhecer as ditas intenções) numa perspectiva de projecto com possível continuação para as fases subsequentes feitas pelo Cobra. MAS, como sabemos o Cobra poderia fazer o licenciamento e execução e tudo mais, embora perante a câmara municipal teria sido o técnico inscrito que assinou o projecto que o fez, correcto? Como o disseste: "Numa pesrpectiva ética, não faz muito sentido elaborar um estudo prévio para um cliente, este aprova-o, sabendo que não lhe poderá dar continuidade. Senão entramos de novo em "esquemas"." Resumindo, quer fazer o Estudo Prévio, faça-o! Tem todo o direito. Depois vai para o Licenciamento? Faça-o! Não pode assinar? Entre em acordo com o seu amigo! Agora o que eu sempre quis dizer que sou contra, é que uma pessoa que não está apta para fazer um projecto do princípio ao fim, o faça e que para isso recorra a "esquemas" que resultam em assinaturas de favor, que maior parte das vezes os assinantes nem olham para os desenhos com olhos de ver, limitam-se a fazer o rabisco de marca, recebem por isso e ficam aos olhos da comunidade como sendo o autor da obra. E claro que deves cobrar!!! Espero que tenha sido explicíto na minha opinião! Bons estudos (também não percebi essa das palavras proibidas) Cumps!:foto:
  10. Como o gibag disse entramos em esquemas e era aqui que queria chegar! O Cobra vai elaborar, o que a meu ver é, a parte mais importante dum projecto. No entanto, de certeza que não vai esperar os 9 meses, que vão ser ainda mais porque infelizmente ainda não tem local de estágio, para passar às fases subsequentes. Argos (e vamos deixar os "ohs", ok? parece-me que é ser um pouco rude com alguém que nem conhecemos) concordo consigo, de modo algum se pode resumir a uma assinatura, não é ter o rei na barriga porque sinceramente nem assinei projecto algum até à data, mas acredito que a realidade não é tão idealista, ainda mais no nosso Portugal. O que não falta na nossa profissão são indíviduos sem ética capazes de usurpar os direitos de autor, quando estes não são precavidos e tão ou mais grave são os patos bravos que pegam em trabalhos alheios e ficam com os lucros! Mas mais uma vez concordo com o seu conselho Argos, procure alguém inscrito que seja de confiança e proponha-lhe uma parceria, e não se esqueça, como o gibag já referiu, dos direitos de autor. Cumps!
  11. Aconselho uma leitura light deste documento: Estatuto da Ordem dos Arquitectos, o qual na página 12 refere: "Capitulo Vi –Exercício da profissão Artigo 42.° Exercício da profissão 1. Só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, usar o título profissional de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão." e ainda: "3. Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente." Percebeu o que escrevi? Sejamos responsáveis... Oh Argos, também quer que vá dizer ao Frank Lloyd Wright? Pois, infelizmente não vivemos no Japão, portanto até prova em contrário e sem querer menosprezar, o Cobra não é nenhum Tadao Ando, portanto deve de agir de acordo com as regras do jogo! Sei que há muita boa gente que sem estar inscrita na OA "faz projectos" e depois recorre-se à assinatura por favor... ah também há documentação relativa a isso... Cumps!
  12. E já o informaram que não está apto para fazer um estudo prévio??? :\ Cumps!
  13. Interessante e pouco excentrico:devil: o que não é muito normal no Dubai... mas penso que a casca tem um efeito interessante e dá uma ilusão perspecticaB) agora, um pouco offtopic - todo o projecto megalómano para o Dubai tem esta apresentação, fazem ideia de que motor de render/software é utilizado para dar este aspecto "desenhado" ? Cumps!
  14. Independentemente de se considerar horrível ou não, penso que seja de louvar a criatividade no desenho do skyline, eu pelo menos, nunca tinha visto explorada esta ideia de desenho orgânico, quase que uma invocação às montanhas, ao invés das tipícas torres competindo umas com as outras em altura, resultando o skyline num gráfico de barras... Do pouco que vi, gostei! Cumps
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.