Jump to content
Arquitectura.pt


thiago7000

Membros
  • Content Count

    46
  • Joined

  • Last visited

About thiago7000

  • Rank
    Frequentador
  • Birthday 10/04/1984

Meio Académico

  • College (International Users)
    Universidade Federal de Alagoas
  1. Olá gaf! Saudações alagoanas!
  2. thiago7000

    Para pensar...

    Eu interpreto a frase do jornal de uma maneira diferente... Acho que às vezes você sofre mais pra COMEÇAR a trabalhar no seu projeto do que no próprio processo de trabalho. Comigo funciona assim... a maior luta é pra pegar o lápis, e sentar a mesa com um pedaço de papel... se isso acontece, metade do trabalho está concluído. Mas o que você falou também é um caso a se pensar... no início, eu me apegava a primeira idéia e fazia todo o projeto girando em torno dela. E muitas vezes, essa idéia nem era tão boa. Hoje, já sou bem mais flexível, e não tenho mais medo de recomeçar os trabalhos do zero utilizando novas idéias. Faz parte do processo.
  3. Bem, ninguém pode negar o grande arquiteto que é Siza Vieira. Se ele é uma grande influência pra mim, brasileiro do nordeste, imagine pra vocês que moram ao lado dele?! É um privilégio e uma honra ter a oportunidade de aprender com um dos melhores.
  4. Bom, como não moro por essas bandas, não sei muito sobre a realidade dos cursos... É assim tão radical mesmo? Você precisa ser sempre um Sizinha na FAUP?! E alguém poderia me esclarecer o porquê da escola do Porto ser tão forte em Portugal? Sempre estranhei o fato de nunca ter ouvido nada sobre Lisboa no campo de arquitetura, apesar de ela ser a capital deste país. Alguém poderia me explicar a diferença entre as duas escolas?!
  5. Por acaso encontrei isso aqui perdido no meu computador! :)
  6. Detalhe: o melhor das fotos do Rui Resende é o moleque fantasiado de Homem-Aranha passeando com a mãe na 3a. foto, uhauahua!!! Muito bom! :)
  7. E aquele jogo Portugal x Holanda, na copa do Mundo??? Caraca, muito booom, heheh, tava torcendo pra rolar mais pancadaria! De longe, o mais emocionante jogo de todos! E falando em seleçoes, o Felipão vai continuar técnico de vocês??
  8. Serve comércio informal?? Essa foto é de uma rua no Centro da Cidade de Maceió!
  9. Tens toda razão! Mas mesmo assim, um sítio na internet não é de todo inútil. :)
  10. Qual o site oficial do Sizinha??
  11. continuo fã da Pentel! 0.9!
  12. Pedro, isto também é novidade no Brasil e tal projeto existe em algumas poucas cidades, como Belo Horizonte. Não se sabe ao certo se vai vingar, ou mesmo se o governo pretende extender o raio dessa ação urbanística. O que acho meio difícil, já que historicamente, o governo brasileiro não parece dar a mínima para os rumos que nossa urbanização vem tomando. Quanto a especulação imobiliária, ela só existe onde há demanda por imóveis, correto?! E o que assistimos hoje, ao menos no Brasil, é o esvaziamento dos centros e o surgimentos de novas centralidades, por diversos motivos, como por exemplo os baixos índices de desenvolvimento econômico. Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre este tema, existe um texto chamado "Uma proposta de habitação social na região central de Belo Horizonte", do arquiteto Alexandre Brasil. Texto muito bom, recomendo a todos. Eis o link: http://www.mdc.arq.br/mdc/txt/mdc01-txt05.pdf
  13. Grande tópico!! :clap: Coincidentemente estava assistindo a 10 minutos atrás um documentário sobre o projeto de habitação social Nemausus I, de Jean Nouvel. Um ponto que eu gostaria de chamar a atenção é como o próprio sistema capitalista parece arruinar iniciativas como estas. Neste vídeo, que faz parte da coleção francesa Architectures, é dito que Nemausus I nunca passará de um protótipo (mesmo tendo sido uma proposta muito bem sucedida) porque, mesmo Jean Nouvel tendo conseguido construir um espaço de qualidade e com um espaço não-sei-quantos-porcento maior com uma quantidade menor de dinheiro, infelizmente os aluguéis são cobrados por metro quadrado. Ou seja, mesmo que tenha sido barato construir essas habitações com um espaço tão bom, o aluguel sai caro, exatamente por serem espaçosos! Bem contraditório isso... Outro ponto que queria destacar é que ultimamente, existe uma tendência de não criar novas habitações de interesse social em novas localidades periféricas, mas sim, requalificar espaços degradados e que já possuam uma infraestrutura consolidada, e assim, devolver a vida a estes bairros, sem gastar tanto. Isso significa que o dinheiro que antes seria destinado a instalação de toda a infraestrutura básica do bairro, será utilizado para revitalizar antigos bairros decadentes, sem que haja a formação de guetos, já que o bairro já está integrado à malha urbana.
  14. Vcs gastam muito tempo falando de Siza...
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.