Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Moderadores
  • Posts

    5034
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Reputation Activity

  1. Like
    JVS got a reaction from Nelson Correia in Noticias - Ordem dos Arquitectos   
    Alta e baixa de S. Martinho finalmente unidas por elevador

    Está finalmente aberta ao público uma das mais importantes obras da segunda fase de requalificação da vila de S. Martinho do Porto. Na passada sexta-feira, dia 10, e após sucessivos adiamentos, o Ascensor do Outeiro, um elevador panorâmico que liga as zonas alta e baixa da vila balnear, foi finalmente inaugurado, numa cerimónia que contou com o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, e à qual acorreram algumas dezenas de pessoas, que quiseram, sem demoras, experimentar o novo equipamento.

    A partir de agora, indivíduos com dificuldade de mobilidade, grávidas, idosos e adultos com carrinhos de bebé têm facilitado o acesso desde a Rua Vasco da Gama (a famosa rua dos cafés) até ao Largo Comendador José Bento da Silva, onde está um miradouro com vista privilegiada sobre a baía e sobre o casario da vila. Com cerca de vinte metros de altura, a nova estrutura envidraçada, de arquitectura contemporânea, faz a ligação entre quatro pisos polivalentes.

    O piso –1 destina-se a espaços de arrumos e sanitários públicos femininos e masculinos. No 0 há um espaço aberto onde se pode ver todo o edifício e existe uma caixa multibanco. Já no piso 1, o da entrada, vai funcionar o posto de turismo e uma zona de acesso à Internet, dando ainda acesso à escada pública de ligação ao Largo José Bento da Silva e a um bar com esplanada, na Rua da Bela Vista. No piso 2 existe um espaço multifuncional, com mobiliário amovível, que pode acolher actividades culturais.

    A funcionar todos os dias entre as 10h00 e as 21h00, o novo equipamento tem capacidade para carregar uma tonelada, transportando até um máximo de 13 pessoas por viagem, que é gratuita. Por tudo isto, o dia da inauguração do ascensor foi para o presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, “um dia grande”.

    Afirmando que a autarquia está a trabalhar em prol da população, Sapinho recuperou algumas das obras já concluídas, como a despoluição da baía e a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais, bem como a requalificação da marginal. Mas ainda há mais para fazer, como a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de efluentes suinícolas, o que deverá acontecer dentro de dois anos, e a resolução do problema do assoreamento da baía que será estudado em breve.

    Já o secretário de Estado, João Ferrão, considerou que o novo elevador é um “equipamento inteligente, porque ao mesmo tempo que é multifuncional, promove a mobilidade para todos”. Crente de que a estrutura terá um grande impacto na vila, tanto ao nível dos residentes como dos turistas, afirmou que o dia da inauguração se tratou do “primeiro dia do resto da vida de S. Martinho”. Num quadro mais amplo, o novo elevador enquadra-se na requalificação do litoral, que conta com o empenhamento do Governo e das autarquias.

    “Para termos orgulho no nosso país temos que contribuir para a sua requalificação”, referiu, acrescentando que “este projecto é sinal de que o país está a caminhar no bom sentido”.

    Quem também marcou presença na cerimónia de inauguração do Ascensor do Outeiro foi o presidente da Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo de Leiria/Fátima, Miguel Sousinha, o adjunto do Governador Civil de Leiria, Jorge Gonçalves e o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, Manuel Antunes Pereira, bem como membros do executivo camarário, outros autarcas e entidades.

    Adjudicado por 823,268 euros, o Ascensor do Outeiro acabaria por custar 942 mil euros, comparticipados por Fundos Comunitários. O aumento dos custos deveu-se a a alguns imprevistos e a trabalhos a mais. Na empreitada, da autoria dos arquitectos Falcão de Campos e Gonçalo Byrne, integram-se ainda as obras de requalificação do Largo José Bento da Silva.

    As obras que se seguem

    Ainda no âmbito da mobilidade em S. Martinho do Porto, a autarquia vai avançar com a ligação da Calçada D. Pedro V à Estrada Nacional 242.

    De acordo com Gonçalves Sapinho, quando as obras estiverem concluídas, a vila balnear passará a contar com uma larga avenida paralela à marginal e à linha férrea por onde se vai circular nos dois sentidos e que vai disponibilizar estacionamento para cerca de 400 automóveis. “Isto não resolve todos os problemas de circulação e estacionamento de S. Martinho, mas resolve alguns”, afirmou o autarca.

    A construção de um novo Centro de Saúde é aguardada há vários anos na vila e a autarquia já teve um terreno negociado, mas indicações vindas de Lisboa, que afirmavam que o terreno era pequeno demais para a estrutura, levaram à anulação da compra. Agora, Gonçalves Sapinho diz que está tudo encaminhado. “Estamos no bom caminho, já temos terreno e temos projecto”, garantiu.

    À margem da inauguração do elevador panorâmico, o autarca adiantou ainda que a mesma dupla de arquitectos, Falcão de Campos e Gonçalo Byrne, tem a seu cargo um projecto para a cidade de Alcobaça. Trata-se da remodelação da zona entre o Mercado Municipal e o Tribunal, em frente aos Paços do Concelho, um projecto que deverá ser entregue à autarquia no início da próxima semana, mas da qual o edil não adiantou mais pormenores.

    in http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=23607
  2. Like
    JVS got a reaction from Nelson Correia in Noticias - Ordem dos Arquitectos   
    Arquivo: Edição de 02-04-2009

    Economia

    Dirigentes da Ordem dos Arquitectos do Médio Tejo renovam mandato

    A lista constituída pelos arquitectos Rui Serrano, Pedro Costa, Ricardo Cabrita, Ana Barral e Telma Silva e suplentes José Tavares e Carlos Duque foi eleita sexta-feira, 27 de Março, para mais um mandato à frente do secretariado do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos (AO). A equipa agora reeleita, e que esteve na base da criação do Núcleo, com sede em Abrantes, pretende prosseguir com o trabalho desenvolvido e que se centrou no “reafirmar da importância da Arquitectura na região do Médio Tejo”. A tomada de posse tem lugar a 17 de Abril, na Biblioteca Municipal de Torres Novas. Na ocasião será lançada a sexta edição da publicação trimestral “Papel de Parede” e inaugurada a exposição “Gente da Casa.”

    in http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=385&id=52422&idSeccao=5776&Action=noticia
  3. Downvote
    JVS got a reaction from Spa_arquitectos in Temporal da Madeira 2010 e Ordenamento do Territorio   
    RT @rfam Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos (Versão 5 Minutos) http://is.gd/9b24U

    via twitter

    http-~~-//www.youtube.com/watch?v=aTf0h3nobAs

    RESUMO

    http-~~-//www.youtube.com/watch?v=I-xrpBMZmKY

    PRIMEIRA PARTE

    http-~~-//www.youtube.com/watch?v=1wL7ZtMLd34

    SEGUNDA PARTE

    Vale a pena ver os videos e comparar com as noticias.

    via youtube
  4. Downvote
    JVS got a reaction from AmaroGomes-arq in Viseu | Pousada de Viseu | Gonçalo Byrne   
    Pousada de Viseu, a maior Pousada de Portugal

    Esta nova unidade, com um investimento de 15 milhões de Euros, apresenta, entre outras novidades, o primeiro SPA Pousadas de Portugal, piscina interior e espaços particularmente concebidos para reuniões e eventos.

    Estão, assim, reunidas as condições ideais para uma estada perfeita de lazer ou negócios no centro histórico de Viseu.

    Com um total de 84 quartos e suites, o SPA da Pousada de Viseu é o primeiro espaço de lazer das Pousadas de Portugal, com uma piscina exterior e interior aquecida, sauna, banho turco, duche tropical, fonte de gelo, salas de massagens, sala de relaxamento, jacuzzi e ginásio.

    Um ambiente de tranquilidade e relaxamento que permitirá usufruir de excelentes momentos de descontracção que contribuirão, certamente, para o bem estar de quem os experimente.

    "Este é um projecto especial para o ano 2009 do Grupo Pestana pelo facto de ser a maior Pousada de Portugal e contemplar novidades como o SPA e piscina interior.

    Por outro lado, é o primeiro projecto de raiz do Grupo Pestana Pousadas em Portugal. É um marco histórico no novo conceito das Pousadas de Portugal”, realça Castelão Costa, Presidente do Grupo Pestana Pousadas.

    Localizada a poucos minutos a pé do Rossio, do Centro Histórico e do Museu Grão Vasco a Pousada de Viseu mantém a sua fachada majestosa e imponente, encimada por três estátuas – Fé, Esperança e Caridade.

    A imponência histórica do edifício conjuga-se com interiores modernos, completamente remodelados, proporcionando um conforto total. Um projecto assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne, também responsável pelo projecto de decoração de interiores.

    A Pousada de Viseu dispõe, ainda, de condições únicas para a realização de eventos e reuniões, como casamentos, apresentações, jantares de gala, cocktails, acções de formação, apresentações de produto, congressos e programas de incentivo.

    A Pousada dispõe de um Claustro interior coberto com capacidade para cerca de 500 pessoas e Salas de Reuniões com acesso ao terraço para cerca de 150 pessoas em plateia.

    A Sala de estar com lareira é ideal para os dias frios que se fazem sentir no Inverno. Para além desta sala existe também um espaço reservado a fumadores.

    Para os apreciadores de golfe e hipismo, encontra-se a 18 km um campo de golfe e centro hípico.
    Como é inevitavel a gastronomia regional faz parte integrante do conjunto de serviços Pousadas.

    No Restaurante Dão Lafões e no Restaurante Viriato, com acesso directo ao exterior, é possível degustar os melhores pratos da região.

    Para começar petiscos regionais como truta de escabeche ou frigideira de enchidos da beira com broa frita. De entrada presunto serrano com pêra em vinho e queijo da serra e mil folhas de morcela e maçã. Nos peixes a destacar a Açorda de Bacalhau com Camarão e os Filetes de Polvo com migras de broa e feijão-frade.

    Para os apreciadores de carne fica como sugestão as costeletas de cordeiro grelhadas com arroz de feijão malandro e lombo de novilho em pau de louro com molho de queijo da serra. Para terminar com toda a doçura a tarte de feijão estaladiça com sorvete de limão e tulipa de canela com arroz doce e abacaxi. Estas são apenas algumas das iguarias que podem ser degustadas a partir de agora na Pousada de Viseu.

    Todos os domingos ao almoço haverá um buffet regional destinado quer a hospedes da Pousada quer a clientes que não estejam alojados.

    A 80 km da Serra da Estrela, 96 km de Coimbra, 80 km Aveiro, 130 km do Porto e a 290 km de Lisboa, a Pousada de Viseu encontra-se na localização perfeita para desfrutar de todo um valioso património no interior centro de Portugal, rico em cultura e gastronomia.

    in http://hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=1038
  5. Like
    JVS reacted to tatlin in Lisboa | Terminal de Cruzeiros de Sta. Apolónia | Rui Alexandre   
    Foreign Office Architects Yokohama International Port Terminal Este terminal de cruzeiros tem uma a vantagem de colocar os navios na perpendicular em relação a margem, o Siza fez um com o mesmo esquema para a Grécia, penso que aplicado em Lisboa ajudaria a evitar o forte impacto que vão ter uns quantos navios de 3000 passageiros em fila, isso sim uma autentica muralha opaca.
  6. Downvote
    JVS got a reaction from portugese in Lisboa | Edifício Compave, hotel e escritórios| Ricardo Bofill   
    Jah comecou. Comecaram a demolir os edificios. E jah sabes da nova torre que vao construir onde eh Maternidade? Eh altamente. Desenhada por um atelier norte-americano. Vai-se chamar Grand Hotel of Lisbon. De momento nao sei onde estah a noticia mas podes pesquisar na net. Como sempre esta malta nunca quer saber da envolvente para nada. Nem tem em conta o Sheraton nem o Imaviz. O que eh que achas?
  7. Like
    JVS got a reaction from Leonor Cício in O Ultimo Filme que Vi   
    Eh triste... acabou em grande. A juventude tem destas coisas... perdem-se na droga e morrem... quando nao morrem caem no abismo... forever.
  8. Downvote
    JVS reacted to lllARKlll in Torres Vedras | Centro de Saúde | Manuel Alexandre Silva Fernandes e Alexandre Silva Fernandes   
    Na senda de uma das minhas últimas sessões fotográficas, que versam sobre equipamentos de saúde, resolvi colocar aqui o novo (aberto há 4 anos +/-) Centro de Saúde de Torres Vedras, espero obter fotos interiores mais Tarde.
  9. Downvote
    JVS reacted to JAG in Reputacao   
    Interesseiro!
    LOL



    Acho bem o sentido de humor!
    Por acaso deu para rir... quando cliquei... :)
  10. Downvote
    JVS got a reaction from m a r g a r i d a in O Ultimo Filme que Vi   
    .
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.