Jump to content
Arquitectura.pt


jotinha3

Membros
  • Posts

    9
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by jotinha3

  1. Eu no meu trabalho abordo diversas perspectivas. O silêncio como um ponto de partida para o processo criativ, como linguagem, como sentimento, etc, pois a minha dissertação é mesmo só sobre este tema. E tudo partiu do meu fascínio pelo lado emocional que a arquitectura é capaz de proporcionar, como refúgio. Kaz, será pedir de mais ou poderás ajudar-me quanto a dissertações ou teses sobre este tema? Eu tirei o curso no Porto, e aqui não encontrei praticamente nada. Será que por Coimbra ou Lisboa encontrarei?

  2. Peter Zumthor diz: "Acho muito bonito construir um edifício e pensá-lo a aprtir do silêncio." É nesta perspectiva que surge a ideia de silêncio. Não podemos aproximar este conceito do vazio, nem dissociá-lo do som. Som e silêncio complementam-se. O ritmo existe na arquitectura, mas existem simultaneamente as pausas. Se nao houvessem pausas jamais se daria valor ao ritmo, se não houvesse ritmo, não existiam pausas. Temos de encarar o silêncio como complemento e não de forma solitária. Existe o silêncio do pensamento onde se enraíza a criatividade e onde o arquitecto encontra as ideias da sua obra. É fundamental entendermos o conceito e não nos limitarmos à definição do dicionário. A criatividade, a imaginação, a utilização dos conhecimento, o ultrapassar o limite do domínio da visualidade, transformar-nos-á em arquitectos distintos, que marcam pela diferença.

  3. A minha dissertação de bolonha que está agora no seu início, pois estou no 5ºano também vai com toda a certeza centrar-se nesse tema. Já tinha ouvido falar nesse livro e já o tenho nas minhas referências bibliográficas, aliás, os dois! Tens mais algumas recomendações? :)

  4. É bastante interessante o tema do Silêncio na Arquitectura. O Miguel Sousa tocou em pontos fundamentais. Quero também mencionar outra obra do Arq. Siza, a Adega Mayor... que para mim é o auge do Silêncio em Arquitectura, no qual muito ajuda a paisagem em que se insere harmoniosamente, como se pousasse naquela enconsta magnífica, encenando em segredo, numa dualidade apaixonante. Alguém sabes mais sobre este tema? Livros, Artigos, Teses... etc. etc. etc.?

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.