Jump to content
Arquitectura.pt


freelander

Membros
  • Content Count

    79
  • Joined

  • Last visited

1 Follower

About freelander

  • Rank
    Frequentador
  • Birthday 11/25/1977

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    aacarquitectos.lda
  1. tenho uma duvida quanto ao director de obra. pertencendo eu ao quadro de uma empresa de construção. As obras em que ela participe eu tenho, forçosamente, que assumir a direcção de obra. a duvida consiste nos eurosXD não levem a mal, não estou à espera de ficar rico a fazer isto. Contudo, disseram-me que para além do valor que recebo mensalmente pela empresa, deveria receber um "bonus" por cada obra que a empresa execute. isso é pratica comum? ou o valor que recebo mensalmente já complementa esse facto. No maximo teria (caso eu assim o entendesse) que ser ajustado á realidade do actual situação, certo? obrigado.
  2. Boas... Umas pessoas amigas, precisam de fazer uma maquete para a escola (secundario) da pousada sta marinha. Pediram-me ajuda para arranjar informação sobre ela... Tenho andado a ver se encontro o projecto pela net... em livros, etc, etc. Confesso que estou com pouco tempo para dedicar a esta procura e por isso este pedido de ajuda a ver se alguem conheçe algum site, ou alguma publicaçao que fale sobre a pousada e tenha alguns desenhos tecnicos. obrigado.
  3. Encontrei mais qualquer coisa http://www.prodisplay.com/intelligent-glass.html Só que tudo "lá fora". Em portugal... nada?
  4. Boas... Tenho andado a analisar umas peliculas para colação em vidro, que permite torna-lo opaco ou translucido..... para já encontrei duas soluções. uma da http://vmcsystems.pt/, que é a tal pelicula. outra é http://www.arquitetura.com/tecnologia.php?id=2&id_tec=20040203155322, conhecem mais sistemas? fonecedores? obrigado
  5. só como curiosidade, deixo aqui um excerto do requerimento para pedido de licença de utilização. vejam a parte sublinhada desculpem o off topic
  6. ahaha tá tudo doido!!! a mim, a resposta foi dado pela OA Norte!
  7. meus amigos, esta fase já está ultrapassada :p agora é o nº1 do art 63 da lei 60/2007 a dar problemas. Então não é que querem termos de conformidade dos projectos para pedidos de licença de utilização. Parece que vou ter que abrir mais um topico XDXDXD
  8. Boas.. desculpem a demora, mas a vida tem andado agitada. Falei com a OA. No fundo, o que se passa, é a troca do nome. O director de fiscalização é o "antigo" director de obra. É por isso, obrigatorio para todos as obras e terá(?) que ser contrato pelo dono de obra. O director de obra, é o tecnico que o empreiteiro tem no seu quadro e que passa agora obrigatoriamente a ser também responsavel pela obra. No fundo, creio que é para evitar aqueles tecnicos que assinam o alvará e que nunca sabem o que o empreiteiro andam a fazer. Agora a responsabilidade é bem maior. Quanto áquele artigo (e que muitas duvidas me levantou) em que falava de uma possivel não obrigatoriedade de director de fiscalização, tem haver com a isenção de licença conforme o Dec Lei 60/2007. Por exemplo, se for uma obra de alteração de caixilharia, não precisa de director de fiscalizãção.
  9. pois é uma grande questão. Já pagam para a drecção de obra. E agora anda vão pagar pela fiscalização. E se eles não quiserem? A minha duvida é que para já só esta camara é que me está a exigir. E para contrapor precisava de ter fundamentos. Vou tentar falar com a Ordem na segunda. De qualquer forma parece-me um pouco estranho obrigar um requerente a ter uma fiscalização.
  10. Ok, isso é mais ou menos o que pensava. Contudo, tenho uma camara que me notificou para apresentar um termo de responsabilidade do director de fiscalização, para uma moradia. Sou obrigado a apresentar???
  11. No artigo 14º do D.L. 31/2009, no nº2, diz o seguinte. "2 — Para efeito do disposto na alínea d) do número anterior, nos casos em que não seja legalmente prevista a existência obrigatória de director de fiscalização de obra, cabe ao director de obra o dever de requerer, nas situações e termos previstos na referida alínea e com as necessárias adaptações, ......" Quais são esses casos? Quando é que não é obrigatoria a existencia de um director de fiscalização. Já procurei em todo o lado e não encontro nenhuma referencia a isto. ALguma coisa me está a escapar...:)
  12. Tenho procurado, mas não tenho encontrado.... gostaria de tirar um curso/formação de SCIE, alguem sabe onde? preferencialmente, zona norte. Obrigado
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.