Jump to content
Arquitectura.pt


Diehl

Membros
  • Posts

    5
  • Joined

  • Last visited

Diehl's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputation

  1. JoaoPedroSilva, Pedro Barradas e Acustekpro ! Com as informações que os companheiros me repassaram e a diversidade de possibilidades pertinentes a meu caso, pude assimilar os cuidados que devo ter na instalação e escolher a melhor opção de material. Até a pesquisa na internet tornou-se mais direcionada e proveitosa com no mínimo um acréscimo substancial no vocabulário ligado à vedação acústica. Aliás, pude perceber que esta lã de rocha, para meu caso, não seria o material mais indicado; mas como ganhei, a solução é adaptar. Como vcs podem ver, a resposta dada ao Pedro Barradas dá o rumo que pretendo tomar, onde o custo e a falta de espaço balizam a decisão. Mais adiante, posto aqui a eficácia da solução aplicada. Grato a todos. Abraços. Diehl
  2. Estou tentado a recobrir a placa de lã com plástico mesmo, mas caso mostre-se inadequado no dia-a-dia , fiquei bastante interessado nesta tua indicação de placas de aglomerado negro de cortiça ou mesmo a outra. Pesquisei na internet sobre as características da cortiça e encaixa-se bem na minha necessidade. Como tenho pouco espaço, estas lâminas tem a vantagem ainda de serem oferecidas em espessuras bem finas. Além das dicas da turma do fórum, estou constatando em pesquisas na internet que esta lã de rocha não deve ficar exposta no ambiente; sempre recoberta ou enclausurada. Sobre a ventilação e grelha atenuadora, estou dando uma atenção especial. Aderir esponjas é uma boa.
  3. Em meu tópico esqueci de citar que possuo pouco espaço nesta casamata, não me permitindo sobreposição de muitos materiais. Pensei de inicio em proteger estas placas de lã de rocha com plástico, evitando que a ação dos ventiladores impregnem o ambiente com micropartículas do material, afetando inclusive o funcionamento do compressor (filtros de ar). Conforme vc citou, esta lã é um material absorvente acústico (e não isolante). Será que a sobreposição de outro material (plástico, por exemplo) poderia afetar sua eficiência acústica ? Acessei o link referenciado e estou analisando as possibilidades de uso dos painéis isolantes citados.
  4. Quanto ao acabamento interno não tenho preocupação; estou privilegiando a eficiência de funcionamento do compressor. Conforme vc salientou sobre o cuidado no manuseio, a liberação de partículas é um fato. Logo, concluo que faz-se necessário que estas placas de lã estejam acondicionadas atrás de uma parede falsa ou ensacadas, para que a ação dos ventiladores não impregnem o ambiente com micropartículas, podendo, creio eu, com o tempo, saturar os filtros de ar do compressor. A dúvida que persiste é se a interposição de uma parede falsa (madeira, gesso, etc) ou uma capa plástica poderia afetar a eficiência acústica da lã na absorção dos sons ?
  5. Olá pessoal, possuo junto a minha residência uma casamata de alvenaria pequena (1,10 X 0,90 X 0,55 m) que abriga um compressor de ar bem barulhento. A poluição sonora nas dependências contíguas ao equipamento é bastante acentuada, não resolvendo fechar janelas e portas. Ganhei de um familiar placas de Lã de Rocha ( espessura de 6 cm), com o fim de realizar a vedação / isolamento / tratamento do som proveniente desta casamata. Tenho as seguintes dúvidas para instalar este material: 1- Esta placa de lã libera algum tipo de felpa, exigindo o manuseio com luvas e máscara ? 2- A aplicação será feita nas paredes internas da casamata. Qual a melhor maneira de se instalar estas placas de lã: parede falsa de madeira para conter o material, ou aderida a um compensado e este preso às paredes de alvenaria, ou as placas ensacadas e fixadas às paredes, etc ? 3- Haveria perda de eficiência no isolamento acústico ao antepor-se algum material entre a lã e o equipamento? 4- Finalmente, se esta lã de rocha libera felpas, havendo o trabalho do motor com ventoinha e de um ventilador para ventilar o equipamento, caberia envolver as placas em plástico ? Grato pela atenção e pelo socorro a tantas dúvidas. Roberto Diehl
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.