Jump to content
Arquitectura.pt


Caires

Membros
  • Content Count

    6
  • Joined

  • Last visited

About Caires

  • Rank
    Turista

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    Secretaria Regional do Ambiente
  1. É bem verdade! Hoje em dia penso, tanta disciplina que tive, que ainda não percebi para quê? E tantas outras que poderia ter tido e não tive! Por acaso a de construções foi das mais produtivas e com aplicação. Teve piada...
  2. A pergunta não tem nada de especial, uma dúvida rápida, uma pergunta rápida, à espera de resposta rápida! Como sabe todos os dias aparecem mil e um novos decretos, mil e uma novas portarias, etc, é complicado, mesmo com as novas tecnologias ( que tb não existiam no meu tempo) estar a par de tudo. E estamos sempre aprendendo, né? Nem só os estudantes têm dúvidas! E mesmo o que aprendemos durante o curso mtas vezes encontra-se desfazado da realidade. Enquanto estudantes tomavamos tudo como certo, rigoroso...lei é lei, hoje em dia,é tudo mto relativo e passivel de ser questionado, acho eu... penso que o importante é o bom senso acima de tudo. Não fiquei ofendida, apenas achei piada considerar logo que era estudante.
  3. Caro Pedro, obrigada pela informação, de qualquer modo e não querendo ser presunçosa, penso ser capaz de pesquisar na internet sobre este tema, por essa razão e em reunião com a minha equipa pluridisciplinar, levantou-se a questão se não haveria legislação recente mais específica sobre este assunto. Existindo esta ferramenta (que nos poupa imenso tempo) e porque toda a legislação pode ser analisada, discutida e como sabe, interpretada de diferentes formas, decidi colocar a questão neste forúm para facilitar a pesquisa e ver que discussões poderiam surgir. Infelizmente, o meu professor de construções já faleceu e tratando-se de uma questão sobre legislação específica tb não é através da análise de revistas que chegamos lá. Obrigada
  4. Alguém me pode informar sobre legislação específica para projetar edifícios mistos de habitação/comércio/serviços. Principalmente sobre espaços comerciais e suas exigências funcionais e compartimentação obrigatória. Gostava de saber por exemplo: se os meios de comunicação vertical poderão ser comuns às diferentes atividades; no mesmo piso poderei ter serviços e habitação; quais as necessidades em termos de couretes;etc Obrigada.
  5. Olá, estás na FAUTL ;)... Fiz esse exercício a 16 anos atrás! na altura tinhamos de registar o percurso num caderno diário. Consulta os livros do Gordon Cullen, nomeadamente a "Paisagem Urbana", tem alguns grafismos que poderão te ajudar para além dos temas e da interpretação que ele faz da paisagem, que são mto interessantes e actuais. Concordo com a ideia de que podes construir um painel com a planta do percurso, fazendo sobressair os pontos mais relevantes, ondes apresentas os teus desenhos. Diverte-te. Este exercício é simples e não é preciso stressares:)
  6. Olá a todos. Tenho uma dúvida em relação aos afastamentos laterais obrigatórios para a construção de moradias. Considerando os afastamentos obrigatórios entre edificações estipulados no REGEU e PDM's (geralmente 3m), surgiu-me agora a dúvida se estes afastamentos serão obrigatórios na construção de estacionamentos em cave, ou seja, estando a construção enterrada, fará sentido marcar estes afastamentos nas caves?
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.