Jump to content
Arquitectura.pt


Geodo

Membros
  • Content Count

    4
  • Joined

  • Last visited

About Geodo

  • Rank
    Turista
  • Birthday 27-04-1958
  1. Consultando o Anexo XIV do RGSPPDADAR - Decreto Regulamentar nº. 23/95 de 23 de Agosto, o diâmetro mínimo do ramal de descarga de uma banheira é de 40 mm (quarenta mm). Neste caso, sugiro o recurso a dois sifões de pavimento, um para cada uma das instalações sanitárias. Normalmente, os ramais de descarga dos sifões de pavimento têm o diâmetro de 75mm. Estes ramais conduzem as águas residuais a uma caixa de reunião ou aos tubos de queda (sendo de prever um tubo de queda por ramal de descarga,... a não ser que as ligações sejam desniveladas...). Nota: Os ramais de descarga das bacias de retrete têm o diâmetro de 90mm.
  2. Geodo

    ZwCAD 2009

    Há uma versão progecad 2008 Small 8.0 - freeware - no site da progesoft.com, para uso não profissional que tem apenas uma ou outra funcionalidade não disponível. Pode servir para experiência ou para "ligeiros" trabalhos. Nas plotagens, aparece uma legenda no fundo do tipo "uso não comercial",... mas podem depois imprimir noutro lado...
  3. Como já disseram, a obrigatoriedade de instalação de painéis solares decorre do DL 80/2006, da existência de área disponível no quadrante Sul e da inexistência de obstáculos significativos,... estando fora de questão se o investimento é rentável ou não. Citando as P&R da ADENE, como sei se um obstáculo é significativo para efeitos de isenção da obrigatoriedade da instalação de colectores solares? Podem-se considerar obstáculos significativos, os elementos construtivos ou outros permanentes que se interponham entre os colectores solares e o sol de uma forma significativa quer em termos de área, quer em de período de interposição. Alguns elementos como postes de iluminação, de telefones ou equivalente são considerados obstáculos não significativos. Calcula-se o Esolar (sem obstrução) com o programa Solterm e o Esolar (com obstrução). Se a razão entre o Esolar (com obstrução) e o Esolar (sem obstrução) for inferior a 0,7 pode-se considerar que o obstáculo é significativo, não havendo a obrigatoriedade de instalação de painéis solares.
  4. Perito Qualificado do SCE encontra-se disponível para colaborar com gabinetes de Arquitectura/Engenharia, de preferência no distrito do Porto, para a elaboração de Projectos de Verificação do RCCTE e emissão de Declarações de Conformidade Regulamentar (DCRs). Carlos Costa, PQ01113 geodo.cc@clix.pt CE/DCR - 963062631
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.