Jump to content
Arquitectura.pt


DonoObra

Membros
  • Content Count

    3
  • Joined

  • Last visited

  1. DonoObra

    Rede de esgotos

    Na realidade o arquitecto é o cooordenador dos projecto e simultaneamente autor do projecto de águas e esgotos. Daí eu recorrer a este forum e esperar pela generosidade dos participantes com competência nesta área... Então se o mínim para banheiras é 63mm, poderia aumentar a tubagem de descarga para 75mm (ao contrário de a reduzir) fazendo a redução para 50mm à entrada do sifão de pavimento, será isto ? Obrigado
  2. DonoObra

    Rede de esgotos

    Olá a todos, Eu não sou arquitecto como se depreenderá das questões que coloco, sou dono de obra e infelizmente o arquitecto projectista não está cá, por isso agradeço as vossa ajuda para o seguinte: 1) no meu projecto de águas e esgotos , licenciado, duas IS adjacentes têm 6 ligações a um tubo de descarga de 90mm. O empreiteiro levanta-me problemas dizendo que não é exequível. Se o projectista assim o calculou, qual o problema? 2) Em projecto, e resultanto dos cálculos de caudal, existem ligações de 63mm (banheiras) e 50mm ao mesmo sifão. O empreiteiro diz que não existem acessórios para 63mm e quer reduzir tudo para 50mm. É isto verdade ? Não existem acessórios ? Se fosse o caso não seria de aumentar os de 50mm para 63mm? Grato pela vossa ajuda.
  3. DonoObra

    Planos de Segurança e Saúde

    Olá a todos, Alguém me ajude aqui com esta questão: Não intervindo duas ou mais empresas (incluindo entidade executante e subempreiteiros) em simultâneo na empreitada, não é obrigatório a nomeação de coordenador de segurança de acordo com o Dec 273/2003. Assim sendo, é necessário o PSS ? Não se rege a empreitada pelo regime geral de SHST ? Obrigado.
×

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.