Jump to content
Arquitectura.pt


tchitcha

Membros
  • Content Count

    5
  • Joined

  • Last visited

About tchitcha

  • Rank
    Turista
  • Birthday 01/07/1978
  1. Gibag: Obrigado pela resposta. Eu sei que este assunto já foi amplamente abordado noutros tópicos, mas em todos os que li, quer neste portal, quer em portais semelhantes, ainda não consegui obter uma resposta concreta. De tudo o que me foi possível aprofundar, o sistema com foamglass parece ser o mais adequado, mas os preços versus garantias não são em nada os melhores. Para lhe dar um melhor ideia do sistema com foamglass, posso-lhe dizer que o seu acabamento final, em nada tem a ver com os sistema teoricamente mais conhecidos (ETICS com EPS ou Cortiça). Enquanto que os dois últimos têm um acabamento à base de resinas e com uma espessura média de 3 mm, o sistema com foamglass é executado com recurso a cal hidraulica e atinge espessuras nas ordens dos 15mm. Ora o problema está aí. Cal hidraulica. Pela "pouca" experiência que tenho, a ideia da cal hidraulica ainda me traz alguma objecção. Basicamente e indo directo ao assunto, o que procuro é uma informação sobre o foamglass, informação essa vinda de um terceiro. Nada de comerciais ou aplicadores, mas sim de um técnico que tenha algum conhecimento de causa e que me possa informar do comportamento do sistema com foamglass num longo prazo, visto que em Portugal o mesmo chegou cá à apenas 2/3 anos.
  2. Após mais algumas pesquisas, verifiquei que neste momento existem 3 principais materiais para usar em revestimento exterior com sistema tipo "ETICS". EPS (vulgo esferovite, polietireno expandido), cortiça e foamglass (placas de fibra de vidro). Mas como é dificil falar com alguem isento, geralmente falo mais com comerciais, está-me a ser dificil verificar qual a melhor solução (técnica, custo, manutenção e durabilidade). Será que me podem ajudar?
  3. Caro Pedro_bdea. Respondendo à sua pergunta. Não, não trabalho na SAPA. Apenas fiz uma obra onde foram aplicados caixilihos da SAPA, série Slimslide. Não sendo conhecedor profundo, nem da slimslide nem da Vitrocsa, apenas limitei-me a dar uma opinião quase generalista sobre a série Slimslide da SAPA. Mas permita-me discordar de alguns pontos. -A Slimslide é uma série de colagem/vidro estrutural. -Realmente não permite panos de vidro com qualquer altura ou largura, mas julgo que a Vitrocsa também não. A slimslide permite àreas de vidro com 5 m2 e a Vitrocsa 6 m2. Corrija-me se estiver enganado. - Relativamente ao desempenho térmico e acústico, não me posso prenunciar pois não conheço a ficha técnica da Vitrocsa. Posso-lhe é dizer que apesar do desempenho da Slimslide a esse nível apesar de não ser excepcional, está acima de muitas outras séries do mercado. No que concordo consigo é que a espessura do perfil central da slimslide em nada é comparável com o da Vitrocsa. Se por acaso algo que foi escrito não corresponder à verdade, peço desculpa, pois apenas cito aquilo que é referenciado em várias fichas técnicas. A minha intenção é a de ajudar alguns colegas e não promover qualquer tipo de produto.
  4. Boas. Ultimamente têm estado a surgir algumas técnicas de isolamento pelo Exterior. Além do mais conhecido "Capotto" ou "Etics", surgiu recentemente o sistema Foamglas, que em vez de utilizar o tradicional poliestireno expandido e resinas cimenticias, utiliza placas de fibra de vidro e argamassas à base de cal hidraulica. Já ouviram falar neste último sistema? Se já, é realmente melhor que o "Capotto". Quais as vantagens e desvantagens? Conhecem outro sistema? O meu muito obrigado a quem me puder esclarecer.
  5. Se pretenderes um caixilho de alumínio, aconselho-te o slimslide da Arkial. Consulta em www.slimslide.pt Poderá ter um inconveniente. É uma série de correr. Não sei se interessa. De resto, é muito semelhante ao Vitrocsa, e em termos de execução poderá trazer alguns problemas, pois necessita que as paredes e pavimentos estejam 100% aprumados e nivelados. Dado que é uma perfil muito fino (daí esconder-se bem no acabamento), a sua má aplicação poderá dar origem a empenos e fragilizar a vedação. A Arkial, inclusivé, só o fornece a aplicador autorizados/certificados pela SAPA. É uma série desenhada pelo Arq. Souto Moura, e relativamente cara.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.