Jump to content
Arquitectura.pt


jonyol

Membros
  • Posts

    10
  • Joined

  • Last visited

About jonyol

  • Birthday 22-04-1984

Redes Sociais

  • Website
    http://www.medicoesacusticas.blogspot.com

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

jonyol's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputation

  1. "Eu tb quero muito um ferrari, mas não é por isso que deixo de andar de carro" Eu também gosto muito quando tenhos logo os dados todos dísponíveis. Neste momento tenho alguns projectos em stand-by porque me falta a estabilidade. Estou há espera desses dados há um mês. Claro que só vou tocar no projecto quando tiver esses dados, no entanto já ando em conversações com os arquitectos para tomar algumas opções. Por vezes os prazos não nos permitem esperar eternamente, senão tenho apenas umas horas para realizar o projecto e nesse caso, garantidamente que os erros serão muitos. (não há ovos sem galinhas)
  2. Sim mas a sua resposta foi muito pouco flexivél. Não me diga que não executava um projecto se não tivesse os mapas de vãos, ou se não tivesse o projecto de águas. Bastava uma simples conversa para saber o que se esta a pensar implementar. Aquilo que fala, seria o ideal mas a coordenação das equipas e dos tempos de resposta de cada um nem sempre o permitem.
  3. Se só se fizessem projectos quando temos esses dados todos na mão, então era necessário muito tempo para fazer alguma coisa. Claro que os mapas de vãos são necessário, claro que o projecto de estabilidade é necessário, claro que é necessário o projecto de redes de águas. Mas quantos projectos é que já começou tendo esses dados todos na mão????? Normalmente essa troca de dados vai decorrendo ao longo de algum tempo... "Os dados não são necessários para a Certificação da ADENE.... são logo à partida necessários para o Projectista de RCCTE... mais tarde transmitidos(através do Projecto já elaborado) ao Perito que irá Certificar o dito e emitir o CE."......tal como eu já tinha referido, para certificar o projecto, esses dados são necessários. "O projecto de Estabilidade é essêncial, para quantificar as PTL e PTP... o tipo e espessura dos elementos estruturais.".....também já tinha mencionado. "O Projecto de rede de Agua, também"....já li isso neste tópico É necessária alguma flexibilidade das duas equipas para que as coisas corram bem.
  4. exactamente, esses dados serão necessários para a certificação do projecto na ADENE.
  5. Exactamente. Normalmente os paineis solares considerados em projecto sofrem algumas alterações, visto que as pessoas tentam adquirir aqueles a que têm mais fácil acesso. No entanto os paineis teram que ser similares ao projectados.
  6. Para a obtenção da licença de habitabilidade/utilização, isso irá depender da câmara. No entanto se se tratar de um projecto certificado, isso será muito complicado, porque neste momento as novas moradias têm que ter pelo menos classe B e sem paineis solares é muito complicado. Poderá ser excluida a utilização de paíneis (desde que bem justificado) caso não existam coberturas bem orientadas (orientadas a sul) mas acredite que os paíneis são uma boa solução. Dos projectos que tenho feito, as pessoas estão bastante contentes.
  7. Para a realização de um projecto de térmica, é conveniente que sejam fornecidas para além da arquitectura (plantas, cortes, alçados, planta de implantação) o projecto de estabilidade, ou pelo menos uma noção de qual a estrutua a utilizar. Isto porque sem o projecto de estabilidade é impossível efectuar o calculo das pontes térmicas planas e lineares como é obvio. O projecto de águas também poderá ser útil, mas neste campo, basta um email para saber se a rede de águas será em PEX ou não, porque caso seja, é necessário descontar 10% ao rendimento do equipamento (esquentador, caldeira etc). Os mapas de vão também são uma boa ajuda, pois nem sempre é possível saber as alturas dos vãos através dos alçados e dos cortes. Estas coisa ficam mais ou menos alinhadas ao fim de 2 ou 3 projectos, porque começa-se a conhecer a forma de trabalhar das pessoas e depois é mais simples.
  8. De há algum tempo para cá, a questão dos paineis solares e dos sistemas fotovoltaicos tem vindo a ser explorada. Eu próprio tentei informar-me ao máximo sobre a utilização destes dois sistemas e consegui aprender bastante pela leitura de dois manuais que estão disponíveis na internet. Aqui fica o link para quem estiver interessado. http://www.greenpro.de/po/index.html
  9. Engenheiro Civil, menbro da ordem dos engenheiros mostra a sua disponibilidade para colaborar com gabinete de arquitectura ou arquiteto na elaboração de projectos de acústica, térmica e ainda na certificação energética de edifícios e na realização de ensaios acústicos.
  10. Sere este tópico para fazer a minha apresentação. Sou Engenheiro Civil, formado pela Universidade de Coimbra e descobri recentemente este forum. Decidi inscrever-me pois julgo que a partilha de informação e de conhecimentos é a melhor forma de construir algo de bom e útil. Sou ainda bastante novo, no entanto pela minha experiência profissional, possuo já alguns conhecimentos nomeadamente nas áreas de acústica e principalmente de térmica. Neste momento trabalho numa empresa que se dedica essencialmente à componente de projecto em engenharia acústica e ensaios acústicos. Se puder ser útil em alguma questão não exitem em perguntar. E já agora aproveito para divulgar o meu blog, passem por lá e deixm a vossa opinião
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.