Jump to content
Arquitectura.pt


tiago_ra

Membros
  • Content Count

    4
  • Joined

  • Last visited

About tiago_ra

  • Rank
    Turista

Meio Académico

  • Erasmus College
    Milão

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    Arquitraço
  1. Olá queria debater neste espaço as obras e falta de qualidade arquitectónica apresentadas pelo Vereador do Ambiente, Espaços Verdes, Plano Verde, Higiene Urbana e Espaço Públicos, José Sá Fernandes. Não tenho qualquer vocação Política, apenas estou preocupado com a qualidade das obras apresentadas por este senhor na cidade de Lisboa. Chamo a vossa atenção para o desenho de espaços exteriores do Bairro Azul, para o qual irei apresentar algumas imagens, que testemunhem a falta de desenho e rigor arquitectónico para aquilo que foi feito, e esteve a cargo do gabinete do vereador do ambiente. Também sei que foi este mesmo gabinete que acabou com o quiosque antigo do Jardim das Amoreiras e meteu lá aquele trambolho sem escala e sem qualidade na pormenorização, estando também a desenvolver vários projectos de quiosques com o mesmo desenho (do jardim das amoreiras) para outros locais da cidade. Este gabinete também é responsável pela entrega do projecto da Praça do Comercio sem concurso, pelo jardim dos girassóis entre outros.
  2. Já estive em projectos que foi pensado o sistema todo de ar condicionado, de forma a este estar escondido, mas mesmo assim passado um ano os moradores conseguiram arranjar o pior sítio para meter a porcaria do aparelho. É uma questão cultural, ou falta dela!
  3. O problema das placas dos estabelecimentos comerciais, chega a ser pior que o das marquises. Seria interessante promover uma campanha para harmonizar os toldos dos restaurantes, lojas, "snack bares" e afins. Se viajarem para algumas das cidades italianas como por exemplo Bolonha, (neste caso os toldos das janelas das casas), os toldos têm todos a mesma cor, sangue de boi, dando quase uma imagem de marca à cidade. Temos que saber promover as nossas cidades, principalmente quando a nossa economia depende tanto do turismo, e uma imagem limpa, quase uniforme poderia ser bastante interessante. Em relação aos aparelhos de ar-condicionado, que também esta campanha abrange, não sei se já repararam mas agora que andam a instalar a fibra-óptica, andam a aparecer umas caixas pretas nas fachadas dos edifícios, ou seja, começa-se uma campanha para sensibilizar as pessoas em relação aos malfadados aparelhos de "climatização", para estes serem substituídos por caixas e fios ( o meu edifício, qualquer dia não tem janelas, pois os cabos eléctricos, que temos na fachada, crescem como trepadeiras) de empresas privadas que nada têm que ver com os moradores das habitações! Abraços
  4. Em relação aos aparelhos de ar-condicionado, devia-se começar por dar o exemplo nos edifícios do Estado. Basta andar à volta da Praça do Comércio para ver a quantidade de aparelhos instalados nos edifícios da câmara de Lisboa e nos edifícios dos ministérios. Já agora devia fazer-se uma campanha anti-outdoors de publicidade, pelo menos para haver uma redução destas, pois qualquer dia não se consegue andar nas ruas. Uma vergonha também são os cartazes políticos que decoram as nossas principais praças, que de campanha para campanha, vão aumentado o número de cartazes, e quando as eleições acabam temos que aturar os cartazes no mesmo local sem que estes sejam recolhidos. A cidade de Lisboa precisa de uma lavagem a nível de poluição visual! Também acho completamente absurdo a quantidade de paragens de autocarros de diferente design que existem nas ruas de Lisboa, sendo também, infelizmente, verdade que as principais praças só servem para estacionar os autocarros da carris, e para colocar cartazes publicitários, não existindo imaginação por parte de quem lidera na câmara para repensar a forma como estas (as paragens) devem ser distribuídas na cidade. Os postes de iluminação (design) também variam de rua para rua sem critério nenhum, salvo seja os antigos postes de iluminação que variavam consoante a importância da rua onde se encontravam. etc...
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.