Jump to content
Arquitectura.pt


b_arantes

Membros
  • Content Count

    3
  • Joined

  • Last visited

About b_arantes

  • Rank
    Turista
  • Birthday 02/13/1982

Redes Sociais

  • Website
    http://arq-arantes.daportfolio.com/

Meio Profissional

  • Instituição/empresa onde trabalha
    freelancer
  1. Isso acaba por ser muito pessoal :p E relativo ao que se destina! o mais divulgado, pela força histórica que possui é o 3Dstudio aliado à complexidade de modulação que permite e capacidade de renderização, com vários renderizadores de plug-in à disposição. Mas existe imensas opções consoante ao que se destina. No meu caso uso o maya, devido a achar o seu ambiente mais intuitivo para mim. e de o considerar de fácil utilização, apesar de agora usá-lo unicamente para renderizar, visto ter começado a modelar em Rhino, o qual considero com maior potencialidade na modelação, e de fácil adaptação para quem está habituado ao AutoCad! Mas o Maya sempre teve o melhor renderizador, o MetalRay que é dos mais complexos mas um dos melhores do mercado, apesar de já estar no 3DStudio. Em termos de comparação tanto o 3Dstudio como o Maya como o Cinema 4D estão ao mesmo nível, apesar de cada um estar vocacionado para destinos diferentes, e acaba por ser, como já referi uma opção pessoal. Para rederizar existem várias opções com bons resultados, o artlantis (mais simples e intuitivo), o maxwell, o kerkythea (que além de muito bom é grátis). Na modelação destaco, além dos anteriormente referidos, o Blender , também grátis, mas com uma capacidade de modelação muito potente, e muito bom a renderizar, tem a desvantagem de ao primeiro olhar ser muito complexo, mas por quem conheço que o usa, passando essa adaptação inicial, é dos mais intuitivos e fáceis de usar. O sketchup, devido à facilidade e rapidez (e óptimo quando em paralelo com o kerkythea). Mas estes todos são mais usados para quem vai modelar muitas coisas de raiz, criar formas complexas ou pouco convensionais. Para usar como Cad que também faz 3D, e optimizar o trabalho de escritório tanto o ArchicaD e o Revit são boas opções, apesar de os renderizadores deles serem maus, mas podem ser usados com qualquer um dos renderizadores que referi anteriormente. Mas estes programas não são indicados para quem pretende criar formas complexas, pelo menos nas versões que acompanhei, eram muito limitados, e obrigavam a um trabalho mais demorado. Além destes programas que referi existem inúmeros no mercado, é uma questão, repetindo outra vez o mesmo, de ver o que se pretendente (se é para cliente ou para concurso, formas "convensionais" ou formas "complexas", se é para concepção se é mais para optimização do trabalho) e além de tudo, como em tudo ter mãozinhas XD, pois já vi renderes feitos em Cinema 4D piores do que se faz em AutoCAd, e ja vi em rhino com um simples plug-in não muito potente, como acabamento perto do real.
  2. Não estão a fazer uma tempestade num copo de água? Primeiro é trabalho (e isto é uma página de oferta de trabalho), e se é coisa que me ensinaram desde da minha infância é que trabalho honesto não faz mal a ninguém! E até se encontrar algo melhor, é melhor que o desemprego, no qual muitos colegas nossos estão, e pelo menos é algo ligado à área, em vez da caixa do pingo doce no qual outros estão! Não estou ver, que quem tentar esta perspectiva, seja alguém que queira um trabalho para toda a vida! E sempre pode ver isto como uma oportunidade para adquirir contactos (algo fundamental na nossa área) de ateliers, para mais tarde conseguir trabalho. E sinceramente quem melhor para vender livros de arquitectura do que um arquitecto? É uma prática comum lá fora (ok esqueço-me que um arquitecto português não pode fazer outras coisas , como é o exemplo da faculdade, dos prof’s ficarem chateados por terem de fazer investigação, um reflexo da mania da importância do título que nós portugueses temos que é bastante irritante). Além de que me chateia alguém a tentar vender-me um livro de “decoração” como se fosse de “Arquitectura”, sem perceber as diferenças! Não conheço a editora, mas pelo que os meus colegas que estão em Espanha dizem, têm um bom trabalho com qualidade. E é uma sucursal ou uma spinoff da Gustavo Gili. Por isso presumo que tenha qualidade! Além de que mesmo à comissão deve compensar mais do que trabalhar num atelier em Portugal, porque sejamos sinceros, somos muito mal pagos, e a maior parte das empresas vivem à conta de mão de obra grátis, o chamado estagiário (a nova designação para escravo?)! E temos de estar abertos a novas oportunidades de mente aberta, se somos arquitectos somos capazes de aprender com tudo o que fazemos, gostemos ou não, se ficarmos fechados no nosso mundinho não vamos a lado nenhum, não crescemos!
  3. Ok, cm base na discussão, eu opto pelo maya! Tendo de aprender o software para a cadeira de seminário, fiz um dos tutoriais base de modulação e o resto foi senso comum, bastante intuitivo a meu ver, é só procurar e ler os icons como atenção! Além que o help do maya é bastante completo! algumas opções base dele vem de origem enquanto que no 3 studio max tinhas que adquirir o plugin (além de que faz tudo que o 3ds faz,pelo que comparei, por isso em modulação e renderização andam quase a par)! Eu gostei mais por causa de animação, também bastante intuitiva, pelo menos a necessária à nossa área, visto ter de prender rapidamente por mim mesmo para um trabalho de 3D que fiz! e para primeira tentativa, o resultado foi melhor do que estava à espera, e com o computador que tinha! Por isso digo que é intuitivo. Para quem quer um programa óptimo para animação, com boa capacidade de renderizar e de modulação, o maya é uma óptima escolha! Mas para quem quer simplesmente um renderizar melhor que o cad, o viz serve! O Cinema 4D não conheço bem nem nunca mexi por isso não posso compara, mas pelo que tenho lido ainda é inferior ao maya! Depende do que se pretende atingir! é uma escolha com base na necessidade! Mas nem tudo são rosas, o maya peca pelo facto na importação de de sólidos de autocad, as texturas serem difíceis de aplicar a esses elementos importados, mau plug-ins, mas que devem ser agora resolvidos visto pertencer ambos à autodesk (que surpresa), e desde que ela não o estraguem...
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.