Jump to content
Arquitectura.pt


marco1

Membros
  • Content Count

    533
  • Joined

  • Last visited

2 Followers

About marco1

  • Rank
    Mestre
  • Birthday 12-05-1962
  1. Embora o decreto das acessibilidades não estipule que o bidé tenha que ser acessivel, diz que a I.S.( casa de banho) acessivel tenha que o ter.
  2. muito interessante essa condição que foi imposta. Ou seja hugom, enterre o projecto tal qual ele está e depois "verifique" onde terá que reajustar pois é mesmo uma boa forma de testar a sua solução interior, tanto mais que um museu vive essencialmente do seu interior e do que expoe.
  3. tiago... não deve ter lido tudo, em todo o caso repare que quando está a projectar está a projectar o quê??? pinturas ou uma construção??? arquitectura mesmo no papel é construção, pode é não ser concretizada fisicamente e não ter o crivo da experiência vivida e do tempo.
  4. bem não concordo, a arquitectura ainda no papel não é só teoria pois é um processo em que o autor já tem uma carga do antes testado que o leva a projectar no papel, dai que para mim arquitectura é construção mesmo que não materializada, assim como não existe a meu ver construção que não seja arquitectura, o que existe é sim má arquitectura, senão vejamos: quando se fala e admira certos conjuntos de edificação ou mesmo certas construções rusticas isoladas elas não foram "feitas" nem por arquitectos mas no entanto tem uma lógica quer funcional quer construtiva bem adequada á função a que se destinavam, isto para mim tambem é arquitectura. Ou seja tudo o que é construção é arquitectura, pode é ser má arquitectura quer programaticamente quer gramaticamente.
  5. Eu não entreguei, e disse que entregaria com as especialidades. Isto á funcionária que quando lhe fiz esta pergunta não soube responder. vamos ver se virá então algum oficiozito a dizer que " nós aqui fazemos assim" :s)) mas tambem só não entreguei porque não estava a contar com isso e queria mesmo entregar hoje o projecto.
  6. Boas tardes a todos gostaria que alguêm me soubesse dizer onde está na lei ou qual a legislação onde está expresso que num processo de licenciamento ( arquitectura 1º) de uma moradia a ficha deve ser entregue logo com o projecto de arquitectura obrigado
  7. sinceramente acho um disparate esta campanha, seria mais interessante lançar uma campanha a favor das varandas ou seja fazer as "coisas" pela positiva, num sentido mais amplo. É bom poder estar numa varanda de um prédio, mas reconheço tambem que em certas orientações solares e até em termos de vistas, mais vale mesmo é fechar a varanda.
  8. Na minha opinião que vale o que vale, sem conhecer as plantas arrisco-me a dizer que que parece um bom projecto "estragado" com a solução adoptada para os revestimentos quer exteriores quer interiores, tudo muito o que está mais na "moda". Exigia-se face á simplicidade volumetrica, uma maior depuração nesse capitulo dos revestimentos.
  9. não é necessário ter jeito para o desenho á mão, é necessário aprender a desenhar, que o desenho mesmo todo torto transmita algo, que seja a extensão do pensamento, da ideia, do que se vê. Isso no curso de arquitectura na cadeira de desenho é bem "ensinado". Verifica antes se consegues visualizar mentalmente um espaço e de varios angulos se depois o conseguires desenhar de alguma forma e fiquem com uma noção desse espaço, já é meio caminho andado.
  10. Tsu... investigue as soluções utilizadas na casa da música no Porto. A revista THE PLAN nº 10 por exemplo tras pormenores sobre este projecto.
  11. Acho que a comparação credivel seria ver em termos do sector público ( por exemplo na camara) quanto está estipulado para essas categorias profissionais. Não tenho aqui essa tabela mas penso que na internet não deve ser dificil lá chegar.
  12. Pode-se entender que se tem de cumprir com o 4.9 então está inserido no capitulo do percurso acessivel, ora então estamos a falar das zonas que consideramos acessiveis no projecto, se eu considerar que no fogo apenas considero acessivel o minimo exigido no ponto 3.3.7 então nos vãos das varandas, arrecadações e terraços do fogo não é aplicável esse 3.8 /4.9. Esse arquitecto da camara tal como o Pedro diz está ao abrigo do excesso de zelo, a ser pura e simplesmente "mauzinho" e quanto muito podia pedir um parecer á ccdr ( acho que é assim a sigla) pois existe uma dúvida efectiva.
  13. marco1

    porque será...

    concordo plenamente
  14. marco1

    porque será...

    libertad isso deve ser genético do português e a prova está ai, não deixas-te de na tua opinião ser afinal aquilo de que te queixas. Como jovem que és e dizes que gostavas de .... e mais instrutivo, estás um pouco caustico demais e já a classificar e julgar muito pela negativa. Faço ideia quando chegares á minha idade. Repara bem no post inicial e vê como existem formas mais subtis de dizer algo.
  15. marco1

    porque será...

    arklab olha eu sou assim um pouco para o burrinho, então se puderes fazer o favor, podias-me explicar melhor o que queres dizer. se não incomodar muito, agradecia.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.