Jump to content
Arquitectura.pt


Bártolo

Membros
  • Content Count

    10
  • Joined

  • Last visited

  1. Não, foi mesmo o Paulo Mallen da Ordem dos Arquitectos Sul!
  2. Aqui está a resposta que me foi dada pela Ordem ao colocar a questão da necessidade de fiscalização em obras particulares. No que diz respeito à questão colocada, não nos parece que seja obrigatório a existência de um director de fiscalização por parte do Dono de Obra. O artigo 93º do Decreto-Lei nº555/99 de 16 de Dezembro com a redacção da Lei nº60/2007 de 4 de Setembro reporta-se à fiscalização administrativa, que é da competência do presidente da câmara municipal. O facto de não existir director de fiscalização poderá impedir o cumprimento do disposto no nº1 do artigo 63º do Decreto-Lei nº555/99 de 16 de Dezembro com a redacção da Lei nº60/2007 de 4 de Setembro, com as consequências estabelecidas no nº2, alínea a) do artigo 64º do mesmo diploma
  3. Bom dia! Se ajudar a zona do mercado posso ver isso!
  4. Pois vão, mas o DR 9/2009 não fala de cércia.
  5. Bom dia! Aminha duvida prende-se na definição de cércea, devemos considerar o que a maioria dos regulamentos diz ou seja a dimensão vertical da construção, contada a partir da cota média do terreno no alinhamento da fachada voltada para o arruamento público até à linha superior do beirado ou platibanda ou guarda de terraço ou a definição que está no site da DGOTDU que diz que a altura da edificação ou cércea é a dimensão vertical medida desde a cota de soleira até ao ponto mais alto do edifício, incluindo a cobertura e demais volumes edificados nela existentes, mas excluindo chaminés e elementos acessórios e decorativos, acrescida da elevação da soleira, quandoaplicável.
  6. Bom dia a todos e aproveito para desejar um bom ano de 2009! Alguém me pode dizer se é possivel conciliar a direcção técnica de obra com a fiscalização da mesma e autor do projecto com fiscalização, obrigado?
  7. Obrigado Pedro! Já existe um nº de processo e deram parecer sobre a arquitectura.
  8. Bom dia! Alguém me pode esclarecer se um pedido de informação prévia sobre a construção de uma habitação, tendo dado entrada em Janeiro fica isento do novo regulamento do RCCTE que deu entrada em 1 de Julho de 2008. Cumprimentos!!!
  9. Obrigado Daniela e a todos pelas respostas.
  10. Boa tarde a todos!!! Alguém me poderia esclarecer quais as peças desenhadas que se tem de entregar com as telas finais, algumas câmaras pedem o projecto completo (Arq.) outras pedem apenas as plantas, enfim... Onde podemo ver isso? Obrfigado!!!
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.