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Nemezis

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  1. Não diria exactamente o mesmo. O AutoCAD é um programa de desenho técnico e impressão de projectos; O Autodesk VIZ é um programa de modelação, rendering e animação básica, quer de projectos feitos em AutoCAD, quer de objectos criados de raiz no próprio VIZ. Esta é a diferença, são 2 softwares diferentes; como a empresa que os desenvolve é a mesma, têm a tendência de ir parar ao mesmo, até porque estão intrinsecamente ligados. Resumidamente: um é para projecto e imprimir, o outro é para desenhar mais livremente, animar, e criar imagens realistas.
  2. AutoCAD ou Illustrator ou Freehand ou CorelDraw, é à escolha do cliente :)
  3. É natural que use menos recursos, se for a placa gráfica a fazer o tratamento gráfico do espaço, materiais, e iluminação, deixando para o processador o trabalho restante no software de modelação. :)
  4. A transparência que o Pedro Barradas falou não é bem transparência; como ele referiu, é uma forma de esbater a imagem, mas os objectos que estão atrás da imagem continuarão a não aparecer; o elemento imagem continua opaco.
  5. Essa dúvida está um pouco mal colocada. Pretendes fazer transparência na imagem colocada com o comando IMAGEATTACH ou pretendes gerar um render com transparência? Se for a primeira, não dá. No caso da segunda, pode-se gravar o render com o formato TGA, com a opção 32 bits (24 bits + Alpha; em AutoCAD 2007). A transparência será regulada pela ausência de objectos na imagem (um objecto = opaco; área vazia = 100% transparente). Para mais rigor nesta transparência, terás de controlar no material dos objectos.
  6. Era isso mesmo que eu fazia quando trabalhava na reprografia da faculdade resulta muito bem, com excepção dos ficheiros com elementos específicos do formato DWG (alguns tipos de hatches com gradientes, etc..). Mas resulta, o banner desaparece :p
  7. Era o que faltava Muito bom :nervos:
  8. Mais uma vez obrigado pelo apoio de todos. Vou continuar a colocar mais tutoriais (recentemente coloquei um sobre vidro e um pouco de água, embora não tivesse saído mto bem). Vou tentar colocar vários tutoriais de interesse comum, mas só mesmo com o tempo ;)
  9. Com este tutorial vou explicar como desenhar vários tipos de Vidro. Desde vidros básicos, transparentes, até vidros mais trabalhados, com reflexões, refracções, etc. Abordarei ainda algumas formas de desenhar o material da água, pois ambos estão intrinsecamente ligados, como materiais. Os tópicos principais serão então: 1. Alterar os valores essenciais para o material vidro 2. Usar funções intermédias e avançadas para vidros complexos 3. Criar água dentro de um recipiente (copo, garrafa, etc..) Primeiro, vou começar por alterar o tipo do material para Raytrace, usando o botão que tem o nome Standard (o tipo de material do slot seleccionado). O render mostra como fica o material tal como está. Pode ser suficiente para uma amostra, mas não para um trabalho final. Um dos passos básicos é definir a cor do vidro. Essa cor define-se no pequeno rectângulo inicialmente preenchido a preto, ao lado do do controlador Difuse. Ao clicar nesse rectângulo, podemos escolher nova cor para o material. Ao lado, em Transparency, definimos o outro parâmetro básico do vidro: a transparência. Adicionei ainda um mapa especial, o Fallof, associado à transparência. Usem o pequeno botão quadrado ao lado do campo onde inserem o valor da transparência, e escolham Fallof na lista que aparece. Este mapa vai associar o nível de transparência à opacidade do material (num vidro, quanto mais inclinado o ponto de vista, menos transparente fica). O resultado: Para adicionar o mesmo tipo de realismo com o mapa Fallof, mas associado ao nível de reflextão, vou ao botão quadrado ao lado do controlador Reflect, e escolho novamente o mapa Fallor. Contudo, preciso carregar uma vez no botão com as duas setas Swap Colors/Maps, pois a posição inicial das duas cores, preto e branco, estão inversamente colocadas para o que pretendo fazer. Depois na secção Maps, seleccionamos o nível de reflexão para aproximadamente 50; dependendo do tipo de vidro, podemos usar valores diferentes. O render ficou: A partir deste ponto, é uma questão de acertar alguns pormenores, nomeadamente: - Ajustem a posição do recipiente transparente algumas milésimas de unidade ligeiramente acima do objecto onde está colocado. Isto para evitar que a face inferior do recipiente se misture com a superfície sobre a qual assenta. - No caso de terem água no interior, façam como na imagem que mostro abaixo: desenhem uma forma no interior do copo, cujo vértice extremo esteja localizado dentro do vidro. A curvatura ligeiramente para cima serve para simular uma beira de água mais realista. - Estes materiais vidro que referi podem ser usados em cenários em que o vidro assuma alguma importância; no caso de terem uma janela ou elemento de vidro que não tenha relevância para a imagem final, não façam material Raytrace; em vez disso, usem o material Standard com alguma opacidade. Agora vou adicionar um outro tipo de mapa aos mapas de transparência do material vidro, e água. Como já disse, a água tem de ser uma forma que não seja coincidente com o vidro, de preferência, que fique dentro deste. Na secção Maps em cada material, vou substituir o mapa Fallof da transparência pelo mapa Thin Wall Refraction. Clico no nome Fallof, depois no botão com o nome do mapa, e na lista de mapas, escolho o Thin Wall Refraction. Ainda no material da água, vou adicionar o mapa Noise associado ao tipo de mapa Bump. Os 2 materiais ficam assim: Com estas alterações, o render deverá ficar algo com este aspecto: O essencial do vidro e água está explicado. Agora coloco algumas variações com sombras, para que fiquem a conhecer as diferenças entre elas, apesar de não as explicar neste tutorial. Sombras diferentes interagem de forma diferente com os materiais transparentes. As mais indicadas são as sombras Raytraced, pois elas têm em conta o nível de transparência do objecto para escurecer ou não a sombra. Para alternar o tipo de sombra, escolham uma luz, e alterem na secção General Parameters. Shadow Map Raytraced Shadows Area Shadows Se a água e o vidro estiverem muito opacos, experimentem aumentar os valores de transparência Espero que esta breve explicação seja útil Download do ficheiro .max aqui: vidro_max.zip (35.2 KB, formato 3ds max 9)
  10. Eu também tinha isso, eram uns quantos MB Edit: Vi agora os ficheiros, têm 118 MB no total, disbribuídos por vários rectângulos que se montam no autocad (basta inseri-los com o ponto de referência 0,0,0 que ficam no sítio exacto) Se quiseres posso disponibilizar-te estes 3 packs de zips com os ficheiros de Lisboa, no meu servidor de FTP
  11. Uma vez li algures que o Google andava a planear um PC - Google PC. Com sistema operativo Google, e outras googlices... :nervos: :nervos: :nervos: Não podiam comprar a CP nem a REFER? Assim os meus pais viviam numa casa melhor E em relação a isso das coisas inacabadas. Acho preferível algo inacabado mas simples e que funciona ultra rápido; do que um interface complexo, cheio de lixo gráfico, e lento a abrir. (Gmail vs Hotmail) Só tenho pena que a Microsoft empurre as pessoas para criarem emails @hotmail ou @msn para usarem o Messenger, quando tal é absurdo. É possível usar o Messenger com qualquer email; eu uso o meu @gmail associado ao Messenger. Porque é verdade que a Microsoft tem coisas de qualidade (estou a referir-me ao hardware, eles têm uns joysticks porreiros...), eles só precisam fazer as coisas mais simples e sem tanta opção no mesmo sítio. Sempre que passo por uma página hotmail ou msn fico com os olhos em bico com tanto ruído gráfico (banners, menus, opções, links, e mais links ainda, tudo espalhado e desorganizado).
  12. Pois é, esqueci-me que a minha faculdade também tem dessas coisas Como nunca usei, não me lembrei :)
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