Jump to content
Arquitectura.pt


Miguel K

Membros
  • Content Count

    154
  • Joined

  • Last visited

  1. Como quando me chamou de "Miguel K manias??" sem qualquer provocação?
  2. Hmm ok, já entendi. Sabe o Joel que há muitos cursos de arquitectura, podem ser feitos em part-time. Assim já não teria essa sensação desagradável de inferioridade.
  3. Ah, pelo que entendo é então o serralheiro que deve definir qual o software a usar. Ideia interessante. Pobre carpinteiro... De qualquer maneira, quem envia os desenhos para o serralheiro é o empreiteiro, através da preparação de obra, não o arquitecto.
  4. É uma ideia curiosa: Os arquitectos têem que usar softwares que sejam compatíveis com todas as especialidades que contratam: Civil, Avac, Medidor, Electricidade, Águas e Esgotos, Térmico, Acústico, Paisagísmo... Como coordenador, contratante e pagante, tenho tido a arrogância de pensar que a compatibilização de ficheiros deve estar do lado deles, cada um com o seu software de eleição. Mas às tantas devo estar enganado, pelo menos do ponto de vista de alguns desenhadores que têem que limpar meia dúzia de tramas: Pago, selecciono os colaboradores, coordeno o trabalho deles, assumo a responsabilidade de erros de coordenação, mas mesmo assim sujeito-me às suas manias. Infelizmente tenho visto essa atitude por parte de um número crescente de gabinetes, provávelmente os mesmos que pensam que o arquitecto apenas serve para por uns frontões no fim do projecto, ou mesmo só para assinar os desenhos e o termo de responsabilidade. Agora a sério: Se passava assim tanto tempo a limpar desenhos vindos do ArchiCAD, talvez valesse a pena comprar uma licença do dito, de modo a ser o gabinete dos engenheiros a converter os ficheiros para o fromato que mais jeito lhes dá. Porque o ArchiCAD permite preparar tradutores e filtros de modo a exportar DWGs, DXFs, PDFs ou outros de um modo limpo.
  5. Já agora, uma observação ao título do tread. "Qual o melhor software de desenho de arquitectura". Faz tanto sentido como "Qual o melhor software de processamento de texto", e depois listar os mesmos programas.
  6. Penso que é útil elaborar sobre a definição de qualidade. Se por qualidade entendemos as caraterísticas gráficas dos desenhos 2D de pormenor, penso que ambos os softwares são equivalentes, tanto no output como no esforço para lá chegar. Se, por outro lado, estivermos a falar de modelação, não há comparação. No caso do ArchiCad, o processo lógico é modelar o que se vai construir, com o pormenor que for possível. Os desenhos resultam deste modelo. Foi por isso que comparei estes sw a veículos, pondo o Autocad na gama das bicicletas e o ArchiCAD na dos aviões supersónicos. Com a vantagem deste avião custar cerca de metade de aquela bicicleta :D
  7. Parabéns pela escolha. Essa afirmação está ao nível de: "Ainda não pilotei um F16, mas sei que em terra se consegue fazer o mesmo que com uma bicicleta" Sim, consegue-se, mas quem haveria de querer fazer o mesmo? :D
  8. Ou um canivete suiço. Tem tesoura, faca, pinça, lupa, bussula, serra, abre garrafas, abre latas e lima, e nenhuma dessas ferramentas funciona em condições.
  9. Não vejo o que essa afirmação tenha a haver com o facto de eu corrigir uma afirmação sua que se prova totalmente errada, mas provávelmente é a estratégia da vitimização. Diz agora que não é parâmetro para classificar softwares, mas foi o próprio Flocky que afirmou Ou seja, fez questão de afirmar categóricamente que o Allplan tem mais clientes que o ArchiCad, e quando lhe mostrei com números concretos o contrário, diz agora que não é parâmetro de classificação. Em que é que ficamos? Só é parâmetro de classificação se for favorável ao seu software de eleição?
  10. Caro Flocky Concordo plenamente. Os google trends apenas indicam as buscas que os utilizadores das interwebs fazem sobre um dado produto, ou seja, apenas nos permitem afirmar neste caso que para cada busca feita ao Allplan há 5 feitas ao ArchiCAD. Quanto aos números de utilizadores do Allplan, e segundo os dados disponíveis na página da Nemetschek: http://www.nemetschek.com/en/home/the_company/brand_portfolio/allplan.html toda a suite Allplan, que inclui 5 softwares diversos (Allplan Architecture, Allplan Engineering, Allplan BCM, Allplan IBD e Allfa) totaliza 60.000 licenças. Na mesma fonte, o ArchiCAD (que é apenas um software), tem 100.000 utilizadores: http://www.nemetschek.com/en/home/the_company/brand_portfolio/graphisoft.html Por isso, caro Flocky, a sua afirmação categórica "de qql forma dentro do grupo o produto com mais clientes é ALLPLAN" é frontalmente contrariada pelos dados disponibilizados na página da Nemetschek. Bom trabalho
  11. Gostava de saber onde estão publicados esses dados. Como não tenho acesso a eles, apenas posso fazer um google trends, e verificar que o termo Archicad tem, básicamente, 500% mais procura que o termo Alplan: http://www.google.com/trends?q=archicad%2C+allplan&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.