Jump to content
Arquitectura.pt


Erasmus vs Intercâmbio


Cinaminaminamina

Recommended Posts

em relação ao erasmus eu fui no 4º. normalmente o pessoal vai no 4º e 5º. Mas tive colegas erasmus da roménia que foram no 3º ano e um espanhol no 2º. Mas penso que se tira muito mais proveito quando se está mais avançado. Até porque como muita gente especula que erasmus é só festa e férias, ou está bem enganado ou as experiencias que conhece são oportunidades perdidas. O erasmus serve para conhecermos pessoas, trocarmos contactos, conhecer métodos de trabalho distintos, um ensino diferente, viajar, fazer palhaçada, mas acima de tudo o que guardamos no fim é a imensa aprendizagem que se foi fazendo a cada dia que estivemos lá fora. Pelo menos eu sinto isso, não tive em erasmus só para ir prós copos, pra isso vou prós copos aqui que é mais barato!

Link to comment
Share on other sites

asimplemind o problema do erasmus é esse, conhecer pessoas ou melhor fazer amigos e depois 'deitar fora'. Isto é, é tudo muito bonito quando estas de erasmus, toda a gente vem ao mesmo. Quando chegas ao teu pais continua tudo a ser bonito nos primeiros meses e depois foi-se tudo... Acabou-se...
Salvo meia duzia de excepçoes, são 'amizades preservativo', usa e deita fora.... Tal como o Programa Erasmus, usou, foi giro, agora mete po lado e pronto!
Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião (de alguém que não fez erasmus, mas sabe que um dia vai trabalhar para o estrangeiro), essa experiência que adquires num qualquer país é sempre uma mais valia, não para o currículo, mas para ti próprio enquanto eterno aprendiz... Agora depende com que intenção é que vais para erasmus, porque há os que vão para a borga e para fazer as cadeiras com 10, haverá aqueles que vão para tirar paenas grandes notas, e certamente também há aqueles que equilibram a balança e adquirem um estofo de viver sózinho, ao mesmo tempo que aprendem a ver a arquitectura com os olhos de outro país, o que certamente será uma experiência enriquecedora...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Er aí que eu queria chegar...será que vale a pena gastar tanto dinheiro, um ano dos nosso cinco do curso para enriquecer a experiencia pessoal? Não será um pouco contraditório? Não seria mais vantajoso "atacar" em algo que enriquecesse a nossa experiencia e percurso arquitéctónico? Afinal é nisso que todos pensam quando se fala em Erasmus... Abraços

Link to comment
Share on other sites

bem eu falo da minha experiencia. Eu sempre quis ir para erasmus, porquê: porque sempre quis ter a experiencia de viver noutro país, falar outra língua fluentemente, viajar pela Europa, viver sozinho, estar noutra escola, ... Foram essas as razoes que me levaram a ir para erasmus. Agora o que eu tive foi isso tudo e muito mais!! Não deixei de ter as minhas noites de borgas com o pessoal e os delírios de tarmos todos num país estrangeiro e vivermos sozinhos. Como na generalidade o volume de trabalho noutras faculdades da europa é bastante menor que em portugal, via-me sempre com tempo disponível que desde que entrei para a faculdade nunca tive e, isso deu com que pudesse experienciar imensas coisas, coisas essas que se reflectem não só a nível pessoal mas certamente a nível arquitectónico. Pelo facto de ter podido fazer uma viagem de 1 semana em toda a Suíça, de carro, com destino marcado em mais de 20 obras arquitectónicas de referencia. Pelo facto de ter estado 4 vezes a viajar pela Holanda à procura de bons exemplos de arquitectura e a experienciar as cidades. Pelo facto de ter podido fazer um inter-rail durante 17 dias na Dinamarca, Alemanha, Austria e Suíça onde pude ver uma variedade enorme de cidades, contactar com pessoas, ver paisagens absolutamente magníficas, ver edifícios que nunca pensei que iria vê-los a não ser nos livros, descobrir edifícios "anónimos" de interesse. Pelo facto de ter podido ir até à Suécia e ter experienciado a cidade durante 1 semana, visitando obras de referencia e observando modos de vida bastante diferentes de portugal. Pelo facto ainda de ter podido estar quase uma semana em Paris a visitar a cidade com calma e a tentar embrenhar-me na sua vida e nas suas referencias. Somente por tudo isto a minha experiencia pessoal e profissional expandiu-se de forma absolutamente colossal e a minha visão como pessoa e como (futuro) arquitecto foi bastante estimulada e o meu entendimento das cidades foi incrivelmente enriquecido pela diversidade de situaçoes passadas. Por tudo isto e também por no fim do ano ter tido o meu projecto final com a maior cotação da faculdade e por ter tido notas bastante melhores que no Porto e por ter conhecido a gente que conheci, as conferencias que vi, os arquitectos com quem contactei, as exposições onde estive é que o meu Erasmus foi incrivelmente enriquecedor e por incrivel que pareça o João que saiu do Porto em setembro de 2005 tornou-se num João muito mais conhecedor e experiente aquando da sua chegada em Julho de 2006. Não me estou a gabar, estou apenas a tentar mostrar uma faceta diferente do que a maior parte das pessoas pensa do erasmus até porque já estou farto de receber aqueles comentáriozinhos de que andei um ano de ferias, que o erasmus é só borga, que não se trabalha nada, ... Pois digo-vos que a verdade é diferente e o interesse está em conseguir ter ferias, borga, estudo, amizades, viagens, experiencias e conhecimento durante a nossa curta estadia de 1 ano. E já agora... Foi extremamente (mas mesmo extremamente) enriquecedor o facto de ter estado numa faculdade completamente diferente das faculdades que conheço em portugal, onde os trabalhos eram distintos e principalmente o método de ensino e de trabalho era completamente diferente. O que foi gratificante foi poder experienciar um método diferente de trabalhar e poder agora conjugá-lo com os ensinamentos da minha faculdade. p.s. em relação aos amigos erasmus, há uns que se ligam mais, outros menos, eu vou no inicio de outubro à bienal de Veneza com 11 dos amigos que conheci lá e vamos poder dormir em casa de amigos. Por isso creio que será possivel manter uma amizade até porque falamos entre nós na internet e vamos mantendo contacto. Quem sabe um dia mais tarde não estaremos a viver juntos numa outra cidade?

Link to comment
Share on other sites

em relação ao intercambio com o brasil a fa-utl trata de tudo.ha ekivalencias e algumas regalias para os alunos.a fac faz parceria com
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo
Universidade Federal do Ceará

é uma kestao de se fazer uma inscriçao e depois de alguns testes ser seleccionado.tenho colegas k estão a fazer o 4ºano numa destas facs.começaram as aulas em meados de agosto e estao a adorar.
no gabinete de mobilidades toda a informaçao é dada a quem keira participar...para quem keira sair da europa pode tambem escolher entre japão e estados unidos
**

Link to comment
Share on other sites

margarida: os meus colegas da romenia estudam em bucareste... não sei a faculdade, mas um deles ficou a acabar o curso em bruxelas... Mas teve problemas com equivalencias por não fazer parte da UE... TiCo: nunca se sabe... Kandinsky: nem quero pensar nisso! eu nunca fui pessoa de gastar $$, sempre fui poupado, nunca ando em lojas à procura de roupas nem de coisinhas electronicas por isso decidi investir nesta oportunidade e tive a sorte de os meus pais me poderem apoiar na medida do possivel. Mas também há que saber como poupar $$. Aviso já que em praticamente todas as viagens que fiz não gastei $ em dormidas e a comida como é obvio era pão de forma, queijo e fiambre. Ou seja gastei praticamente só o $ da viagem e o extraordinario foi ter ido para a suecia por 58€ ida e volta de aviao, para paris a 10€, inter-rail a 190€, viagens na bélgica a 5€. Suíça de carro 1 semana a 60€... Houve muita pesquisa e muita procura em cada viagem para que saísse o mais barato possivel

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.