Jump to content
Arquitectura.pt


jreis89

Alunos de Arquitectura da Universidade de Évora "projectam" CIEMAR

Recommended Posts

A Universidade de Évora tem em Sines um pólo dedicado às ciências do mar. O Ciemar (Laboratório de Ciências do Mar) desenvolve investigação na área do ambiente e dos recursos marinhos e é o único laboratório nesta área, desde a Costa da Caparica até Faro. Localizado num espaço que pertence à Câmara Municipal de Sines, a UE está a preparar a candidatura a um projecto cujo objectivo é construir um novo edifício para o Pólo de Sines da UE.

O espaço já está pensado e os terrenos vão ser cedidos pela Administração do Porto de Sines. Numa faixa rochosa junto à linha da costa, rica do ponto de vista biológico e que vai desde o Porto de Sines até à Praia do Norte, 3000 m2 de terreno serviram de inspiração aos alunos do 3.º ano de Arquitectura da UE.

No âmbito da disciplina Projecto 6, da licenciatura em Arquitectura, foi proposto aos alunos que realizassem um exercício com base num problema concreto da universidade: a necessidade de um novo espaço para o Ciemar. A interacção com os biólogos do centro e a tentativa de compreender quais são as suas necessidades reais foi a base do exercício, que constituiu um desafio para os alunos, ao mesmo tempo que os encheu de entusiasmo, pela percepção de que os seus projectos poderiam vir a ser realidade.

A Arq.ª Marta Sequeira é a responsável pela disciplina e quem propôs o exercício aos alunos, mostrando-se bastante satisfeita com os resultados. "Os alunos estavam entusiasmados, sempre que fomos a Sines estavam dias belíssimos e vimos o sítio de varias perspectivas, inclusivamente fizemos um passeio de barco, para perceber qual era o impacto que teria desde o mar, o que no caso de Sines é muito relevante porque a aproximação de barco e a imagem que se tem de terra é muito importante".

Os projectos apresentados pelos alunos tiveram abordagens completamente distintas. A escolha da localização no terreno, o posicionamento, ou o número de edifícios variaram consoante os alunos e vai permitir reflectir sobre as potencialidades que cada abordagem tem.

A interacção interdepartamental com os biólogos que trabalham no Ciemar foi para a Arq.ª Marta Sequeira "muito enriquecedora" e constituiu uma grande vantagem para o desenvolvimento dos projectos. "Com os investigadores de Sines foi fantástico. Apresentaram-nos os seus problemas e ficaram satisfeitos com a reflexão que fizemos" refere a professora.

Os projectos são individuais e no final foram seleccionados os trabalhos de três alunos, que a universidade espera virem a servir de base e de inspiração para um futuro projecto do novo Laboratório de Sines, que o Reitor da UE, Prof. Jorge Araújo, vê agora mais real, graças ao financiamento do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), projectos aos quais a universidade está em fase de candidatura.


http://www.ueline.uevora.pt/newsDetail.asp?channelId=C6A8744C-AA7B-4958-B6C4-FEF21E66DB6F&contentId=DD4AC175-1F0F-4C7F-9B5F-FA67625D19CD

Share this post


Link to post
Share on other sites

boas! Parece-me bem a criação deste projecto, isto é, pode-se dizer que é "um" primeiro passo a dar no curso de arquitectura da UE que está a dar a nivel nacional, em Évora, agora é que o curso vai começar a ser um dos melhor a nivel nacional devido à criação das novas instalações dos Leões "antiga fábrica dos Leões"... :margarida_beer: E agora é que vão dar mais valor ao curso de Arquitectura em Évora, e é com enorme satisfação que vejo muitos senhores a dar valor à UE(arquitectura). E passa a ser um curso bastante reconhecido a nivel nacional... Quanto ao projecto de criação de um pólo das ciencias do mar em Sines, parece-me um projecto bastante interessante, e é um passo a dar... e é através dos projectos criados por cada um dos alunos do 3ºano podem vir a ser utilizados no futuro... VIVA a UE! Cumprs

Share this post


Link to post
Share on other sites

É realmente incrível. É um trabalho muito interessante. É muito melhor fazer-se um projecto sabendo que poderá vir a ser realidade, não admira que os alunos se sentissem muito entusiasmados. :) Espero também vir a poder ter a oportunidade de fazer um projecto assim nestas condições.;) Cumprimentos a todos, DreamSpaces Girl :margarida_beer:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.