Jump to content
Arquitectura.pt


Escadas Cortafogo - Antecamara


piroclasto

Recommended Posts

Boas tardes, gostaria de saber se alguem me consegue esclarecer uma duvida acerca das escadas de emergencia / corta-fogo. Será OBRIGATÓRIO ter sempre uma ânte-camara de acesso a este tipo de circulaçao vertical? Não consigo me localizar dentro da legislaçao para tirar esta duvida.

Link to comment
Share on other sites

...eu não sei se o meu comentário vai ajudar a clarificar ou ainda atirar mais confusão mas, num projecto que estou agora a fazer, por querer que a escada fique aberta no R/C, o meu técnico de segurança disse que tinha de criar uma antecâmara no acesso ao Piso 1... mas se não fosse esse pormenor, não teria essa necessidade, portanto... creio que não existe necessidade de antecâmara... Não te sei enquadrar dentro da legislação porque não fui eu a aferir isso pessoalmente, mas foi isto o que me foi informado... Espero ter ajudado! Abraços,

Link to comment
Share on other sites

ja tive esta discussao com uns colegas meus engenheiros, e do ponto de vista deles uma antecamara de acesso serve para travar o acesso dos "fumos" para a caixa de escadas em caso de fraca ventilaçao dentro da mesma caixa. Tenho visto muitos projectos e acontece que nao tenho visto casos de antecamaras, mas tenho visto muito o uso de um ducto que acompanha a toda a extensao vertical a caixa de estadas e que funciona como extrator. A minha questao situa-se na actual eficiencia deste ducto em comparaçao ao uso de antecamaras, especialmente se tiveres um edificio com um consideravel numero de pisos, e o correspondente consumo de espaço que exige uma antecamara comparada com a utilizaçao de um ducto vertical.

Link to comment
Share on other sites

... a ante-câmara serve para salvaguardar o caminho de evacuação.
as escadas que servem vias de evacuação podem ser enclausuras ou ao ar livre... Podem ser dotadas de câmara corta-fogo ou não... depende da situação.. dos requisitos de Resitencia, Estabilidade dos materiais de constituintes...

Pode ser exigido ou não depende da Cat.º de risco, do/s tipo/s de Zona de risco em causa, efectivo, nº de pisos e tipo de pisos (acima abaixo do nível de referência), altura do edificio, etc...

Bom mas resumindo a resposta...
encontra a resposta à sua questão no Quadros XXIV e XXV do RTSCI.... Faça uma busca ao pdf do regulamento tecnico pela frase "câmaras corta-fogo"

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

obrigado pela referencia, era exactamente esse artigo que eu procurava. Em caso de curiosidade, so para ficar aqui marcado, podemos encontrar a referencia a minha duvida inicial (referente ao uso ou nao de antecamara) no capitulo IV, quadros XX e XXI E ja agora o dimensionamento das mesmas camaras no artigo 63º Abraço

Link to comment
Share on other sites

depende do número de pisos. há uns anos pelo menos era assim. só o estacionamento tinha sempre que ser isolado. pode ter mudado. está sempre a mudar, tal como o ser humano e as leis da física. aliás, os projectos de arquitectura deviam ser feitos por uma junta de técnicos de acústica, térmica, eficiência energética, fundamentalistas do regeu e bombeiros, já são eles que fazem as regras. o trabalho do arquitecto é fazer uns desenhecos. meia horita. e 60% de desconto à tabela por causa da crise, arquitecto. sim, é um dia mau.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Boas

Aproveito o mote da discussão para perguntar se não haverá um "guia técnico" com desenhos, como há por exemplo para as acessibilidades.


O Pedro Barradas outro dia mostrou-me um guia desse género, mas continha algumas gaffes... se ele vir a tua solicitação de certeza que to recomendará.

Cumprimentos, Castro
Link to comment
Share on other sites

Boas

Aproveito o mote da discussão para perguntar se não haverá um "guia técnico" com desenhos, como há por exemplo para as acessibilidades.


... Referia-me ao "Manual de Segurança Contra Incêndio em Edifícios", editado pela Escola Nacional de Bombeiros. Mas atenção que apreenta alguams soluções/ exemplos que não correspondem às actuais exigências do Regulamento Técnico de SCIE.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

... Referia-me ao "Manual de Segurança Contra Incêndio em Edifícios", editado pela Escola Nacional de Bombeiros. Mas atenção que apreenta alguams soluções/ exemplos que não correspondem às actuais exigências do Regulamento Técnico de SCIE.


Esse livro tem uma parte gráfica interessante, contudo não tem como objectivo de elencar as exigências regulamentares, para isso existe o livro "Regulamento de Segurança em Tabelas"
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.