JVS

Braga | Mercado Cultural do Carandá/Escola de Música | Eduardo Souto Moura

2 posts in this topic

Souto Moura projecta praça

Braga

2009-03-25

Marlene Cerqueira

Com as obras para a construção da segunda fase do Mercado Cultural do Carandá/Escola de Música em curso, o arquitecto Eduardo Souto Moura prepara agora um projecto para a praça que vai nascer naquela zona da cidade.

A praça em questão nasce à superfície do parque de estacionamento subterrâneo que vai ser construído mesmo em frente ao centro de saúde e à própria Escola de Música.

“Onde hoje existem lugares de estacionamento, vamos ter no futuro uma praça com jardim. O projecto é do arquitecto Souto Moura que teve a gentileza de o oferecer ao município”, revelou ontem Mesquita Machado, no decorrer de uma visita realizada ontem às obras em curso.

Esta visita contou com uma presença de destaque: a do próprio arquitecto Souto Moura que, além de mostrar o projecto pormenorizado da Escola da Música, confessou que ao início lhe fez

“impressão demolir uma obra” que projectou há 25 anos, a do antigo mercado municipal do Carandá. Porém, reconheceu que es ta renovação era necessária para colocar um ponto final ao mau ambiente que nos últimos tempos se vivia naquela zona.

Como memória desse primeiro projecto irão permanecer os pilares, à semelhança do que aconteceu na primeira fase do Mercado Cultural do Carandá.

Recorde-se que a autarquia já estabeleceu um protocolo de parceria com a Fundação Bonfim, que ficará residente na Escola da Música. Em contrapartida, a câmara recebe bolsas de estudo que irá oferecer aos munícipes com menos recursos e com vocação para estudar música.

Outra particularidade, é que esta escola vai funcionar com horários diurno e pós-laboral, para dar também oportunidade a quem trabalha e quer aprender música.

Dois milhões de euros é quanto vai custar o equipamento, que fica pronto em Dezembro.

A escola desenvolve-se em dois pisos: um ocupado com a escola de música propriamente dita e outro, em cave, onde se situam um auditório com 160 lugares, áreas de apoio, camarins e arrumos gerais.

in http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=3769

Escola de Música de Braga concluída em Dezembro

A Escola de Música de Braga, que está a ser construída no Mercado Cultural do Carandá, deverá estar concluída em Dezembro. O presidente da Câmara de Braga, que ontem visitou a obra na companhia do arquitecto Souto Moura, considera que este era o projecto que faltava para revitalizar a zona do Carandá.

A par do equipamento orçado em cerca de dois milhões de euros e adjudicado à FDO Projectos e FDO Construções, o Carandá ficará dotado de um parque de estacionamento subterrâneo. «O estacionamento à superfície deixará de existir e haverá aqui uma grande praça ajardinada que vai valorizar substancialmente todo este conjunto», avançou Mesquita Machado.

Texto, Marta Encarnação
Foto,
Publicado a 25-03-2009

in http://www.diariodominho.pt/noticia.php?codigo=34578

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now