Jump to content
Arquitectura.pt


Guimarães | Requalificação do Largo Martins Sarmento | Miguel Frazão


JVS

Recommended Posts

Largo do Carmo virado para os peões

2009-03-24

JOAQUIM FORTE

As pessoas vão tirar lugar aos carros no "novo" Largo do Carmo. O espaço, até agora caótico devido ao estacionamento, entrou em obras. Quatro meses chegarão para corrigir um local nobre da cidade.

O Largo Martins Sarmento, no centro de Guimarães, deixou, ontem, de ser um parque de estacionamento caótico. Nos próximos quatro meses, vai sofrer obras de requalificação, da responsabilidade da Câmara e aprovadas pelo Instituto de Gestão do Património Arqueológico (IGESPAR).

Conhecida por Largo do Carmo, aquela zona nobre, perto do Paço dos Duques e do Castelo, assim como do Centro Histórico - passagem entre os dois pontos - era um mero depósito de viaturas e fonte de receita para arrumadores que ali montavam quartel. Como nas redondezas são vários os serviços - Segurança Social, Universidade do Autodidacta, Câmara e Tribunal, a 200 metros - era o local escolhido para estacionamento. Além disso, era dos poucos sem parcómetros. O cenário mais comum era o Largo pejado de carros até à entrada do Paço dos Duques. Depois de concluídas as obras, o espaço ficará renovado, dando primazia aos peões em detrimento dos automóveis.

O projecto do arquitecto Miguel Frazão prevê uma intervenção mínima no jardim - até agora pouco frequentado -, introduzindo-se uma travessia pedonal entre o Castelo e a zona intramuros. O espaço ajardinado não sofrerá alterações. Serão, contudo, introduzidas correcções que visam conferir-lhe o desenho original que se foi adulterando.

Outra alteração prende-se com o alinhamento do eixo da Rua do Conde D. Henrique com a fachada da igreja do antigo hospital. Miguel Frazão refere que "os acessos laterais serão prolongados em lajeado pelos passeios e arruamentos, coincidido do lado nascente com as portas do antigo convento".

in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Guimar%E3es&Option=Interior&content_id=1179563

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.