Jump to content
Arquitectura.pt


Orçamento do custo da obra


voshiu

Recommended Posts

Boas... Gostaria de saber qual a tabela (se houver), ou qual a legislação em vigor que posso consultar, para fazer a estimativa do custo de obra (€ por m2) de um equipamento social (lar residencial), para a fase de licenciamento. Obrigado pela ajuda João Guerreiro

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Caro Mário,

O valor que o colega solicitou era para uma estimativa inicial, conforme exigida por lei em processos de licenciamento, e não para uma estimativa mais elaborada, com valores de mercado, vinculada a um Projecto de Execução e Caderno de Encargos devidamente preparados por um Arquitecto.

Cumprimentos,

Link to comment
Share on other sites

Essa portaria pretende apenas apresentar um custo de construção por m2 para efeitos do Código do Imposto Municipal sobre os Imóveis. Um preço por m2 de nada serve para a determinação da estimativa inicial que um projectista deverá elaborar numa fase inicial e completar à medida que o projecto avança até à fase do projecto de execução. Aconselho a consulta da portaria 701-H/2008 onde se podem consultar os elementos necessários para cada tipo de projecto (ao abrigo do CCP). O orçamento a elaborar deve permitir definir, com a ajuda do caderno de encargos, a obra de uma forma objectiva. Se o orçamento for detalhado, como deverá ser, permite uma fácil comparação das várias propostas que os empreiteiros apresentarão (pois responderão perante esse mapa de quantidades e não elaborarão cada um o seu) para além de impedir que cada empreiteiro defina a qualidades e materiais de acordo com os seus interesses ou gostos.

Link to comment
Share on other sites

Como já anteriormente esclareceram... para a fase de Licenciamento a estimativa orçamental segue a Portaria 1545/2008, ou outro valor indicado em Regulamento Municipal do concelho em questão. E apenas terá que se fazer uma ligeira multiplicação dos m2 de projecto pelo valor anunciado. Uma estimativa mais acertada ao real custo dependerá no nível de equipamento a utilizar, da quantidade de quartos e de pisos... Apenas para concurso público terá que seguir a Portaria 701H-2008 do Código dos Contratos Públicos.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Bom dia, tenho uma duvida identica à aqui apresentada. Consultei a portaria n.º 1330/2010 para aferir o valor médio m2 (482.40€), mas tenho a ideia da existencia de uma tabela onde fixava o valor em função do tipo de construção... no caso concreto Edf. de Armazenagem. obrigados

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Boa tarde, Eu estou a fazer um trabalho para a disciplina de economia sobre custos de construção em projectos de arquitectura. Será que me poderiam ajudar, gostaria de saber quais são os métodos existentes para calculo dos custos? o meu professor sugeriu-me que abordasse o Racio entre paredes e áreas de pisos, mas não encontro informação sobre isto, se me pudessem ajudar de alguma forma, nem que fosse com bibliografia, agradecia! cump's Rita

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Olá,

estou a fazer um concurso de arquitectura e não encontro em lado nenhum informações sobre como fazer uma estimativa de custo, seja exemplos ou tabelas. Estas portarias que estão neste tópico também não ajudam muito. Alguém sabe se existe algum livro ou site com exemplos ou um template de como fazer uma estimativa de custo de obra para concurso?

 

Obrigado,

 

Tiago

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Caro tiago.ac, por esta data já deve estar desenrascado.

No entanto aconselho a leitura atenta do livro do LNEC "Regras de MEDIÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL" Tem lá como deve ser efectuado o articulado bem como deverão ser apresentadas as regras de medição....

soluções comerciais, veja o programa automático da CYPE, o arquimedes, ou mesmo o gerador de preços deles....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sinto-me compelido a intervir, com uma resposta prática, pragmática, tipo all in one.

Preços de Custo Médios, aos quais se deve adicionar + 8% a 10% para Custos Indiretos (x 1.08 ou x 1.10):

Garagens ....... 325 €/m² para coisas em torno dos 20m²

Cave para garagens com desaterro..... 250 €/m² para coisas em torno dos 400m²

Cave para garagens sem desaterros  ...... 200 €/m² para coisas em torno dos 400m²

Habitação multifamiliar ....... 550 €/m² para cima para coisas em torno dos 130m²

Habitação Multifamiliar isolada ....... 650€/m² para cima para coisas em torno dos 130m²

Alpendres/Telheiros abertos lateralmente ....... 175€/m² para coisas em torno dos 8m²

Varandas com guardas em Inox  ....... 325€/m² para coisas em torno dos 8m² (já com custos indirectos)

Varandas com guardas em galvanizado/aço preto  ....... 200€/m² para coisas em torno dos 8m² (já com custos indirectos)

Não façam a seguinte pergunta:

Palerma... quer isso dizer que uma casa nova com 100m² x 650€/m², custa apenas 65000€?

Eu responderia NÃO... porque falta adicionar a margem de lucro, os custos indirectos e o preço do terreno.

Poderão eventualmente perguntar:

O palhaço... mas como é que chegaste a estes valores?

O meu imput seria o seguinte... "Sou um picuinhas com anos de experiência e nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha..."

P.S.

NHA, NHA!

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.