Jump to content
Arquitectura.pt


lllARKlll

Minutas Direcção de Obra e Fiscalização

Recommended Posts

Quais é que são as novas minutas para a Direcção de Obra e Fiscalização, que acompanham os projectos de Arquitectura. As que consegui encontrar, são para requerer as autorizações de utilização. Alguém sabe?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Portaria 232/2008

ANEXO III

Termo de responsabilidade do director técnicode obra/director de fiscalização da obra

... (a), morador na..., contribuinte n.º..., inscrito na...(:) sob o n.º..., declara, na qualidade de director de fisca-lização da obras, que a obra localizada em...©, à qual foiatribuído o alvará de licença ou autorização de obras de edificação n.º..., cujo titular é... (d), se encontra concluídadesde...(e), em conformidade com o projecto aprovado,com as condicionantes da licença, com a utilização pre-vista no alvará de licença, e que as alterações efectuadasao projecto estão em conformidade com normas legais eregulamentares que lhe são aplicáveis.... (f)... (g), moradorna..., contribuinte n.º..., inscrito na... (XD sob o n.º..., declara,na qualidade de... (h), que a obra localizada em... ©, àqual foi atribuído o alvará de licença ou autorização deobras de edificação n.º..., cujo titular é... (d), se encontraconcluída em conformidade com o projecto aprovado,com as condicionantes da licença ou autorização, com a utilização prevista no alvará de licença, e que as alteraçõesefectuadas ao projecto estão em conformidade com normaslegais e regulamentares que lhe são aplicáveis....

... (data).... (assinatura) (i).

Instruções de preenchimento

(a) Nome e habilitação profissional do director técnicoda obra ou director de fiscalização de obra. (:* Indicar associação pública de natureza profissional,quando for o caso.© Localização da obra (rua, número de polícia e fre-guesia).(d) Indicação do nome e morada do titular. (e) Data da conclusão da obra.(f) A preencher nos casos previstos no n.º 2 do artigo 63.º do Decreto -Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na redacção que lhe foi conferida pela Lei n.º 60/2007, de 4 de Abril.(g) Nome e habilitação profissional.

(

h) Indicar se se trata de técnico autor do projecto ou de
mandatário do dono da obra com a habilitação legalmente
exigida para o efeito.
(
i) Assinatura reconhecida ou comprovada por funcionário
municipal mediante a exibição do bilhete de identidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
E já agora, alguem tem a minuta do Termo de responsabilidade subscrito pelos autores do projecto de obra, no qual têm de declarar que a obra foi executada de acordo com o projecto aprovado e com as condições da licença ou da comunicação prévia e, se for caso disso, que as alterações efectuadas ao projecto estão em conformidade com as normas legais e regulamentares que lhe são aplicáveis, a juntar no pedido de autorização de utilização (nº 1 do art. 63 da lei 60 - embora no artº15 da portaria 232 não refira esse documento)?

E quem é o Autor do Projecto de Obra?
O projecto de obra é o projecto de arquitectura?, É o projecto de execução?

Não encontrei nada na lei que defina o que é o projecto de obra.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.