Jump to content
Arquitectura.pt


Índice de construção no quarteirão


Gex

Recommended Posts

Bons dias. Descobri este fórum e espero que possa aqui aprender alguma coisa e esclarecer as (muitas) dúvidas que tenho neste momento. Para colocar a minha questão tenho que antes fazer uma pequena introdução ao problema que aqui me traz: Ocorreu-me, aproveitar o sótão de casa do meu pai para poder construir uma espécie de apartamento independente para eu poder viver. Para isso eu teria de subir as paredes da casa e fazer grandes obras que necessitariam de licença da câmara municipal, neste caso de cascais. Numa reunião com a arquitecta responsável da câmara de cascais foi-nos dito que em princípio não haveria problema em fazer essa obra se houvesse índice de construção suficiente no quarteirão e que para se saber isso teriamos que contratar um arquitecto para fazer esse estudo, pois a arquitecta da câmara não tinha esses dados. Entretanto existe um amigo do meu pai que é engenheiro civil que disse que os valores para calcular esse índice de construção terá de ser a câmara a fornecê-los. Assim, ficamos nesta dúvida, por um lado a CMC diz que tem de ser um arquitecto independente a "descobrir" esses valores (não sei onde os irá encontrar noutro sítio que não seja a câmara) e por outro um engenheiro civil (muito experiente) que diz que esses valores tem de ser a câmara a fornecê-los e depois torna-se simples efectuar esse cálculo. Assim, o que eu gostava de perguntar, é: qual o caminho correcto a seguir nesta situação. O que fazer e como fazer. Já agora pergunto também se alguém conhece algum arquitecto que tenha boas relações com a Câmara de Cascais para um eventual contacto para este trabalho. Agradeço bastante qualquer resposta. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

1º tem de ir à Câmara e pedir plantaas de localização, de condicionantes e de ordenamento da zona onde se situa o imóvel. Cruzando estes dados com o regulamento do PDM fica a saber qual o índice de construção para o lote de terreno. Também convém verificar se o mesmo está ou não abrangido por alvará de loteamento (se tiver é utilizar os indíces da planta sintese e esquecer os indíces do PDM) Anda tem de verificar se a construção existente permite a alteração pretendida.. imagine que já está no limite dos indíces de construção...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta! Mas não terá de ser a Câmara Municipal de Cascais a indicar exactamente qual o índice de construção? Ou seja, não terá de ser a CMC a dizer qual o espaço de que dispomos ainda para poder construir o andar na moradia?
Outra ideia seria abrir a garagem e transformá-la num telheiro para assim ganhar o seu espaço e "utilizá-lo" no andar.
Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.