Jump to content
Arquitectura.pt


Distância Máxima a Percorrer entre Escadas


Arq_Castro

Qual a distência MÁXIMA entre Escadas (caminhos de evacuação vertical)  

10 members have voted

  1. 1. Qual a distência M�XIMA entre Escadas (caminhos de evacuação vertical)

    • 30 m entre Escadas
      4
    • 60 m entre Escadas
      6


Recommended Posts

...60m...


É o que vou colocar no projecto (conforme já tinha comentado) mas... chateia-me que nem a OA, que me tinha informado telefonicamente que seriam 30m, nem a ANPC (que nada diz, remete pra leitura da legislação...), assumirem com clareza qual o entendimento que fazem disto...

Abraço,
Link to comment
Share on other sites

Mas a OA.. não tem nada de emitir pareceres (muito menos são vinculativos), sobre uma matéria, do qual não tem colégio de especialidade... Esses pareceres técnicos sobre a interpretação da legislação, não podem ser efectuados, unilateralmente por juristas. Já o mesmo não posso dizer da prestação da ANPC... é indignante... merecia uma queixa...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Finalmente, após alguma insistência para aferir qual a interpretação que a ANPC faz deste assunto lá me responderam.





Em resposta ao v/ e-mail de 2009-03-23, encarrega-me o Senhor Comandante Operacional Distrital, Coronel Teixeira Leite, de informar V. Exa. que:

1.A questão que volta a ser colocada se refere à interpretação da alínea c) do nº2 do artº 61º da Portaria 1532/2008 que estabelece “a distância máxima a percorrer de qualquer ponto das vias horizontais de evacuação, medidas segundo o seu eixo, até uma saída para o exterior ou uma via de evacuação protegida, não deve exceder …. 30 m, quando não está em impasse”.
2.A ser esta a dúvida considera-se que a distância entre duas escadas, nas condições do número anterior poderá atingir os 60 m, desde que não sirvam locais de risco D, devendo nessas situações a distância ser reduzida para os 40 m.

Com os melhores cumprimentos,





Perante este esclarecimento, e sendo a ANPC a entidade reguladora e aplicadora da lei creio não haver mais discussão relativamente a este assunto, pelo menos do ponto de vista da sua aplicabilidade. Já tinha alterado a distância entre as escadas do meu projecto para 60m, mas agora tenho maior confiança na apresentação do projecto nesses moldes do que anteriormente, a todos os que participaram com as suas opiniões, obrigado.


PS - Mesmo assim Pedro, ainda vão subsistir algumas dúvidas e gaffes como aquela que detectei na digitalização que enviáste... é um "admirável mundo novo"... ainda vai demorar um tempinho até estabilizar, mas como tu, entendo que é da responsabilidade destas entidades assumirem uma postura concreta sobre estes e outros assuntos, se não o fazem...quem haverá de fazer?


Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O manual.. que comprei.. apesar de actualizado com a nova legislação.. tem MUITA coisa desactualizada... e sem sentido.. como por exemplo ainda mencionar a notas tecnicas do ISP... LOLOLOl... E algumas coisas em dissonância com a legislação em vigor.... è bom para ler e aprerender alguns conceitos, é mais arrumado que ler legislação.. mas não a substitui.. e carece sempre de confirmação das soluções com os DL e Portarias... abraço. EDIT: Esta votação foi encerrada.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.