Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

Prémios do Sony World Photography

Recommended Posts

Prémios do Sony World Photography foram divulgados hoje Imagem colocada


Os vencedores da edição deste ano dos prémios de fotografia Sony World Photography Awards foram anunciados esta manhã. A cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá hoje à noite no Palais des Festivals, em Cannes, não contempla a portuguesa Matilde B., que estava nomeada na categoria de Fotografia Profissional em Arquitectura.

Aquela que se autointitula como a maior competição de fotografia a nível internacional, que se divide entre fotografia profissional e amadora, anunciou os nomes que se distinguiram na lista dos 186 nomeados, oriundos dos quatro cantos do mundo, e cujos trabalhos tinham sido pré-seleccionados de entre mais de 60 mil fotografias submetidas a concurso.

A categoria de Fotojornalismo e Documental em fotografia profissional tem quatro vencedores. O prémio de Actualidade foi ganho por Wojciech Grzedzinski da Polónia, o de Desporto pelo canadiano Julian Abram Wainwright, o de Questões Contemporâneas foi atribuído a Giulio di Struco, Itália, e o indiano Amit Madheshiy venceu o prémio de Artes e Entretenimento.

Quanto à fotografia Comercial Profissional, a imagem vencedora da categoria de Publicidade é de Dustin Humphrey, dos Estados Unidos, o polaco Piotr Fajfer ganhou o prémio de Moda e o de Música será atribuído a Amiran White, do Reino Unido.

Na categoria de Belas Artes, o holandês Roderik Henderson venceu na área do Retrato, Tamany Baker, do Reino Unido, arrebatou o prémio de Conceptual, em História Natural ganhou a australiana Lisa Maree Williams, a fotografia de Paisagem vencedora é do norte-americano David Zimmerman e o prémio de melhor fotografia profissional de Arquitectura foi atribuído a Michael van den Bogaard, da Alemanha.

De entre um destes doze fotógrafos profissionais sairá o vencedor do prémio de Fotógrafo do Ano, que será entregue esta noite na cerimónia que se realiza em Cannes. Cada um dos profissionais receberá 25 mil dólares (quase 20 mil euros) e aos amadores caberá a quantia de 5 mil dólares (perto de 4 mil euros).

Na categoria de fotografia amadora de Belas Artes, o prémio de Arquitectura foi atribuído a David Watts do Reino Unido, o de Conceptual foi arrebatado pelo russo Vladimir Melnik, o de História Natural por Vincent Foong de Singapura, o de Retrato por Claire Martin, da Áustria, e o prémio de Paisagem ficou para o italiano Giuseppe Paisi.

No âmbito da fotografia amadora comercial os vencedores foram Josef Hinterleitner, Áustria, e Christo Sankulov, França, nas categorias de Música e Moda, respectivamente. O prémio de Fotojornalismo e Documental amador na área do Desporto foi ganho pelo alemão Lorenz Holder.

Além do anúncio e entrega dos prémios, durante a semana haverá actividades que visam promover a indústria fotográfica e dar apoio a novos fotógrafos e estudantes.

As candidaturas para a edição de 2010 abrem no próximo mês de Junho.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369573&idCanal=14

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.