Jump to content
Arquitectura.pt


Vale a pena seguir arquitectura???


luisxox

Recommended Posts

Isto é assim:

Arquitectura acaba-se com enorme facilidade em 5 anos, até os tansos, tansos, tansos, conseguem às vezes com excelentes notas... o pior, é a chegada ao mercado de trabalho, aí a competição é dura (de perder os nervos) e o tempo escasso, até para pensar, principalmente para a malta que começa. Somos, salvo raras excepções (câmaras municipais), mal remunerados.

Engenharias, é difícil acabar em cinco anos... é um curso para ter as coisas na cabeça (estudar), embora pouco abrangente, em termos de áreas temáticas. Importa estar bem preparado a Matemática/Física desde o 10º ano. É comparativamente à Arquitectura, um profissão bem remunerada e reconhecida pelos Portugueses. Nunca serás tratado como um desenhador, já que a maioria dos Eng. ainda são mestres em carapaus.

P.S.

Ignora a Margarida, que esta ainda vive no seu quarto cor de rosa. (Idade do otário)

Link to comment
Share on other sites

Estou a ver que as minhas dúvidas te incomodam :)

Obrigado e continuação desse mau espírito.



as tuas duvidas simplesmente passam-me ao lado..lol estou-me nas tintas sobre o que vais decidir. se me incomodassem nem me dava ao trabalho de te tentar elucidar um pouco, visto que conhecimentos sobre a área, tens zero. já agora apresento-te o ARK: o user mais elucidado sobre o que é ser arquitecto!! lê o que ele diz.. vais aprender bastante
:margarida_beer:XD

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

se fores bom no que fazes qualquer curso tem saida. não me venham com histórias... se queres que pensem que estás num curso a sério quando estás a beber minis numa esplanada, vai para civil. se queres ficar com conhecimento geral suficiente para poderes trabalhar em imensas áreas, vai para arquitectura. é muito simples. só não vás para arquitectura se não gostares mesmo disto... dúvidas há sempre. ah e não penses que arquitectura é só fazeres de conta que és artista. aprendes imenso de construção. mais que muitos senhores engenheiros, acredita

Link to comment
Share on other sites

Ola luixox, acabei de ler algumas respostar á pergunta ke fizeste, e fiquei um pouco pensativo. Repara no comentário que o arq.s fez. Depois de o leres e analisares não te eskeças de uma coisa, ele hoje é arquitecto, independentemente da vida ke tem ou não. Se é esse o teu sonho, se gostas de trabalhar nessa área pk não has.de tu apostar numa coisa ke gostas? O mundo não está só dificil na arquitectura, o nosso país, está xeio de arquitectos, enfermeiros psicologos, e depois olhas para as noticias e só ves associado a todas estas profissões a corrupção, a falta de nível, entre muitos outros pontos negativos. Acredita ke se keres tirar arquitectura e é isso ke gostas, serás certamente destacado e terás a tua recompensa. Agora se vais pelos conselhos das outras pessoas, eu certamente tmb te diria para não escolheres arquitectura, mas ires trabalhar para uma área ke não gostas certamente vais ter dificuldade em terminar o curso. E houvesse um certo pensamento acerca do mundo da arquitectura, as faculdade não completavam todos os anos as vagas todas, e as médias não seriam elevadissimas. Deixa.me ke te diga ke há professores ke são cães e kerem testar até onde consegues levar as tuas capacidades, mas não desmotives, mostra akilo ke és, dakilo ke gostas e akilo ke vales. Só apostando no teu futuro o irás conseguir construir. ABraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

enquanto membro da ordem, keres um conselho!!!!
Nem penses, por estas razões:
1. entrar é dificil, mas sair é bem mais complicado;
2. deixas de ter vida propria (antes, durante e depois);
3. Entretanto se saires delá vivo resta saber, se te restão alguns neurónios;
4. Já cá fora, vais estagiar sabe-se lá qt tempo........de borla;
5. Até entrares no meio é complicado, pk isto é um meio CÃO";
6. Deves ter sempre um padrinho, se fores filho de alguem na área, isso facilita tudo;
7. Ao projectares 80% é legislaçã0, 15% simpatia e gosto de kem te aprova o projecto, e 5% tua criatividade.
8. Honorários tens k fazer 90% de desconto sobre a tabela, se não passas fome pk ninguem paga projectos seguntoa tabela;
9. Já há cá muitos arquitectos a passar fome ou a ressacar noutros empregos;
10. Boa sorte......se fores sádico

PS: se tiveres k sair da tua terra para seres aluno deslocado de arquitectura, eu não voltava a fazer o mesmo!

Costumamos dizer.....só é arquitecto aquele k tiver um grande espirito de sacrificio.
SÓ KEM É DURO


É essa a visão que tens acerca da arquitectura? Se calhar o problema está em ti!
Link to comment
Share on other sites

acho piada a este tópico, realmente é informativo e retrata bem o que vai na cabeça das pessoas falando em termos mais gerais. qual é a ambição que as pessoas teem para seguir o que gostam? A situação está mal em todo o pais, daqui a 6 anos quem pode dizer que não está mal em todo o mundo ? a arquitectura não está fora desse panorama, mas "não é por estar a chover que não vamos sair de casa". Enquanto estas a fazer o que gostas, e se gostares realmente, vais ter sucesso. Faz-se tudo com esforço e dedicação, não é preciso sofrer, deve dar prazer trabalhar para isto. Eu estou no meu 2º ano, e sinceramente percebo o porque de este curso ter a fama que tem. Há bons e maus momentos, já fiz trabalhos dos quais me orgulhei imenso, outro que nem tanto, mas no fim todos eles me ensinaram alguma coisa, e são aquelas noites que passas a fio a desenhar e a falar alto que desenvolvem o que podes vir a ser. Se consegues estar a fazer isso em vez de ir para a palhaçada com os teus amigos, estás no sitio certo! Profissionalmente não faço ideia, tento ao máximo tirar partido e conhecer arquitectos, de modo a entrar no meio e a conhecer as pessoas, mas presumo que há poço mais cheio neste momento. Mas sinceramente, se queres que te diga, vai para arquitectura!!! Imagina bem, podes andar mal vestido, com a barba de 2 meses e vais andar sempre com a dupla bic cor de laranja e moleskine a5 atrás:)

Link to comment
Share on other sites

EMontenegro, eu no segundo ano do meu curso, já previa o que ia acontecer.
O pior, é que a realidade, foi mil vezes pior do que as minhas próprias previsões.
Daqui a uns anos, vais perceber a quantidade enorme de tretas que se engole nos 5 anos de uma Licenciatura em Arquitectura. O Recém Licenciado em Arquitectura, é o maior palhaço que anda por aí. Mas... não se pode ser Palhaço para sempre.

Nem sempre serás remunerado, nem sempre poderás fazer Arquitectura de qualidade e essencialmente, o talento não serve para nada. Pergunta ao Português médio, o que é que acha das obras do Siza? Ele provavelmente dirá... é um mono que está para ali, ou melhor, como já ouvi dizer "parece um monólito" ... ou "casa sem telhado". É mais ou menos este o reconhecimento, que as vezes vais ter.

A maior escola é a vida de Arquitecto, a faculdade é uma pró-forma!
Link to comment
Share on other sites

concordo com o asimplemind...



Subscrevo completamente...

in " O que é Arquitectura" refere Maria joão Rodrigues

"(...) é este saber fazer (...)" é uma referência simples mas que a mim diz me tudo, que é o amor ao que faço, ao que pretendo fazer, e é isso que me sustem...dia após dia, de directa em directa ( como sabem:)) ... dúvidas??? Muitas, mas reconheço em mim mesma capacidade e força inicial quando soube que seria Arquitectura...

Cumps
Link to comment
Share on other sites

EMontenegro, eu no segundo ano do meu curso, já previa o que ia acontecer.
O pior, é que a realidade, foi mil vezes pior do que as minhas próprias previsões.
Daqui a uns anos, vais perceber a quantidade enorme de tretas que se engole nos 5 anos de uma Licenciatura em Arquitectura. O Recém Licenciado em Arquitectura, é o maior palhaço que anda por aí. Mas... não se pode ser Palhaço para sempre.

Nem sempre serás remunerado, nem sempre poderás fazer Arquitectura de qualidade e essencialmente, o talento não serve para nada. Pergunta ao Português médio, o que é que acha das obras do Siza? Ele provavelmente dirá... é um mono que está para ali, ou melhor, como já ouvi dizer "parece um monólito" ... ou "casa sem telhado". É mais ou menos este o reconhecimento, que as vezes vais ter.

A maior escola é a vida de Arquitecto, a faculdade é uma pró-forma!


XD:)
Link to comment
Share on other sites

Todos deviam tirar o curso de arquitectura, pois no curso de arquitectura não só aprendes a fazê-la, mas aprendes sobre tudo a VER o mundo que te rodeia. Essa formação foi incalculável e valeu todo o esforço e sacrifício. Cada vez mais estou mais convencido que arquitectura devia ser matéria currícular de liceu, pois ja estou farto de ver pessoas ditas "formadas" pelo ensino superior que não sabem elaborar uma carta, nem sabem o significado da cor, nem querem reciclar, nem sabem porque gostam da sua casinha amarela com janelinhas aos quadrados.

Link to comment
Share on other sites

Michaeloureiro, Discordo de quase tudo que afirmas. Só deve tirar arquitectura quem tiver talento e vontade. O curso não te ensina a ser arquitecto. No máximo dá-te umas bases. Cada pessoa tem a sua maneira de ver o mundo que o rodeia, e ainda bem que assim é. Não tenho a presunção de dizer que o VEJO melhor que o colega do lado que não é arquitecto. A licenciatura até te pode mostrar alguns caminhos, mas segui-los depende da tua vontade e capacidade. O "bom gosto" não é propriedade dos arquitectos e não faltam aí casinhas amarelas projectadas pelos nossos colegas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

enquanto membro da ordem, keres um conselho!!!!
Nem penses, por estas razões:
1. entrar é dificil, mas sair é bem mais complicado;
2. deixas de ter vida propria (antes, durante e depois);
3. Entretanto se saires delá vivo resta saber, se te restão alguns neurónios;
4. Já cá fora, vais estagiar sabe-se lá qt tempo........de borla;
5. Até entrares no meio é complicado, pk isto é um meio CÃO";
6. Deves ter sempre um padrinho, se fores filho de alguem na área, isso facilita tudo;
7. Ao projectares 80% é legislaçã0, 15% simpatia e gosto de kem te aprova o projecto, e 5% tua criatividade.
8. Honorários tens k fazer 90% de desconto sobre a tabela, se não passas fome pk ninguem paga projectos seguntoa tabela;
9. Já há cá muitos arquitectos a passar fome ou a ressacar noutros empregos;
10. Boa sorte......se fores sádico

PS: se tiveres k sair da tua terra para seres aluno deslocado de arquitectura, eu não voltava a fazer o mesmo!

Costumamos dizer.....só é arquitecto aquele k tiver um grande espirito de sacrificio.
SÓ KEM É DURO



com este comentário só me apetece desistir já do curso e acabei de saber hoje que passei para o 3º ano!:(:D


não acha que está a dramatizar a situação? será que com o seu comentário quererá não elevar o número de arquitectos inscritos na ordem?
primeiro ponto e vou falar na 1ªpessoa:

1. entrar não foi dificil, entrei na privada mas tou a estudar a possibilidade de me transferir para a pública, sair ainda não sei mas também não me parece que seja ainda mais- é preciso ter gosto e ser responsável.

2. só se for o seu caso, eu não me considero uma pessoa sem vida própria, não sou um aluno que só vejo arquitectura à minha frente, existem limites. o nível de criatividade é elevado, por isso temos que nos fechar por vezes e encontrar soluções para os problemas e a carga de trabalhos é elevada, mas temos que tomar certas opções ao longo da vida, neste caso, ou vamos para a "farra" ou "marrámos". vai tudo da organização! pode ter tempo para tudo...

3. este ponto é de rir!!! a arquitectura deve ser levada com moderação!!! existem colegas meus que passam a vida agarrados à arquitectura e por consequência ficam cansados sem se aperceberem, depois quando dão por si estão loucos, aí sim! só por exemplo, eu considero-me uma pessoa que gosta de arquitecura e lembro-me desde o tempo do ciclo de desenhar casas nos cadernos, por isso já quero isto à muito tempo, e levo isto de forma descontraída, por vezes com notas não tão satisfatórias, mas sempre com a mesma vontade, enquanto que colegas meus que se "matam" com isto tiram as mesmas notas que eu, e agora?

4. isso não sei, mas parece-me que a margarida deu-lhe uma boa resposta!
há casos e casos...

5. também não comento porque não tenho conhecimento de causa.

6. neste ponto parece-me que se sente frustrado...

7. e não lhe foram ensinando isso? no entanto quando refere que 5% é criatividade é porque lhe faltam argumentos para explicar e justificar o seu projecto.

8. continuo a não comentar, mas acho que continua a dramatizar...

9/10. com este apetece-me deixar de frequentar este fórum devido a estes comentários... quer dizer que quando fazemos ou estudamos arquitectura estámos a sofrer?!

passar bem...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Eu acho que se fores a ver os níveis de empregabilidade quase todos os cursos te vão levar ao desemprego. A questão "se vale a pena seguir arquitectura" só tu podes experimentar, isso depende de ti, dos teus gostos, daquilo pelo qual queres trabalhar/desenvolver/lutar. Pensa no que poderás sentir em ser arquitecto, a razão pela qual te leva a quereres se-lo. Pensa também que quando acabares o curso não vai ser fácil (mas para quem é que é fácil??). O melhor é teres consciência se queres e se vais lutar por ser arquitecto, se é isso que queres então se calhar o melhor é desenvolveres um bom currículo, estares envolvido em projectos, fazeres um bom percurso na faculdade. Talvez passe muito por aí, e quando conseguires chegar onde queres vais pensar no quão bom é veres aquele projecto a ser construído :margarida_beer:. Claro que isto é só conversa, também vou entrar agora na universidade mas aquilo que me leva a querer (e muito) é eu ter tanta vontade de poder mostrar o que valho e poder evoluir ainda mais (muito mais!) e também o prazer que deve ser conseguirmos que um projecto nosso seja construído. E se isto não chega então, não sei.. Para dar um toque mais real a estes (quase) devaneios meio sonhadores: dois primos meus são arquitectos e tiveram de passar muito para conseguirem o sucesso que têm hoje. Admiro-os muito, apesar de quase nem os conhecer.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

E assim eu desde pequeno que quero arquitectura, e ate hoje nunca mudei de opinião, e é mesmo o que quero seguir, estou no 12 ano e em 2010 ja concorro a universidade. eu adoro o stress dos trabalhos e trabalhar sobre pressao, mas tambem quero um bocadinho d tempo para tar km os amigos e nao vou abdicar do parapente -.-" pareceme que vou ter e k seguir uma filosofia budista qualquer e começar a interiorizarme e a organizarme ainda mais para poder ter tempo para conciliar tudo :p há pessoal ai a falar mas a margarida ate parece ser uma rapariga bem porreira e divertida

Link to comment
Share on other sites

eu ja estou a acabar o curso (se tudo correr bem este ano fica tudo feito, sim aquela treta da tese...) e não me queixo muito do trabalho, sempre consegui conciliar as coisas, evidente que os meus colegas de outros cursos andam o semestre todo na boa vida e so marram para os exames, nos temos de ter um ritmo certo de trabalho durante o ano mas ainda da tempo para os amigos, saidas e um part time! Quanto a ser arquitecto... não me vejo a gostar de outra coisa...

Link to comment
Share on other sites

obrigada pedro (acho eu).
este topico ja é um pouco antigo e na altura em que intervim estava a fazer estagio. agora já terminei e tenho a sorte de ter contrato com ordenado de ARQUITECTO. é uma tristeza dizer "a sorte" mas infelizmente é assim na maioria dos casos. não deveria ser sorte, mas sim normal, mas pode ser que um dia toda a gente que saia da faculdade tenha essa oportunidade.
o melhor de tudo é que estou a trabalhar na area que mais gosto e na qual me quero especializar (requalificação) e já vou ter obra com o meu nome :p
por isso, tendo em conta tudo isto, sim, vale muito apena seguir arquitectura! dever-se-á sempre ter olho e fazer as escolhas certas, ainda que isso signifique ir um pouco contra a maré e contra aquilo que se julgue "normal"

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.