Jump to content
Arquitectura.pt

jreis89

Évora | Complexo de artes e arquitectura da Universidade de Évora | Inês Lobo e Ventura Trindade

Recommended Posts

O Projecto consiste na reabilitação da antiga fábrica dos leões em évora para ser o novo Complexo de artes e arquitectura da universidade de évora. Estas são as imagens da 1º fase da Obra. As Imagens são retiradas do site da Arquitecta Inês Lobo.

Onde é que a Universidadede Évora "encontrou" dinheiro para construir este complexo de artes e arquitectura?:foto:! Apesar da admiração anterior, parece (a julgar pelas fotos) uma boa reabilitação de uma fabrica para um edificio universitario. Muito bom!:s

"As obras de recuperação do edifício dos Leões em Évora deverão iniciar-se ainda este ano, num investimento de 5 milhões de euros.
A antiga fábrica será alvo de uma intervenção com vista a transformá-la no novo Complexo de Arquitectura e Artes Visuais da Universidade de Évora.
“É necessário intervir no edifício, sendo que vamos iniciar as obras agora, para construir um complexo de arquitectura e artes visuais”, relevou à DianaFm a vice-reitora Ausenda Balbino.
De acordo com a responsável, actualmente estão instalados no edifício, provisoriamente, os cursos de Artes visuais e Arquitectura.
Ausenda Balbino explicou que “o topo do edifício será recuperado, portanto, irá manter a mesma traça que tinha a fábrica dos leões”.
“As partes laterais vão sofrer uma intervenção significativa, sendo que num dos caso haverá demolição e a construção de um edifício de raíz”, adiantou.
A vice-reitora da Universidade de Évora prevê que as obras fiquem concluídas no final de 2008.
Arquitectura e Artes Visuais e, posteriormente, Artes Cénicas, passarão a funcionar em pleno no Novo Complexo dos Leões, alvo de uma intervenção cujo custo ronda os cinco milhões de euros."

publicado por EOL, 14 de Setembro de 2007
http://evoraviva.blogs.sapo.pt/36724.html

Guest canicalmen

Estas Imagens são da parte do edificio dedicado só a arquitectura :foto:

ya, eu tenho projecto ai!!

ora bem ka cheguei eu,aluno de arquitectura da uevora, entao para quem queira ver mais sobre esta obra,pode comprar a arqui e arte, com um entrevista a ines lobo, e toda uma seleccçao de imagens sobre o polo, as alçados,plantas, cortes e cortes construtivos. entao podem ir ao vosso quiosque do costume,e por 5,50 €.

sem dúvida que neste projecto a Inês Lobo explodiu! muitos parabéns! sem duvida, quando voltar a portugal vou passar por lá é , sem dúvida, um edíficio onde se respira arquitectura! e , pela primeira vez, sente-se isso pelas imagens. muitos muitos parabéns aos arquitectos

Na revista Arq.a traz mais desenhos e fotografias deste projecto. Se alguem puder partilhar ou pedir ah revista Arq.a que disponibilize info para colocar aqui seria excelente.

É certamente um local que precisa de ser vivido, as fotos despertam esse desejo, percorrer cantos e recantos de um lugar, que certamente é “histórico”, dotado de histórias de quem ali se fixou.
Acho extremamente importante a divulgação deste projecto, não só pela sua qualidade arquitectónica, mas pela importância que estruturas como estas dêem nas cidades que as envolvem. Estruturas funcionalistas, dotadas de uma imagem expectante para a cidade e sociedade que a rejeita, ou pela falta de vontade, ignorância ou pura especulação imobiliária. Um exemplo que poderá servir para tantas outras, que aguardam impacientemente por alguém que as compreenda e as volte a integrar na cidade e numa sociedade contemporânea, agora disfuncional mas globalizada.
A única maneira de reabilitar um espaço é habita-lo.

Guest canicalmen

Bom, sem qualquer dúvida de que é um bom projecto, e vou dizer que é do melhor que aconteceu para o ensino do curso de arquitectura, até porque estou lá todos os dias :foto:. Eu estudo arquitectura em évora e agora sim... há condições para aprender. Fico contente por se ter divulgado este projecto, muito bom!

Na revista Arq.a traz mais desenhos e fotografias deste projecto. Se alguem puder partilhar ou pedir ah revista Arq.a que disponibilize info para colocar aqui seria excelente.

Já tenho a Revista e brevemente ponho aqui os desenhos do projecto!

Bastante conseguido pelo que nos é dado a mostrar. De resto esta dupla tem vindo a desenvolver um trabalho bastante meritório. As reconversões são geralmente processos bastante complexos e disciplinares, onde os resultados nem sempre são famosos. A histórica cidade de Évora terá um edifício exclente para o bom ensino de arquitectura.

Boa tarde! Terminei agora o 12º ano e gostava de seguir arquitectura. Será que me podem dizer se a Universidade de Évora é uma boa escolha? A reealidade é que terminei o secundário com uma média alta, mas os exames não correram la muito bem, e por isso a minha média baixou! Digam-me por favor o que acham da UÉ!:D obrrigado

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.