Jump to content
Arquitectura.pt


Peter

Manuel Graça Dias comissaria representação portuguesa na Bienal de São Paulo

Recommended Posts




O arquitecto Manuel Graça Dias foi nomeado comissário da representação portuguesa na 8ª Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, que decorrerá no último trimestre de 2009, anunciou hoje a Direcção-Geral da Artes (DGA).
De acordo com uma nota da DGA, organizadora da representação oficial portuguesa no evento, o arquitecto português foi escolhido por ter um perfil com "forte capacidade de adaptação a novos contextos e a combinação única das qualidades pessoais e profissionais".
O "profundo conhecimento da realidade arquitectónica contemporânea portuguesa", a "experiência da prática de projecto em atelier", e "a reflexão crítica e transmissão de conhecimento" do arquitecto, vão ao encontro das expectativas da DGA.
Nascido em Lisboa, em 1953, Manuel Graça Dias formou-se em arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), e iniciou-se na profissão em Macau, como colaborador do Arquitecto Manuel Vicente (1978-1981).
Foi assistente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (entre 1985 e 1996), sendo desde 1997 professor auxiliar convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Tem projectos construídos em Almada, Braga, Chaves, Guimarães, Lisboa, Porto, Vila Real, Macau, Madrid e Sevilha que vêm sendo objecto de divulgação na imprensa especializada e mostrados em exposições colectivas e individuais.
Autor de vários livros de crítica e divulgação de temas de arquitectura, Manuel Graça Dias é director do Jornal Arquitectos, e, desde 2008, Presidente da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA).
Vive e trabalha em Lisboa, onde criou, em 1990, o atelier CONTEMPORÂNEA, com Egas José Vieira, com quem ganhou o AICA/Ministério da Cultura (Arquitectura), relativo a 1999, pelo conjunto da obra.
Em 2006 foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte: Lusa

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.