Jump to content
Arquitectura.pt


MAC ou PC _ AutoCAD ou ArchiCAD...


Recommended Posts

Basicamente tens 4 programas BIM muito bons: Allplan, Archicad, Revit e Vectorworks...

Archicad e Vectorworks têm como vantagem logo à priori de serem multi-plataforma (MAC e Windows) - ou seja podem correr nativamente nos dois sistemas operativos. Revit e Allplan só no windows por enquanto....

O Archicad e o Revit são em tudo semelhantes, embora o Revit seja superior na customização dos objectos e na criação de edifícios mais complexos, onde o Archicad é extremamente insuficiente. Embora as abordagens destes dois sejam muito semelhantes, no archicad se queres dominar a representação gráfica dos teus desenhos técnicos (é isso que nos exigem nas câmaras municipais e nas faculdades) terás de criar objectos paramétricos através de programação, embora o archicad tenha uma biblioteca boa há sempre coisas que não estão como queremos ou que simplesmente não tem. O revit aqui mais uma vez vence, pois é simples criar objectos paramétricos (ou seja inteligentes - que mudam de propriedades, de tamanho, de cor, etc) e não é necessário recorrer à programação.

Comparativamente e objectivamente o Archicad é melhor que o revit na modelação de terrenos e tem algumas ferramentas que dão imenso jeito, o revit é melhor que o archicad na forma de gestão do modelo e da informação, na criação de objectos, na modelação complexa de edifícios, nas medições, no motor de render, na ligação com softwares de cálculo e avaliação térmica, acústica e com o próprio autocad claro.

Os outros 2 ficam algo nomeio destes dois, sendo que o Allplan se tem distiguido pela qualidade da informação métrica e pelos projectos de complexidade estrutural. O vectorworks tem tido uma evolução muito grande nas últimas versões e é de todos o que tem mais e melhores capacidades de modelação complexa (superfícies empenadas ou similares são imbativeis neste software). Estes dois são muito criticados pela forma como gerem a informação e pelo seu workflow pouco user-friendly.

O Allplan é o que tem menor expressão em portugal. O vectorworks é bastante usado mas como sistema de CAD e não BIM (ou seja como se de um autocad se tratasse). O archciad foi até agora o mais utilizado em arquitectura em portigal (sem contar com o autocad claro) pois não tinha grande concorrência à altura. O revit deve ser já o software BIM mais utilizado em portugal e que tem mais representantes em portugal.

Sendo que em portugal existe muito a tradição autodesk, o revit deverá ser o substituto natural do autocad com o tempo...

Já a autodesk é a que apresenta estratégias comerciais mais agressivas e por isso é odiada por muitos - politicas de impingir software e cobrar valores elevadíssimos por eles.

Basicamente é por estas questões que terás de te debater. Pesar os prós e contras e escolher de acordo com as tuas necesssidades...

Vê ainda as reviews da CADALYST em http://www.cadalyst.com/ onde encontras opiniões mais fundamentadas de todos estes softwares...

Revit - http://aec.cadalyst.com/aec/article/articleDetail.jsp?id=384118 (esta já é antiga e por isso desactualizada)

Archicad - http://aec.cadalyst.com/aec/Review%2C+AEC+Software/ArchiCAD-12-Cadalyst-Labs-Review/ArticleStandard/Article/detail/556437?contextCategoryId=6574

Allplan - http://www.cadalyst.com/cadalyst/article/articleDetail.jsp?id=90040 (também não tem muita informação disponivel e estará desactualizada)

Vectorworks - http://aec.cadalyst.com/aec/Review%2C+AEC+Software/VectorWorks-2008-Cadalyst-Labs-Review/ArticleStandard/Article/detail/482165?contextCategoryId=6574

Vê também o site da AECbytes que também tem reviews aos softwares... www.aecbytes.com

Link to comment
Share on other sites

E não é verdade que a única coisa em que os macs são superiores é no output... São simplesmente melhores porque o sistema operativo é (no globaal) melhor que a concorrência.


O sistema operativo não é melhor, é diferente... o Windows, é o melhor de vários mundos, mas com muita instabilidade, dada a quantidade enorme de linguagens que presidem a sua formação, O Mac OS, por outro lado, tem um âmbito de actividade com muito sucesso profissional junto dos designers (dadas as vantagens já referidas), mas com a sua especificidade enquanto linguagem de programação, ainda apresenta problemas vários de compatibilidades com periféricos e disponibilidade de software.

Não há aqui um vencedor claro... já que não ponderamos o mercado nem os preços de aquisição de determinadas escolhas.
Link to comment
Share on other sites

O sistema operativo não é melhor, é diferente... o Windows, é o melhor de vários mundos, mas com muita instabilidade, dada a quantidade enorme de linguagens que presidem a sua formação, O Mac OS, por outro lado, tem um âmbito de actividade com muito sucesso profissional junto dos designers (dadas as vantagens já referidas), mas com a sua especificidade enquanto linguagem de programação, ainda apresenta problemas vários de compatibilidades com periféricos e disponibilidade de software.

Não há aqui um vencedor claro... já que não ponderamos o mercado nem os preços de aquisição de determinadas escolhas.


Problemas de incompatibilidades são problemas do passado no mac os x...
Claro que ainda há menor disponibilidade de software, mas é algo que tem vindo a ser ultrapassado com o tempo.

Claro que em termos de mercado o windows é claro vencedor, mas em termos de preço, o windows custa mais de 4 vezes mais do que o mac os x, assim como os outros softwares da apple vs os da microsoft (office e afins)....
Link to comment
Share on other sites

Rui, agradeço essa detalhada informção... fiquei esclarecido, contudo e por enquanto, vou trabalhando no autocad enquanto não reuno condições para me lançar com outro programa, mas como vou optar por MAC, acho que me vou ficar, até ver, por archicad por vários motivos: 1. neste próximo semestre o programa será archicad, pelo que ouvi falar, e sempre posso aprender com alguem experiente, acho eu!!! 2. tenho já alguns colegas que trabalham com archicad e podem sempre me dar uma mão com alguma dúvida/problema; 3. é um software multi-plataforma e pelo que no meu entender não faz muito sentido eu comprar um MAC e usar Windows também uma vez que estou cansado deste; ... contudo com o tempo e com as dificuldades que irei encontrar também vou aprendendo e ao mesmo tempo saber, se possível, em algum programa (allplan, revit, etc...) esses problemas se resolvem de forma mais rápida e simples. como tive oportunidade de ver em alguns videos, ouve algumas coisas que me deixaram maravilhado, como por exemplo, no allplan existe uma paleta com uma biblioteca que à primeira vista me deixou bastante satisfeito, é este o link se quiserem ver: [ame="

"]YouTube - Allplan 2008 Architektur Eigene Assistenten[/ame] no revit, gostei da personalização das legendas, entre outros... [ame="
"]YouTube - CADclip - REVIT Architecture Keynote Schedules[/ame] Com o tempo se verá! obrigado cumps
Link to comment
Share on other sites

Técnico??? Essa não apanhei... Penso que não houve aqui nada de muito técnico debatido... A propósito do esquissar, é com o uso de ferramentas BIM que nos sistematizam e automatizam as tarefas representativas (ou de desenho) que pudemos passar mais tempo a esquissar e a pensar no projecto. Pois demoramos menos tempo a concretizar as peças desenhadas e os modelos 3d...

Link to comment
Share on other sites

sim Gupina, e outras pessoas (alguns tambem arquitectos) concentran-se em fazer essa tarefa possivel em tempo real para ti. vamos ter mais respeito pela boa vontade das pessoas que partilham o seu conhecimento aqui, se houver publicidade encapucada, bem quanto a isso somos todos crescidinhos para destinguir uma coisa daoutra.

Link to comment
Share on other sites

Ser um bom arquitecto não implica "saber" se archicad é bim (ou bimbo) ou se o revit é melhor, eu preocupo-me acima de tudo em fazer boa arquitectura que responda às necessidades da sociedade e satisfação pelos resultados obtidos!



Continuo sem perceber onde está a linguagem técnica que não percebes... Está no BIM??? Bem BIM é um conceito inventado de Building Information Modelling que basicamente define as funcionalidades e a metodolofia de um software de arquitectura.

Um software BIM é um software que organiza a informação numa base de dados coerente de simulação do edifício real, sendo por isso um modelo tridimensional do mesmo. A partir desse modelo tridimensional são obtidas de forma mais ou menos automática todas as peças desenhadas rigorosas e todas as medições (quantidades e listagens de componentes, materiais, etc) e até imagens de visualização do projecto (vulgarmente referidos como renders).

De forma muito simples, tu basicamente crias um modelo 3d que depois te dá as plantas, cortes, alçados, pormenores, listagens, e renders, tudo no mesmo software, tudo no mesmo ficheiro e tudo de forma automatizada a partir do teu modelo tridimensional.

Se sabes fazer bons projectos e sabes bem de construção, saber recriar o teu projecto a 3d e depois os desenhos são apenas uma representação gráfica do teu modelo, logo já pouco trabalho terás a desenhar.

Como eu costumo dizer quando se usa um BIM, como se perde menos tempo a desenhar (plantas, cortes, alçados, etc) passa-se mais tempo a criar arquitectura, a pensar, a esquissar e a validar as nossas ideias numa simulação da construção real.

Como disse atrás só existem 4 softwares realmente BIM, ou seja que vão de encontro a estas valências de automatização de tarefas: o ARCHICAD, o ALLPLAN, o REVIT e o VECTORWORKS. Simplesmente há uns que cumprem melhor estas funções do que outros... Ou melhor, há uns que dão mais importância a umas funções do que outras e é isso que serve de método de escolha e triagem - em última análise o software espelha a tua forma de projectar...

Se a linguagem ainda assim for muito técnica não sei o que mais posso dizer para tornar isto mais simples...
Link to comment
Share on other sites

Obrigado Rui Venda já estou esclarecido!:foto:~ Argos, continua assim que vais longe!:s Deves fazer parte de uma geração que projecta directamente no computador que não suja as mãos com grafite e lápis de cor, que utiliza o mais fácil, não entendo com é que o Peter Zumthor está na moda com este tipo de discursos, porque utiliza (coitado) grafite, lápis de cor, canetas pretas azuis e vermelhas, aguarelas e papel.... e ainda faz maquetas em detrimento de renders! Eu fiz o meu curso de arquitectura unicamente com o lápis e canetas rotring, e já tinha computador e um autocad hoje que faz corar qualquer um! Sou mesmo um coitadinho da idade da pedra!:)

Link to comment
Share on other sites

De nada... o objectivo não é vender nada, nem sequer picar ninguém... O objectivo é tentar esclarecer as pessoas... E como alguém tem dito... O CAD morreu... O BIM é o presente... O futuro ainda está por desvendar e inventar... Só há que estar atento para não perder o comboio...

Link to comment
Share on other sites

cada um tem o seu método de trabalho, eu gosto de riscar, de procurar uma forma, um sentido, uma linguagem no papel... o papel e a caneta oferecem-nos total liberdade de expressão, mas para obter rigor uso o suporte informático, porque já tive a oportunidade de fazer vários projectos com rotring e a experiência, além de ser positiva, foi enriquecedora, mas a verdade é que nos ocupa muito tempo e concentração e infelizmente não sou uma pessoa com muita paciência para usar esta técnica. Contudo, gupyna, felicito-o por conseguir tamanho feito, pois com o avançar das tecnologias há cada vez mais pessoas a abandonar os métodos antigos. podemos até comparar este facto com os nossos hábitos alimentares, hoje, comem-se mais fast-food´s do que um bom cozido à portuguesa!!! desculpem-me a comparação, mas achei oportuno! cumps

Link to comment
Share on other sites

Concordo... O avanço tecnologico dos softwares não tem de significar o fim do desenho - muito pelo contrário. Ora se o desenho à mão é a forma mais rápida e mais eficaz de transpor as nossas intenções para o papel, porque é que não usamos a tecnologia com o mesmo objectivo? Se pudermos passar mais tempo a esquissar e a pensar no projecto e pudermos estar menos tempo a queimar as pestanas em frente ao monitor, porque haveremos de inverter o processo? A tecnologia deve evoluir para que tenhamos mais tempo para pensar (desenhar à mão) e passemos menos tempo a desenhar (em cad claro)... É por isso que uso ferramentas BIM. Passo mais tempo a pensar no projecto e menos tempo a desenhá-lo. Uso o BIM (o modelo) para validar as intenções préviamente esquiçadas para evitar erros de obra e aumentar o fluxo de trabalho, diminuindo o tempo de desenho técnico. O Siza Vieira desenha à mão e depois há uns quantos "caramelos" que desenham o projecto com rigor. Como eu não sou o Siza, desenho à mão o projecto e penso-o ao máximo, e depois tenho o BIM (no meu caso o revit - o "caramelo") que desenha o projecto por mim (na prática não o desenha - eu modelo-o e ele faz o resto de forma mais ou menos automática)....

Link to comment
Share on other sites

Boas,

estou com uma enorme vontade em abandonar o programa que actualmente uso para fazer os meus trabalhos académicos, pois cada vez mais o factor tempo é crucial, e por isso estou tentado em optar por experimentar o ArchiCAD.

Voltando à questão inicial...até à data não existe um software ideal, que te faça ter mais produtividade, tudo está dependente do utilizador final, de nada te serve teres um software todo XPTO, quando na pratica da tua profissão não usas nem metade das capacidades de que ele se dispoem a executar. Especialmente em desenhos de cariz tecnico 2D, todos os softwares abordados aqui neste forum ou noutros, têm todos um factor em comum..o utilizador. Que se não for um tipo dedicado ao software XPTO que afirma que tem, não irá certamente desenvolver trabalho em tempo record. Mal comparando eu tenho uma BTT toda profissional, mas se não praticar com regularidade, sou facilmente ultrapassado pelo tipo que ate tem uma BTT toda foleira e de má qualidade e que pratica todos os dias. Resumindo meu caro, se queres ter mais produtividade aplica-te no software que ja percebes e entretanto vai explorando outros softwares. Agora não esperes que este ou qualquer outro programa te vá ajudar a fazer os projectos mais rapidamente. O software é apenas uma ferramenta, uma extensão de ti mesmo que podes aproveitar a teu gosto.

Cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

Eu sugiro um test-drive. Acho que todos os programas têm versões de teste. É uma questão de os instalar, fazer uns tutoriais e tentar perceber com qual é que nos sentimos mais confortáveis. No Allplan 2008, sugiro que experimentem os PDF's 3D. É uma ferramenta muito interessante para comunicar com o cliente

Link to comment
Share on other sites

Concordo... O avanço tecnologico dos softwares não tem de significar o fim do desenho - muito pelo contrário.

Ora se o desenho à mão é a forma mais rápida e mais eficaz de transpor as nossas intenções para o papel, porque é que não usamos a tecnologia com o mesmo objectivo? Se pudermos passar mais tempo a esquissar e a pensar no projecto e pudermos estar menos tempo a queimar as pestanas em frente ao monitor, porque haveremos de inverter o processo?

A tecnologia deve evoluir para que tenhamos mais tempo para pensar (desenhar à mão) e passemos menos tempo a desenhar (em cad claro)...

É por isso que uso ferramentas BIM. Passo mais tempo a pensar no projecto e menos tempo a desenhá-lo. Uso o BIM (o modelo) para validar as intenções préviamente esquiçadas para evitar erros de obra e aumentar o fluxo de trabalho, diminuindo o tempo de desenho técnico.

O Siza Vieira desenha à mão e depois há uns quantos "caramelos" que desenham o projecto com rigor. Como eu não sou o Siza, desenho à mão o projecto e penso-o ao máximo, e depois tenho o BIM (no meu caso o revit - o "caramelo") que desenha o projecto por mim (na prática não o desenha - eu modelo-o e ele faz o resto de forma mais ou menos automática)....


rui,
foi facil a pasagem de cad 2d para revit?
Link to comment
Share on other sites

Como qualquer mudança, tudo se resume à dedicação que se dá à mudança. É como mudar das rottring para o CAD... Leva tempo de habituação, mas com o tempo, a dedicação, o estudo e a evolução natural e a progressão dos conhecimentos, mudar de CAD para BIM é simples e muito eficaz. Antes de ter mudado para o Revit, houve uma tentativa de mudar para o Archciad (do Autocad), mas as suas insuficiências e limitações levaram-me a manter os processos de CAD normais ou seja o desenho 2d. Com a descoberta do revit redescobri uma ferramenta para arquitectos que funciona. Também tem as suas limitações claro, mas como também é da autodesk a passagem do autocad para o revit tornou-se mais simples e intuitiva. O revit é também, na minha opinião, o programa de arquitectura mais intuitivo e simples de usar, pois é sempre igual, as mesmas tabelas, o mesmo workflow, só mudam as opções... PAra mim a mudança foi simples e até rápida, mas cada user terá a sua experiência e os seus resultados....

Link to comment
Share on other sites

Como qualquer mudança, tudo se resume à dedicação que se dá à mudança.

É como mudar das rottring para o CAD... Leva tempo de habituação, mas com o tempo, a dedicação, o estudo e a evolução natural e a progressão dos conhecimentos, mudar de CAD para BIM é simples e muito eficaz.

Antes de ter mudado para o Revit, houve uma tentativa de mudar para o Archciad (do Autocad), mas as suas insuficiências e limitações levaram-me a manter os processos de CAD normais ou seja o desenho 2d.

Com a descoberta do revit redescobri uma ferramenta para arquitectos que funciona. Também tem as suas limitações claro, mas como também é da autodesk a passagem do autocad para o revit tornou-se mais simples e intuitiva. O revit é também, na minha opinião, o programa de arquitectura mais intuitivo e simples de usar, pois é sempre igual, as mesmas tabelas, o mesmo workflow, só mudam as opções...

PAra mim a mudança foi simples e até rápida, mas cada user terá a sua experiência e os seus resultados....



Quais são as principais diferenças, vantagens/disvantagens entre archicad e revit?
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.