Jump to content
Arquitectura.pt


AJUDA luzes de emergencia


peixoto

Recommended Posts

boas caros colegas, Encontro-me numa fase terminal do meu primeiro projecto, e necessito agora de inserir as luzes de sinalização de emergencia nos locais obrigatorios... Como detesto todas, gostaria se alguem sabe sites onde posso procurar coisas novas, de preferencia de embutir, simples e sem akeles bonecos horriveis gracias

Link to comment
Share on other sites

Peixoto... os bonecos, horriveis ou não, são para colocar. a Lei é para respeitar, a iluminação é de segurança e de emergência. Não tens de colocar pictograma em todas as iluminárias... têm é que estar em número suficiente e nos locais correctos/ convenientes. Além do design da armadura, há que ver qual a especificação técnica a armadura a colocar (quantos lumns vão ser necessários para gasrantir os Lux mínimos no compartimento, se é lamapadupla,, de 6W, sw 8W..., autonomia da iluminação, etc...) Consulta também a iluminação de emergência da OVA. PS: A iluminação de emergência, pode também ser desempenhada por armaduras normais, dotadas de Kit de emergência. Peixoto.. mas o projecto q estás a fazer é de Arquitectura, SCIE ou Electrotécnico...?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

é o meu primeiro projecto e ainda sou estudante... é para um espaço de formação/loja de uma empressa de cosmeticos norte-americana. Como se investiu tanto nos materiais, e orgulho-me do espaço, nao quero arrebenta-lo com os sinalizadores!, tenho de meter na saida e nas salas de conferencia fechadas, embutidos na parede.... tou a procura de sinalizadores embutidos, pequenos, em acrilico com um seta apenas que sera depois iluminado por um led verde.... tipo isso :) nada de bonecos ;) situase numa antiga loja em pleno centro da Cidade abraços

Link to comment
Share on other sites

atenção que além da iluminação de segurança/ emergência. ainda existe - obrigatório - os sinalizadores de acção, os pictogramas de identificação dos meios de 1ª intervenção (placas em material fotoluminiscente) PS: Se és estudante não devias ser tu a coordenar essas coisas... e pelo que leio os teus conhecimentos são ainda simples e ingénuos ( não leves a mal!!! :)) Mas eu compreendo a preocupação com o impacto visual negativo das soluções de segurança,... mas temos e devemos conviver com elas...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

claro...se nao, nao vinha ca para apreender mais sobre isso :)... mas so quero sinalizar a saida das salas e saida do espaço para a rua... atraves das tais sinalizações simples de acrelico, iluminadas em verde. vou tentar fugir o maximo ... desde que a empressa de remodelação esteja de acordo..

Link to comment
Share on other sites

Mas eu compreendo a preocupação com o impacto visual negativo das soluções de segurança,... mas temos e devemos conviver com elas...


...a menos que como "alguns", se consiga passar com estes equipamentos pintados de branco... :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Desconheço a legislação lusitana, mas por aqui costumam-se utilizar equipamentos feios e colocados "depois" da obra pronta, ou seja com pouca ou quase nenhuma interferência do arquiteto.

Na legislação paulista (cá temos legislação pertinente a cada estado) temos a opção de utilizar luminárias convencionais desde que alimentadas por um acumulador que garanta 60min de iluminação, assim fazemos um circuito independente ligado a um conjunto de acumuladores que é acionado em qualquer falta de energia.

Já as luminarias balizadoras (a meu ver é este o problema do jovem colega) necessitam de iluminaçào permanente e existem modelos em acrílico que podem ser embutidos no forro como esa:

http://www.ascael.com.br/produtos.asp?id=192

Agora penso que para primeiro trabalho é bem complexo mesmo...seria para mim uma das ultimas preocupações.

Não sei se é consolo mas por aqui "alguns" conseguem passar com abrigos de incêndio em alucomat ou inoxidável enquanto todos os tem pintados em vermelho.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.